Nisto Cremos:
01-As Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento.
As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina. Os autores inspirados falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu à humanidade o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a revelação infalível, suprema e repleta de autoridade de sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o revelador definitivo de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na história. Para os Adventistas Do Avivamento, a Bíblia é nossa única regra de fé e prática. Sl 119:105; Pv 30:5, 6; Is 8:20; Jo 17:17; 1Ts 2:13; 2Tm 3:16, 17; Hb 4:12; 2Pe 1:20, 21. É verbal: Provenientes de Deus: O Testemunho de Jesus: Mt 5.17-18; Jo 10.34-35; Mt 22.43-45. Os textos são inspirados: 2 Tm 3.16, Ex 24.4, Is 30.8, 2; Sm 23.2, Mt 4.4,7; Lc 24.27,44; I Co 2.13; Ap 22.19. A Bíblia diz que suas palavras vieram da parte de Deus; É plena: Todas suas partes são inspiradas. 2 Tm. 3.16; Rm. 15.4; É autoritativa: Sua inspiração lhe concede autoridade. Jo. 10.35; Mt. 4,7,10-15, 22.29; Lc. 16.17. Sua autoridade é divina; É inerrante: Não contém erros. Hb. 6.18; Jo. 17.17.
02 - Deus o Pai, o Eterno. (Yahweh)
Cremos que existe um só Deus, pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de Todas as coisas, Onipotente, Onisciente e eterno; Infinito em conhecimento, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em todos os lugares por Seu representante, o Espírito Santo. O Eterno Pai, é o originador, o mantenedor e o soberano de toda a criação. Ele é justo e santo, compassivo e clemente, tardio em irar-Se, e grande em constante amor e fidelidade. (Gênesis 1:1; Apocalipse 4:11; 1 Coríntios 15:28; João 3:16; 1 João 4:8; 1 Timóteo 1:17: Êxodo 34:6 e 7; João 14:9). Nosso Grande Deus é luz e nEle não há vestígio do mal, dEle diz as Escrituras: 5. E a mensagem que dele ouvimos e vos pregamos é esta: Deus é luz; nele não existe a mínima sombra de treva (1 João, 1). Ele é o Único Senhor junto ao Filho, pois do Filho diz: 36. Sendo assim, que todo o povo de Israel tenha absoluta certeza disto: Este Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Messias!” (Atos, 2) e o Filho diz do Pai: 29. Esclareceu Jesus: “O mais importante de todos os mandamentos é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus é o único Senhor (Marcos, 12). Cremos, adoramos e pregamos ao Eterno Pai e com potente voz anunciamos ao mundo: 7. Então, proclamou com voz grave: “Temei a Deus e rendei-lhe glória; porquanto a hora do seu Juízo chegou. Adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas! ”(Apocalipse, 14)
03-O Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. (YESHUA)
Deus, o Filho Eterno, se fez carne e habitou entre nós. Por meio dele foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente humano, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu e foi tentado como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao Céu para ministrar no Santo dos Santos em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de seu povo e a restauração de todas as coisas. O Filho de Deus, Jesus, o Messias prometido é o Centro da fé Protestante ADVENTISTA DO AVIVAMENTO e dEle diz as Escrituras: 9. Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus. 10. Assim como, em Cristo, estais aperfeiçoados. Ele é o Cabeça de todo poder e autoridade (Colossensses2). O FILHO de Deus deve ser honrado igualmente o Pai: 23. a fim de que todos honrem o Filho exatamente como honram o Pai (João5). Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Nosso Senhor Jesus Cristo é para sempre digno de honra e adoração; Jesus é nosso Grande Príncipe: 6. Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz (Isaías 9). Nosso Senhor Jesus possui toda Autoridade: 18. Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra (Mateus 28). Ele é nosso Rei e Senhor: 16. Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES ( Apocalipse19). 9. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; 10. para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses, 2)(Apocalipse, 19) (Mateus, 28)(Isaías, 9) (João, 5)(Colossenses, 2) ;Is 53:4-6; Dn 9:25-27; Lc 1:35; Jo 1:1-3, 14; 5:22; 10:30; 14:1-3, 9, 13; Rm 6:23; 1Co 15:3, 4; 2Co 3:18; 5:17-19; Fp 2:5-11; Cl 1:15-19; Hb 2:9-18; 8:1, 2.
