Escola dos Profetas.
17/05/2024.
Tema: O DESTINO DOS REBELDES.
Introdução: Estamos nos últimos dias. A rebelião contra Deus originou-se no Céu, quando um ser dotado de luz, um anjo celestial, tornou-se Satanás, o inimigo de Deus e de todos os que estão com Deus. Com ele, caiu a terça parte dos anjos celestiais. Porém, essa rebelião não se limitou somente a Satanás e seus anjos. Desde que este mundo abriu as portas para o pecado, Satanás pôde tornar-se o príncipe dele e seduzir milhões à rebelião em todo o mundo. Na Escola dos Profetas desta sexta-feira (sábado), nós estudaremos um pouquinho sobre quem são os rebeldes e qual será o destino deles. Muitos creem num Deus de amor, mas se esquecem de que Ele também é justiça e a Ele pertence a vingança. Os ímpios pensam que ficarão impunes, acreditam que jamais algo lhes acontecerá e que a conversa sobre o Dia do Juízo não passa de fanatismo religioso e fantasias de crentes loucos. Mas eles não ficarão impunes, não estão esquecidos por Deus e, sem sombra de dúvidas, todos eles terão que acertar as contas com Deus. Vamos mergulhar nas Escrituras?
01- DE ACORDO COM AS ESCRITURAS QUEM SÃO LISTADOS COMO ÍMPIOS AOS OLHOS DO SENHOR?
Resposta: 1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21; Apocalipse 21:8; Apocalipse 22:15; Salmos 15.
02- A BÍBLIA NOS REVELA SOBRE O DESTINO DOS ÍMPIOS. O QUE ACONTECERÁ COM ELES?
Resposta: Salmos 34:21; Salmos 37:38; Provérbios 14:11; Salmos 94:23; Salmos 28:3,5; Salmos 92:7; Provérbios 10:25 e 29; Oséias 7:13.
03- QUAL É A PREOCUPAÇÃO DE UM CORAÇÃO ÍMPIO?
Resposta: Filipenses 3:18-19.
04- QUAL SERÁ A PUNIÇÃO PARA OS QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO DE CRISTO?
Resposta: 2 Tessalonicenses 1:8-9.
05- O QUE ACONTECERÁ COM A TERRA E OS ÍMPIOS NO DIA DA VOLTA DE JESUS CRISTO?
Resposta: 2 Pedro 3:7.
06- QUAL O SALÁRIO DE UMA VIDA EM PECADO PERMANENTE?
Resposta: Romanos 6:23
07- OS ÍMPIOS NÃO SE PREOCUPAM EM TEMER AO SENHOR!
Resposta: Salmos 36:1-4.
08- HÁ RELIGIOSOS ÍMPIOS DENTRO DA IGREJA?
Resposta: Mateus 7:22-23.
09- QUAL A ÚNICA MANEIRA DE NÃO PERECER NO ULTIMO DIA?
Resposta: João 3:16; João 10:28; Lucas 13:3.
10- O QUE ACONTECERÁ COM OS INIMIGOS DO SENHOR?
Resposta: Salmos 37:20; Salmos 92:9.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA REBELIÃO?
11- SERÃO DESARRAIGADOS
“Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será desarraigada.” Salmos 37:28.
“Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por Ele amaldiçoados serão desarraigados.” Salmos 37:22.
“Mas os ímpios serão arrancados da terra e os aleivosos serão dela exterminados.” Provérbios 2:22.
A definição de “desarraigar” é: Pôr fim; arrancar; destruir.
12- SERÃO MORTOS
“Mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com eqüidade os mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de Sua boca, e com o sopro dos Seus lábios matará o ímpio.” Isaías 11:4.
“E, quanto àqueles Meus inimigos que não quiseram que Eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de Mim.” Lucas 19:27.
A definição de “matar” é: Causar a morte; destruir.
13- SERÃO CONSUMIDOS
“Tu os (aos inimigos) farás como um forno aceso quando te manifestares; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.” Salmos 21:9.
“Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens forçosos para misturar bebida forte; dos que justificam o ímpio por presentes, e ao justo negam justiça. Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama, assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel.” Isaías 5:22-24.
A definição de “consumir” é: Corroer até à destruição; destruir.
14- NÃO MAIS EXISTIRÃO
“Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá.” Salmos 37:10.
“Desapareçam da Terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais.” Salmos 104:35.
“...serão como se nunca tivessem sido.” Obadias 16.
15- SERÃO EXTERMINADOS
“Os ímpios serão arrancados da Terra, e os aleivosos serão dela exterminados.” Provérbios 2:22.
“Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.” Malaquias 4:1.
A definição de “exterminar” é: Aniquilar, destruir, fazer perecer totalmente.
16- TORNAR-SE-ÃO EM CINZAS
“E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.” Malaquias 4:3.
17 – QUANDO E COMO SERÁ A PUNIÇÃO AOS TRANSGRESSORES?
A verdade é que Deus não tem “prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva.” Ezequiel 33:11.
Os ímpios ressuscitarão após findar o Reino Milenar Messiânico (ver Apocalipse 20:5). Esta ressurreição é para condenação (ver João 5:29). Os ímpios mortos ressuscitarão para enfrentarem o juízo final e serão julgados segundo suas obras. Serão condenados e lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (ver Apocalipse.20:11-15 e 21:8).
Os ímpios não receberão sua punição logo ao morrerem. A Palavra de Deus ensina que eles vão ter que esperar até “o dia do juízo, para serem castigados.” II Pedro 2:9.
O Senhor Jesus disse que os ímpios serão punidos com o fogo eterno (ver Mateus 25:41). A palavra “eterno”, encontrada no Novo Testamento, vem do termo grego “aion” ou do adjetivo “aionios”, que é derivado daquele substantivo.
Queria o Senhor Jesus dizer que, quem sofre a pena do fogo eterno, fica queimando durante toda a eternidade? Temos certeza que não. As Escrituras Sagradas relatam a história de Sodoma e Gomorra, as quais sofreram a pena do fogo eterno.(ver Judas 7) e sumiram num momento (Lamentações 4:6). Segundo estudiosos, essas cidades estavam situadas na região do Mar Morto, todavia lá não existe nada queimando atualmente. A própria Bíblia com precisão relata que Deus reduziu Sodoma e Gomorra a cinzas (ver II Pedro 2:6). O destino dessas cidades, como está escrito nesse mesmo texto, é uma advertência para os ímpios sobre o destino que lhes está preparado. Portanto, se o “fogo eterno (aionios)” daquele juízo ocorrido há tanto tempo, matou e reduziu a cinzas os ímpios moradores daquelas cidades, podemos razoavelmente concluir que o “fogo eterno” mencionado por Jesus igualmente o fará.
Um tema específico abordará os termos bíblicos como: “tormento eterno”; “atormentados de dia e de noite para todo o sempre”; “inferno”; “fogo que não se apagará”; “seu bicho nunca morrerá”.
18– CONCLUSÃO:
Os textos bíblicos apresentados dão-nos uma idéia clara sobre o verdadeiro destino dos ímpios. Eles deverão ser inteiramente destruídos, consumidos em fumaça, reduzidos a cinzas. Havendo-se eles inseparavelmente aliado ao pecado, terão perdido o direito à vida e à existência imortal, e escolhido o caminho da morte e da destruição. Por sua escolha ter-se-ão provado indignos e perdido a grande oportunidade de alcançar vida eterna. Sua destruição será, em realidade, um ato de amor e misericórdia da parte de Deus; porque perpetuar-lhes a vida só seria perpetuar o pecado, a tristeza, o sofrimento, e miséria. Estará finda a experiência do pecado, e cumprir-se-á o plano divino original de povoar a Terra com uma raça de seres santos e felizes.
Comentários
Postar um comentário