DECLARAÇÃO OFICIAL DA IGREJA PROTESTANTE ADVENTISTA DO AVIVAMENTO SOBRE A GUARDA DO SÁBADO.
A DOUTRINA PROTESTANTE ADVENTISTA DO AVIVAMENTO DIZ O SEGUINTE:
18 - O Sábado Sagrado, o verdadeiro dia do Senhor.
O bondoso Criador, após os seis dias da Criação descansou no sétimo e instituiu o Sábado para todas as pessoas, como memorial da Criação. O quarto mandamento da imutável Lei de Deus requer a observância desse Sábado do sétimo dia como dia de descanso, adoração e ministério, em harmonia com o ensino e prática de Jesus, o Senhor do Sábado. (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; 31:12-17; Lucas 4:16; Hebreus 4:1-11; Deuteronômio 5:12-15; Isaías 56:5 e 6; 58:13 e 14; Levíticos 23:32; Marcos 2:27 e 28). O exemplo de obediência seguiu-se após a morte do Messias: 54. Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado. 55. As mulheres que vinham seguindo a Jesus desde a Galileia, acompanharam José, e contemplando o túmulo, viram como o corpo de Jesus fora colocado naquele local. 56. Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e bálsamos. E no sábado, descansaram, em obediência ao mandamento (Lucas, 23). Cremos ser o Sábado do sétimo dia um presente de Deus para toda a humanidade: 27. E então concluiu: “O sábado foi criado por causa do ser humano, e não o ser humano por causa do sábado. 28. Assim sendo, o Filho do homem é Senhor inclusive do sábado” (Marcos, 2). O sábado é um dia de deleitosa comunhão com Deus e uns com os outros. É um símbolo de nossa redenção em Cristo, um sinal de nossa santificação, uma prova de nossa lealdade e um antegozo de nosso futuro eterno no reino de Deus. O sábado é o sinal perpétuo do eterno concerto de Deus com Seu povo. A prazerosa observância deste tempo sagrado duma tarde a outra tarde, do pôr-do-sol ao pôr-do sol, é uma celebração dos atos criadores e redentores de Deus. (Gên. 2:1-3; Êxo. 20:8-11; Lucas 4:16; Isa. 56:5 e 6; 58:13 e 14; Mat. 12:1-12; Êxo. 31:13-17; Ezeq. 20:12 e 20; Deut. 5:12-15; Heb. 4:1-11; Lev. 23:32; Mar. 1:32.)
OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO GUARDAM O SÁBADO A PARTIR DE QUE HORÁRIO?
A partir da sexta-feira às 18h, para os protestantes adventistas do avivamento, já é o início do sábado sagrado. Para os protestantes adventistas do avivamento, o dia não se inicia após a meia-noite, e sim a partir do pôr do sol. De um pôr do sol a outro, são 24 horas completas para nós.
OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO TRABALHAM AOS SÁBADOS?
Não. Os nossos trabalhos seculares são deixados para os seis dias da semana. No sétimo dia, o sábado, nós descansamos desses trabalhos. Deixamos o sábado para passar mais tempo com a nossa família, nossos filhos, a nossa igreja, estudando as Escrituras Sagradas e também realizando trabalhos missionários ou ações sociais. No sábado, também temos mais tempo para o nosso próprio descanso físico e mental.
OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO ESTUDAM NA SEXTA-FEIRA APÓS ÀS 18H OU NO SÁBADO?
Não. Desde o início do sábado até o fim, não frequentamos a escola ou fazemos nossos estudos e tarefas escolares. Temos seis dias na semana para realizar todos os nossos trabalhos escolares e cumprir devidamente nossas responsabilidades como estudantes. Reconhecemos a grande importância dos estudos, mas também do descanso. Matematicamente, não estudar ou frequentar a escola aos sábados jamais destruirá o aprendizado do estudante.
OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO COMPRAM, PAGAM OU RECEBEM AOS SÁBADOS?