04 - O Espírito Santo de Deus. (Ruach HaKodesh)
O Espírito Santo desempenhou uma parte ativa na Criação e Redenção. Inspirou os escritores das Escrituras Sagradas; O Espirito Santo do Eterno Pai, encheu de poder a vida de Cristo, quando Este se fez carne e habitou entre nós. Ainda hoje atrai, convence os que se mostram sensíveis à Sua Voz e Poder. O Espirito Santo é Consolador prometido, intercessor com gemidos inexprimíveis que nos assiste em nossas fraquezas. Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo sendo o Senhor Jesus Cristo a nos selar com Ele. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar pra sempre conosco, Ele Concede dons espirituais à Igreja, a habilitar e dar testemunho de Cristo, e em harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade. (Gênesis 1:1 e 2; Lucas 1:35; 2 Pedro 1:21; Lucas 4:18; Atos 10:38; 2 Coríntios 3:18; Efésios 4:11 e 12; Atos 1:8; João 14:16-18 e 26; 15:26 e 27; 16:7-13; Romanos 1:1-4; Romanos 8:26; Salmos 139:1-10; Salmos 51:11; 1 João 4:12-13; Efésios 3:16-17; 2 Coríntios 13:5; Mateus 18:20; Mateus 28:20; Romanos 8:9-10; João 14:23; 2 João 1:9; Colossenses 1:27; 2 Coríntios 3:17-18). Cremos no Espírito Santo, e com Ele existe completa vida espiritual: 38. Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (João, 7). Cremos que a Presença do Espírito trás alegria: 11. Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa (João, 15). Cremos na Presença do Pai e do Filho em nós por meio do Espírito: 11. Crede-me quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; crede-o, ao menos por causa das mesmas obras. 18. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 20. E naquele dia, entendereis que Eu estou no meu Pai, e vós, em mim, e Eu, em vós (João, 14). Cremos que o Pai e Filho faz habitação em nós por meio do Espírito: 23. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar (João, 14). 21. Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele (João, 14). Cremos que o Espírito é a Presença Pessoal tanto do Eterno Pai como de Seu Filho Jesus Cristo, que estão entre nós, age em nós e nos dá unção por meio do Espírito. Adoramos, honramos e glorificamos o Espírito Santo, que para nós é o próprio Deus como Seu Filho Jesus Cristo. Cremos que tanto o Pai como o Filho Consola o crente por meio do Espírito: 16. E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança 17. console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra (2 Tessalonicenses, 2). Confessamos o Espírito Santo e O aceitamos como parte do Centro de nossa Sagrada fé. O Espirito é a nossa liberdade: 17. O Senhor é o Espírito; e onde quer que o Espírito esteja, ali há liberdade.18. Mas todos nós, que com a face descoberta contemplamos, como por meio de um material espelhado, a glória do Senhor, conforme a sua imagem estamos sendo transformados com glória crescente, na mesma imagem que vem do Senhor, que é o Espírito (2 Coríntios, 3).
05- Deus é Criador.
Deus comunica por meio das Escrituras o relato autêntico e histórico de sua atividade criadora. Ele criou o universo; e, em uma criação recente, que durou seis dias, o Senhor fez “os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há” e descansou no sétimo dia. Assim Ele estabeleceu o sábado como memorial perpétuo da obra que Ele realizou e terminou em seis dias literais que, junto com o sábado, constituem a mesma unidade de tempo que hoje chamamos de semana. O primeiro homem e a primeira mulher foram formados à imagem de Deus como obra-prima da criação, foi-lhes dado domínio sobre o mundo e atribuiu-se-lhes a responsabilidade de cuidar dele. Quando o mundo foi concluído, ele era “muito bom”, proclamando a glória de Deus. Sobre nosso Grande Deus disse Jó: 6. Deus é quem sacode a terra e a tira do lugar, e faz estremecer todos os seus fundamentos. 7 Dá ordens ao sol, e ele deixa de brilhar; ele veda e esconde a luz das estrelas. 8. Só Deus é capaz de estender o próprio universo, e pode caminhar sobre as ondas do mar. 9. Ele é o Criador de todos os grupamentos estelares: a Ursa, o Órion, as Plêiades e as magníficas constelações do sul; 10. Deus é quem realiza portentosos feitos, maravilhas que não se pode contar. (Jó, 9). Como Criaturas dEle O adoramos eternamente: 4. Em suas mãos estão as profundezas da terra; são seus, os cumes dos montes. 5. Dele é o mar – foi Ele quem o criou – e a terra firme, que suas mãos formaram. 6. Vinde! Adoremos prostrados e nos ajoelhemos perante o SENHOR, o nosso Criador. (Salmos, 95). A Igreja crê piamente de que Deus junto ao Seu Filho Cristo criou todas as coisas boas: 11. “Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porquanto tu és o Criador de tudo e, por tua soberana vontade, tudo o que há, foi criado e veio a existir”. (Apocalipse, 4). 7. Então, proclamou com voz grave: “Temei a Deus e rendei-lhe glória; porquanto a hora do seu Juízo chegou. Adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas!”(Apocalipse, 14). Com Cristo, Deus criou: 1. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 2. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito. (João, 1). Deus é o Senhor da Criação e por meio dEle tudo existiu: 18. Porquanto assim declara Yahweh, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; ele não a criou para permanecer vazia, mas para estar habitada: Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não há nenhum outro! (Isaías, 45) .Gn 1–2; 5; 11; Êx 20:8-11; Sl 19:1-6; 33:6, 9; 104; Is 45:12, 18; At 17:24; Cl 1:16; Hb 1:2; 11:3; Ap 10:6; 14:7.
06 - A Natureza do Homem: Criação, Queda e Redenção.
O homem e a mulher foram formados à imagem de Deus com individualidade e com poder e liberdade de pensar e agir. Conquanto tenham sido criados como seres livres, cada um é uma unidade indivisível de corpo, mente e alma; e dependente de Deus quanto à vida, respiração e em tudo. Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, negaram sua dependência dEle e caíram de sua elevada posição “abaixo de Deus”. A imagem de Deus neles, foi desfigurada, e tornaram-se sujeitos à morte. Seus descendentes partilham dessa natureza caída e de suas consequências. (Gênesis 1:26-28; 2:7; Salmos 8:4-8; Atos 17:24-28; Gênesis 3; Salmos 51:5; Romanos 5:12-17; 2 Coríntios 5:19 e 20). Eles nascem com fraquezas e tendências para o mal. Mas Deus, em Cristo, reconciliou consigo o mundo e por meio de Seu Espírito restaura nos mortais penitentes a imagem de seu Criador. Criados para a glória de Deus, eles são chamados para amá-Lo e uns aos outros, e para cuidar de seu ambiente. (Gên. 1:26-28; 2:7; Sal. 8:4-8; Atos 17:24-28; Gên. 3; Sal. 51:5; Rom. 5:12-17; II Cor. 5:19 e 20; Sal. 51:10; I João 4:7, 8, 11 e 20; Gên. 2:15.)
07 - O Grande Conflito entre as forças da luz e das trevas.
Toda a humanidade está agora envolvida em um grande conflito entre Cristo e Satanás, quanto ao caráter de Deus, Sua Lei e Sua soberania sobre o Universo. Esse conflito originou-se no Céu quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, por exaltação própria, tornou-se Satanás, o adversário de Deus e conduziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo. Observado por toda a Criação, este mundo tornou-se o palco do conflito universal, dentro do qual será finalmente vindicado o Deus de amor. A nossa luta é contra os poderes demoníacos: 12. Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Efésios, 6). Mas o Senhor Jesus disse: 19. Atentai! Eu vos tenho dado autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, assim como sobre todo o poder do inimigo, e nada nem ninguém vos fará qualquer mal (Lucas, 10). Cremos que neste grande conflito nosso Senhor Jesus Cristo é o vencedor: 5. Então, um dos anciãos consolou-me, afirmando: “Não chores, pois o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos” (Apocalipse, 5); 21. Ao vencedor, Eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como Eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Apocalipse, 3). (Apocalipse 12:4-9; Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:12-18; Gênesis 3; Gênesis 6-8; 2 Pedro 3:6; Romanos 1:19-32; 5:19-21; 8:19-22; Hebreus 1:4-14; 1 Coríntios 4:9).
08 - Vida, Morte e Ressurreição de Cristo.
Na vida de Cristo, de perfeita obediência à vontade de Deus, e em Seu sofrimento, morte e ressurreição, Deus proveu o único meio de expiação do pecado humano, de modo que os que aceitam essa expiação, pela fé, possam ter vida eterna, e toda a Criação compreenda melhor o infinito e santo amor do Criador. (João 3:16; Isaías 53; 2 Coríntios 5:14, 15 e 19-21; Romanos 1:4; 3:25; 4:25; 8:3 e 4; Filipenses 2:6-11; 1 João 2:2; 4:10; Colossenses 2:15). Esta expiação perfeita vindica a justiça da lei de Deus e a benignidade de Seu caráter; pois ela não somente condena o nosso pecado, mas também garante o nosso perdão. A morte de Cristo é substituinte e expiatória, reconciliadora e transformadora. A ressurreição de Cristo proclama a vitória de Deus sobre as forças do mal, e assegura a vitória final sobre o pecado e a morte para os que aceitam a expiação. Ela declara a soberania de Jesus Cristo, diante do qual se dobrará todo joelho, no Céu e na Terra. (João 3:16; Isa. 53; I Pedro 2:21 e 22; I Cor. 15:3, 4 e 20-22; II Cor. 5:14, 15 e 19-21; Rom. 1:4; 3:25; 4:25; 8:3 e 4; I João 2:2; 4:10; Col. 2:15; Filip. 2:6-11.)
09 - A Experiência da Salvação pela graça de Cristo.