DISSE O SENHOR: 9. Trabalharás seis dias e neles realizarás todos os teus serviços. 10. Contudo, o sétimo dia da semana é o shabbãth, sábado, consagrado a Yahweh, teu Deus. Não farás nesse dia nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem os estrangeiros que estiverem morando em tuas cidades. (Êxodo, 20) e também conculuiu: 13. “Se vigiares teus pés a fim de que não profanes o Shabbãth, o sábado, e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se considerares e chamares Delícia, o meu sábado, e honroso o santo dia do Eterno, e se o dignificares, deixando de seguir seus próprios caminhos, de fazer o que bem deseja e de falar irrefletidamente, 14. então encontrarás no SENHOR a tua grande alegria, e Eu farei com que cavalgues nos altos da terra e te banqueteies com a herança de Jacó, teu pai!” Porquanto a boca de Yahweh o disse. (Isaías, 58)
Atenção: Temos seis dias da semana para realizar nossas tarefas e obrigações. O sábado é o dia do descanso, o dia do Senhor, o dia de estarmos com mais tempo em comunhão com as coisas espirituais e com o nosso próprio descanso. Somente urgências são compreendidas como violação do descanso e santificação do sábado. Estamos em um mundo de pecado, urgências podem acontecer, principalmente imprevistos extremamente necessários. Então... Não compramos, pagamos ou recebemos nas horas Sagradas do Sábado. Salvo se for por uma extrema urgência ou necessidade.
OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO LIMPAM A CASA AOS SÁBADOS?
Nosso Deus habita na limpeza. Ele não habita em um ambiente sujo, com mau cheiro ou desorganização. É óbvio que se nos seis dias da semana fizermos um pouco de tudo, no sábado não haverá tais necessidades e haverá tempo necessário para o descanso. Organizar um detalhe aqui ou ali não quebra o descanso ou a santificação do sábado. O extremismo não pode ser confundido com obediência. Se um Protestante Adventista do Avivamento for inteligente, limpo e organizado nos seis dias da semana, ele não terá dificuldade para descansar aos sábados.
OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO REALIZAM O PÔR-DO-SOL?
SIM. Pelo menos é o que a Igreja ensina. Ao chegar às primeiras horas do Santo sábado, a família deve estar unida para cantar louvores e agradecer em oração ao Senhor pela semana que passou, com os cuidados celestiais. Porém, às sextas-feiras, a Igreja Protestante Adventista do Avivamento realiza cultos no templo e todos os membros se encontram às 20h para receberem juntos o dia do Senhor.
OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO ACREDITAM QUE O SÁBADO SALVA O CRENTE?
Essa crença é uma heresia. Somos salvos unicamente pela fé no Senhor Jesus Cristo e em Sua maravilhosa graça. Guardar o sábado e todos os outros mandamentos vigentes de Deus é uma atitude de quem já está salvo e não para ser salvo. Uma pessoa salva não vive em desobediência, mas em santidade e testemunho nos princípios de Deus e suas ordenanças.
QUAL O MOTIVO DOS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO NÃO GUARDAREM O DOMINGO?
Simplesmente, existem oito passagens nas Escrituras do Novo Testamento referentes ao primeiro dia da semana. Ao estudar o texto e o contexto de todas elas, não encontramos absolutamente nenhuma base ou indício de ensino para guardar o domingo como o novo dia do Senhor ou de descanso. Ou é o sábado ou nenhum dia. Felizmente, ainda permanece biblicamente o mandamento moral da guarda do sábado, assim como todos os mandamentos morais de Deus continuam em vigor. O domingo, nas Escrituras Sagradas, é um dia normal, enquanto o sábado permanece como o dia de descanso e sagrado ao Senhor.
CONCLUSÃO: Muitas outras coisas poderíamos falar sobre nossa fé e costumes referentes ao sábado, mas estas são as respostas mais necessárias sobre nossa maneira de santificar o sábado. Não encontramos dificuldades em santificar este dia, pois o Senhor nos dá meios e bênçãos para viver as bênçãos de todos os dias, inclusive do sábado. Mesmo em um mundo de desobediência e inversão dos ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo, conseguimos ser fiéis aos mandamentos de Deus. Não somos perfeitos, mas não precisamos encontrar desculpas na imperfeição ou pecados para continuar na desobediência. A graça barata não muda vidas nem estilos, a graça bíblica nos torna uma nova criatura e obedientes aos mandamentos e ensinamentos do nosso Senhor. O mundo sempre tentará dificultar nossa lealdade a Deus, cabe a nós escolher a quem servir e moldar segundo seus princípios.
Pastor Djhonny de Oliveira.
Comentários
Postar um comentário