Em infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo Se tornasse pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo reconhecemos nossa pecaminosidade, arrependemo-nos de nossas transgressões e temos fé em Jesus como Senhor e Cristo, como Substituto e Exemplo. Essa fé que aceita a salvação, advém do poder da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo somos justificados e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos justificados. Permanecendo nEle, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no Juízo. (Salmos 27:1; Isaías 12:2; Jonas 2:9; João 3:16; 2 Coríntios 5:17-21; Gálatas 1:4; 2:19 e 20; 3:13; 4:4-7; Romanos 3:24-26; 4:25; 5:6-10; 8:1-4, 14, 15, 26 e 27; 10:7; 1 Coríntios 2:5; 15:3 e 4; 1 João 1:9; 2:1 e 2; Efésios 2:5-10; 3:16-19; Gálatas 3:26; João 3:3-8; Mateus 18:3; 1 Pedro 1:23; 2:21; Hebreus 8:7-12). Como Protestantes Adventistas Do Avivamento cremos que somos Salvos unicamente pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo: 8. Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9. não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.10. Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje. (Efésios, 2). A graça de Deus não nos abre o caminho para permanecermos pecando: 11. Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas. 12. Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era, 13. enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
(Tito, 2). A Bíblia também nos orienta: 1. E nós, como cooperadores de Deus, vos exortamos a não acolher a graça de Deus de forma inútil. (2 Coríntios, 6). A Graça de Deus por meio de Cristo é extremamente salvífica: 15. Contudo, não há comparação entre o dom gratuito e a transgressão. Pois, se muitos morreram por causa da desobediência de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para multidões! (Romanos, 5). 20. A Lei foi instituída para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,
21. para que, assim como o pecado reinou na morte, assim também reine a graça pela justiça para outorgar vida eterna, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor. (Romanos, 5)
10 - Crescimento em Cristo.
Por sua morte na cruz, Jesus triunfou sobre as forças do mal. Ele que subjugou os espíritos demoníacos durante Seu ministério terrestre, quebrantou o poder deles e garantiu Sua condenação final. A vitória de Jesus nos dá a vitória sobre as forças do mal que ainda buscam controlar-nos, enquanto caminhamos com Cristo em paz, gozo e na segurança do Seu amor. Agora o Espírito Santo mora em nosso interior e nos dá poder. Continuamente consagrados a Jesus como nosso Salvador e Senhor, somos libertos do fardo de nossas ações passadas. Não mais vivemos nas trevas, sob o temor dos poderes do mal, da ignorância e a insensatez de nossa antiga maneira de viver. Nesta nova liberdade em Jesus, somos chamados a crescer à semelhança de Seu caráter, mantendo uma comunhão diária com Ele por meio da oração, alimentando-nos de Sua Palavra, meditando nela e na providência divina, cantando em Seu louvor, reunindo-nos para adorá-Lo e participando na missão da Igreja. Ao entregar-nos ao Seu amorável serviço por aqueles que nos rodeiam e ao testemunharmos de sua salvação, a presença constante do Senhor em nós, por meio do Espírito, transforma cada momento e cada tarefa em uma experiência espiritual. (Salmos 1:1,2; 23:4; 77:11,12; Colossenses 1:13, 14; 2:6, 14,15; Lucas 10:17-20; Efésios 5:19, 20; 6:12-18; 1 Tessalonicenses 5:23; 2 Pedro 2:9; 3:18; 2 Coríntios 3:17,18; Filipenses 3:7-14; 1 Tessalonicenses 5:16-18; Mateus 20:25-28; João 20:21; Gálatas 5:22-25; Romanos 8:38,39; 1 João 4:4; Hebreus 10:25).
11 - A Igreja do Senhor Jesus Cristo.
A Igreja é a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Unimo-nos para prestar culto, para juntos nos instruirmos na Palavra, para celebrarmos a Ceia do Senhor, para realizarmos a proclamação mundial do Evangelho. A Igreja é a Família de Deus. A Igreja é o corpo de Cristo. (Gênesis 12:3; Atos 7:38; Mateus 21:43; 16:13-20; João 20:21 e 22; Atos 1:8; Romanos 8:15-17; 1 Coríntios 12:13-27; Efésios 1:15 e 23; 2:12; 3:8-11 e 15; 4:11-15). Da Igreja do Senhor diz a Palavra: 18. Da mesma maneira Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. (Mateus, 16). Ela é pura e verdadeira: 1. Eis, então, que surge nos céus um portentoso sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. (Apocalipse, 12). Cremos que a Igreja do Senhor é obediênte aos Mandamentos de Deus: 17. Então, irou-se tremendamente o Dragão contra a mulher e partiu para atacar o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus (Apocalipse, 12) e diz: 12. Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus (Apocalipse, 14). A Igreja é a Senhora Eleita: 1. O presbítero à senhora eleita e a seus filhos, a quem amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a Verdade, 2. por causa da Verdade que permanece em nós e que estará conosco para sempre: 3. graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor (2 João, 1). A Igreja é a noiva bendita do Cordeiro: 17. O Espírito e a Noiva proclamam: “Vem!” E todo aquele que ouvir responda: “Vem!” Quem sentir sede venha, e todos quantos desejarem, venham e recebam de graça a água da vida! (Apocalipse, 22).
12 - O Remanescente e sua Missão.
A Igreja universal compõe-se de todos os que verdadeiramente creem em Cristo; mas, nos últimos dias, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Esse remanescente anuncia a chegada da hora do Juízo, proclama a salvação por meio de Cristo e prediz a aproximação de Seu segundo advento. (Marcos 16:15; Mateus 28:18-20; 24:14; 2 Coríntios 5:10; Apocalipse 12:17; 14:6-12; 18:1-4; Efésios 5:22-27; Apocalipse 21:1-14). Esta proclamação é simbolizada pelos três anjos de Apocalipse 14; coincide com a obra de julgamento no Céu e resulta numa obra de arrependimento e reforma na Terra. Todo crente é convidado a ter uma parte pessoal neste testemunho mundial. (Apoc. 12:17; 14:6-12; 18:1-4; II Cor. 5:10; Judas 3 e 14; I Pedro 1:16-19; II Pedro 3:10-14; Apoc. 21:1-14.)
13 - Unidade no Corpo Universal de Cristo.
A Igreja é um corpo com muitos membros, chamados de toda nação, tribo, língua e povo. Todos somos iguais em Cristo. Mediante a revelação de Jesus Cristo nas Escrituras, partilhamos a mesma fé e esperança e estendemos um só testemunho para todos. Essa unidade encontra sua fonte na crença, honra e adoração ao Deus Pai e Seu Filho Jesus Cristo, que nos adotou como Seus filhos. (Salmos 133:1; 1 Coríntios 12:12-14; Atos 17:26 e 27; 2 Coríntios 5:16 e 17; Gálatas 3:27-29; Colossenses 3:10-15; Efésios 4:1-6; João 17:20-23; Tiago 2:2-9; 1 João 5:1). O Corpo do Senhor professa a fé Apostólica: 6. para nós, contudo, há um único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a existir, e por meio de quem também vivemos (1 Coríntios, 8).
14 - O Batismo por imersão nas águas.
Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida, sendo aceitos como membros por Sua Igreja. O batismo deve acontecer por imersão na água e seguir as instruções das Escrituras Sagradas (Mateus 3:13-16; 28:19 e 20; Atos 2:38; 11:16-17; 16:30-33; 19:5; 22:16; Romanos 6:1-6; Gálatas 3:27; 1 Coríntios 12:13; Colossenses 2:12 e 13; 1 Pedro 3:21). Diz as Escrituras: 46. E lhes afirmou: “Está escrito que o Cristo haveria de padecer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47. e que em Seu Nome seria pregado o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém (Lucas, 24). O Batismo deve ser realizado em O Nome do Senhor Jesus Cristo: 38. Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (Atos, 2). 3. Ou ignorais que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos igualmente batizados na sua morte? (Romanos, 6). 11. Assim fostes alguns de vós. Contudo, vós fostes lavados, santificados e justificados em o Nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo do nosso Deus! (1 Coríntios, 6).17. E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai (Colossenses, 3). 48. Em seguida, mandou que fossem batizados em o Nome de Jesus Cristo. Então, suplicaram a Pedro que permanecesse com eles por alguns dias (Atos, 10). 16. E, agora, o que mais esperas? Levanta-te, sê batizado e lava os teus pecados, invocando o Nome do Senhor’. (Atos, 22).
15 - A Ceia do Senhor: A Santa Comunhão.
A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus, como expressão de fé nEle, nosso Senhor e Suficiente Salvador. A preparação envolve o exame de consciência, o arrependimento e a confissão. Nessa experiência de comunhão, Cristo se faz presente para se encontrar com o seu povo, fortalecê-lo e santificá-lo. A Santa Comunhão é o sacramento para comemorar a morte de Jesus Cristo até que Ele venha. Este memorial, permite-nos repartir os emblemas da carne e sangue do nosso Senhor Jesus Cristo e de estar em comunhão com Ele, de modo que nós possamos confirmar a fé em Seu sacrifício expiatório perfeito; e por confessarmos e crermos nEle, ter a vida eterna e sermos ressuscitados no último dia. Este sacramento deverá ser realizado tão frequentemente quanto possível. Somente o pão ázimo e o suco puro da videira devem ser usado. O Mestre instituiu a Cerimônia do lava-pés para representar renovada purificação, para expressar a disposição de servir um ao outro em humildade semelhante a de Cristo, e para unir os nossos corações em amor. O sacramento da lavagem dos pés permite ter parte com o senhor Jesus. Serve também como exortação constante para relembrar que um crente deve ter amor, santidade, humildade, disponibilidade para servir e capacidade de perdoar. Cada pessoa que recebeu o batismo da água e reconhece o Filho de Deus deve ter os seus pés lavados no nome de Jesus Cristo. A lavagem mútua dos pés pode ser praticada sempre que apropriado. (Mateus 26:17-30; 1 Coríntios 11:23-30; 10:16 e 17; João 6:48-63; Apocalipse 3:20; João 13:1-17).
16 - Dons e Ministérios Espirituais.
Cremos nos dons espirituais como dádiva divina á igreja de Deus. Cremos que eles operam para aquilo que for útil quando o Espírito Santo quer, I Co 12.7, 11. Conforme a relação de 1 Coríntios 12. 8-10, são 9 os dons espirituais: 1) Palavra da sabedoria, 2) Palavra do Conhecimento, 3) A Fé, 4) Dons de Curar, 5) Milagres, 6)Profecia, 7 ) Discernimento de Espíritos, 8) Variedades de Línguas e 9)Interpretação de Línguas. Esses dons são, portanto, obra exclusiva do Espírito Santo, 1 Co 12.11, e se manifestam para a edificação da igreja, 1ICo14.12. Cremos que Deus concede a todos os membros de Sua Igreja, em todas as épocas, dons espirituais. Estes são outorgados pela atuação do Espírito Santo, o Qual distribui a cada membro como Lhe apraz, os dons provêm de todas as aptidões e ministérios de que a Igreja necessita para cumprir suas funções divinamente ordenadas. Alguns membros são chamados por Deus e dotados pelo Espírito para funções reconhecidas pela Igreja em ministérios pastorais, evangelísticos, apostólicos e de ensino. (Romanos 12:4-8; 1 Coríntios 12:9-11, 27 e 28; Efésios 4:8 e 11-16; 2 Coríntios 5:14-21; Atos 6:1-7; 1 Timóteo 2:1-3; 1 Pedro 4:10 e 11; Col. 2:19; Mateus 25:31-36).
17 - A Lei de Deus: Os Mandamentos morais.
Os grandes princípios da Lei de Deus são incorporados nos Dez Mandamentos e exemplificados na vida de Cristo; expressam o amor, a vontade e os propósitos de Deus acerca da conduta e das relações humanas, e são obrigatórios a todas as pessoas, em todas as épocas. Esses preceitos constituem a base do concerto de Deus com Seu povo e a norma do julgamento de Deus. (Êxodo 20:1-17; Mateus 5:17; Deuteronômio 28:1-14; Salmos 19:7-13; João 14:15; Romanos 8:1-4; 1 João 5:3; Mateus 22:36-40; Efésios 2:8). Cremos que os mandamentos de Deus são eternos e deles diz a Palavra: 3. E temos certeza de que o conhecemos, se guardamos seus mandamentos. 4. Aquele que afirma: “Eu o conheço”, e não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele; (1 João, 2). Por meio da atuação do Espírito Santo, eles apontam para o pecado e despertam o senso da necessidade de um Salvador. A salvação é inteiramente pela graça, e não pelas obras, mas seu fruto é a obediência aos Mandamentos. Esta obediência desenvolve o caráter cristão e resulta numa sensação de bem-estar. É uma evidência de nosso amor ao Senhor e de nossa solicitude por nossos semelhantes. A obediência por fé demonstra o poder de Cristo para transformar vidas, e fortalece, portanto, o testemunho cristão. (Êxo. 20:1-17; Sal. 40:7 e 8; Mat. 22:36-40; Deut. 28:1-14; Mat. 5:17-20; Heb. 8:8-10; João 15:7-10; Efés. 2:8-10; I João 5:3; Rom. 8:3 e 4; Sal. 19:7-14.)
18 - O Sábado Sagrado, o verdadeiro dia do Senhor.
O bondoso Criador, após os seis dias da Criação descansou no sétimo e instituiu o Sábado para todas as pessoas, como memorial da Criação. O quarto mandamento da imutável Lei de Deus requer a observância desse Sábado do sétimo dia como dia de descanso, adoração e ministério, em harmonia com o ensino e prática de Jesus, o Senhor do Sábado. (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; 31:12-17; Lucas 4:16; Hebreus 4:1-11; Deuteronômio 5:12-15; Isaías 56:5 e 6; 58:13 e 14; Levíticos 23:32; Marcos 2:27 e 28). O exemplo de obediência seguiu-se após a morte do Messias: 54. Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado. 55. As mulheres que vinham seguindo a Jesus desde a Galileia, acompanharam José, e contemplando o túmulo, viram como o corpo de Jesus fora colocado naquele local. 56. Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e bálsamos. E no sábado, descansaram, em obediência ao mandamento (Lucas, 23). Cremos ser o Sábado do sétimo dia um presente de Deus para toda a humanidade: 27. E então concluiu: “O sábado foi criado por causa do ser humano, e não o ser humano por causa do sábado. 28. Assim sendo, o Filho do homem é Senhor inclusive do sábado” (Marcos, 2). O sábado é um dia de deleitosa comunhão com Deus e uns com os outros. É um símbolo de nossa redenção em Cristo, um sinal de nossa santificação, uma prova de nossa lealdade e um antegozo de nosso futuro eterno no reino de Deus. O sábado é o sinal perpétuo do eterno concerto de Deus com Seu povo. A prazerosa observância deste tempo sagrado duma tarde a outra tarde, do pôr-do-sol ao pôr-do sol, é uma celebração dos atos criadores e redentores de Deus. (Gên. 2:1-3; Êxo. 20:8-11; Lucas 4:16; Isa. 56:5 e 6; 58:13 e 14; Mat. 12:1-12; Êxo. 31:13-17; Ezeq. 20:12 e 20; Deut. 5:12-15; Heb. 4:1-11; Lev. 23:32; Mar. 1:32.)
19 - Mordomia: A Manutenção da Obra de Deus.
Somos despenseiros de Deus, responsáveis pelo uso apropriado do tempo e das oportunidades, capacidades e posses, e das bênçãos da Terra e seus recursos, que Ele colocou sob o nosso cuidado. Reconhecemos o direito de propriedade da parte de Deus, por meio de fiel serviço a Ele e a nossos semelhantes, e devolvendo os dízimos e dando ofertas para proclamação de Seu Evangelho e para a manutenção e o crescimento de Sua igreja. (Gênesis 1:26-28; 2:15; Ageu 1:3-11; Malaquias 3:8-12; Mateus 23:23; 1 Coríntios 9:9-14). Cremos que o dízimo é uma determinação legal a todos filhos de Deus. Foi instituído para a manutenção do ministério eclesiástico, Lv 18.21, como ordena a Bíblia: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, Ml 3.10. O dízimo representa a décima parte dos proventos da pessoa. Dessa forma, o crente que é fiel entrega o dízimo em obediência à Palavra e numa forma de louvor e agradecimento a Deus. Já as ofertas são voluntárias, uma vez que o crente contribui segundo suas condições e o seu coração, 2 Co 9:7. As Escrituras nos diz: 6. Lembrai-vos: “aquele que pouco semeia, igualmente, colherá pouco, mas aquele que semeia com generosidade, da mesma forma colherá com fartura”(2 Coríntios, 9). Como Protestantes Adventistas Do Avivamento temos ciência do que o Senhor Jesus disse: 17. Então Jesus lhes asseverou: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!” E todos ficaram pasmos com Ele (Marcos, 12). Fiéis a estes princípios Bíblicos, a Igreja reconhece que tudo pertence ao SENHOR: 1. Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os seus habitantes (Salmos, 24).
20 - Conduta Cristã e alimentação Bíblica.
Somos chamados para ser um povo piedoso, que pensa, sente e age de acordo com os princípios do Céu. Para que o Espírito recrie em nós o caráter de nosso Senhor, só nos envolvemos naquelas coisas que produzirão em nossa vida, pureza, saúde e alegria semelhantes às de Cristo. (I João 2:6; Efésios 5:1-13; Romanos 12:1 e 2; 1 Coríntios 6:19 e 20; 10:31; 1 Timóteo 2:9 e10; Levíticos 11:1-47; 2 Coríntios 7:1; 1 Pedro 3:1-4; 2 Coríntios 10:5; Filipenses 4:8). Cremos que o crente em Jesus torna-se "nova criatura”. A partir daí, sua maneira de viver, referente ao porte cristão e à conduta do caráter, deve refletir Cristo na vida da pessoa. As formas velhas do procedimento mundano não se coadunam mais com a mente renovada pelo santo evangelho. Em todas as circunstâncias da vida, o crente deve ser luz para não produzir escândalos, Fp 2.15; 1Co 10.321; 1Pe 3.2-4. Cremos na lei que regula o direito aos alimentos permitidos e declarados limpos, especialmente no que se refere às carnes, conforme o capitulo 11 de Levíticos. As referências às coisas imundas passam por toda a Bíblia, para orientar os fiéis na obediência à palavra soberana de Deus. Jó 14.4; Is 65.4; 66.17; 2 Co 6.17 e Ap 18.2. Nós, Adventistas do Avivamento não ingerimos bebidas alcoólicas, o uso do tabaco, como drogas ilícitas ou prejudiciais ao nosso corpo. Disse o Senhor: 7. Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus (Levítico, 20. Cremos que somos chamados a ser pessoas devotas que pensam, sentem e agem em harmonia com os princípios da Palavra de Deus e Sua perfeita vontade.
21 - Matrimônio e Família.
O Casamento foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, em amoroso companheirismo. Para o cristão, o compromisso matrimonial é com Deus, bem como com o cônjuge, e só deve ser assumido entre parceiros que partilham da mesma fé. No tocante ao divórcio, Jesus ensinou que a pessoa que se divorcia do cônjuge, a não ser por causa de fornicação, e se casa com outro, comete adultério. Deus abençoa a família e tenciona que seus membros ajudem uns aos outros a alcançarem completa maturidade. A união sexual só deve acontecer após o casamento conforme ensina as Escrituras: 24. Por esse motivo é que o homem deixa a guarda de seu pai e sua mãe, para se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne. (Gênesis, 2); 9. Porém, se não vos é possível controlar-se, que se casem. Porque é melhor casar do que viver queimando de paixão (1 Coríntios, 7). Aos Protestantes Adventistas Do Avivamento o casamento é um laço Sagrado, a família é Sagrada, portanto o ato sexual deve ser puro e santo: 4. Digno de honra seja o casamento entre todas as testemunhas, bem como a pureza do leito conjugal; porquanto, Deus julgará os imorais e adúlteros (Hebreus, 13). Os pais devem educar os seus filhos a amarem e obedecerem ao Senhor. (Gênesis 2:18-25; Deuteronômio 6:5-9; João 2:1-11; Efésios 5:21-33; Mateus 5:31 e 32; 19:3-9; Provérbios 22:6; Efésios 6:1-4; Malaquias 4:5 e 6; Marcos 10:11 e 12; Lucas 16:18; 1 Coríntios 7:10 e 11). Os pais devem educar os seus filhos a amar o Senhor e a obedecer-Lhe. Por seu exemplo e suas palavras, devem ensinar-lhes que Cristo é um disciplinador amoroso, sempre terno e solícito, desejando que eles se tornem membros do Seu corpo, a família de Deus. Crescente intimidade familiar é um dos característicos da mensagem final do evangelho. (Gên. 2:18-25; Mat. 19:3-9; João 2:1-11; II Cor. 6:14; Efés. 5:21-33; Mat. 5:31 e 32; Mar. 10:11 e 12; Lucas 16:18; I Cor. 7:10 e 11; Êxo. 20:12; Efés. 6:1-4; Deut. 6:5-9; Prov. 22:6; Mal. 4:5 e 6.)
22 - O Ministério de Cristo no Santuário Celestial.
Há um santuário no Céu, a Sala do Trono, o Santo dos Santos. Nele Cristo ministra em nosso favor, tornando acessíveis aos crentes os benefícios do Seu sacrifício expiatório oferecido uma vez por todas, na cruz. Ele foi empossado como nosso Grande Sumo Sacerdote e começou Seu ministério intercessório por ocasião da Sua ascensão no Santo dos Santos, assentando-se à destra da Majestade nas alturas. De Cristo diz a Palavra: 42. Este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos (Atos, 10). Neste Santuário acontece o juízo de toda carne; mas os que crêem em Jesus não são julgados à morte eterna: 18. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus (João, 3). O juízo no Santíssimo revela aos seres celestiais quem dentre os mortos dorme em Cristo, sendo, portanto, nele, considerado digno de ter parte na primeira ressurreição. Também torna manifesto quem, dentre os vivos, permanece em Cristo, guardando os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, estando, portanto, nele, preparado para a trasladação a seu reino eterno. Este julgamento vindica a justiça de Deus em salvar os que creem em Jesus. Declara que os que permaneceram leais a Deus receberão o reino. A terminação do ministério de Cristo assinalará o fim do tempo da graça para os seres humanos, antes do segundo advento. Hebreus 1:3; 8:1-5; 9:11-28; Daniel 7:9-27; 8:13 e 14; 9:24-27; Números 14:34; Ezequiel 4:6; Malaquias 3:1; Levíticos 16; Apocalipse 14:12; 20:12; 22:12). Aos que morreram cremos que, de acordo com a Bíblia, o juízo ocorre depois da morte física: E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo (Hb 9:27). Ao morrer, a pessoa por algum momento passa pelo juízo Divino, é então julgada inocente ou culpada pelo justo Juiz. Se morreu com Cristo, a coroa da justiça lhe está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, lhe dará naquele dia (2 Tm 4:8). Se ela morreu sem Cristo, está condenada, porque não creu no nome do único Filho de Deus (Jo 3:18). Todos conhecerão o resultado concreto desse julgamento permanente e irrevogável, em momentos diferentes: os justos ressuscitados e os transformados, antes do início do milênio, e os ímpios, logo depois do final deste. Após o fim dos mil anos, todos os ímpios serão ressuscitados e postos em pé diante do grande trono branco (Ap 20:12). Cristo, o Juiz, usará a sua própria palavra para julgá-los (Jo 12:49). Vale a pena frisar que, desse juízo final, farão parte apenas os ímpios, pois, para os que estão em Cristo, não há nenhuma sentença de condenação (Rm 8:1). Além disso, nessa época, estes já terão tomado parte da primeira ressurreição (Jo 5:24) e passado mil anos com o Senhor, nos céus (Ap 20:5), quando também receberão autoridade de julgar (Ap 20:4). Referências bíblicas: Ec 12:14; Mt 7:24-25; Jo 3:18, 5:24, 12:48-49; Rm 8:1; 2 Tm 4:1,8; Hb 9:27; Ap 20:4-5,12.
23 - A Segunda Vinda de Cristo: Visível, corpórea e Gloriosa.
A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança da Igreja, o grande ponto culminante do evangelho. A vinda do Salvador será literal, pessoal, visível e universal. Quando Ele voltar, os justos falecidos serão ressuscitados e, juntamente com os justos que estiverem vivos, serão glorificados e levados para o Céu, mas os ímpios irão morrer. O cumprimento quase completo da maioria dos aspectos da profecia, bem como a condição atual do mundo, indica que a vinda de Cristo é iminente. O tempo exato desse acontecimento não foi revelado, e somos portanto exortados a estar preparados em todo o tempo. Tito 2:13; S. João 14:1-3; Atos 1:9- 11; I Tess. 4:16 e 17; I Cor. 15:51-54; II Tess. 2:8; S. Mat 24; S. Mar. 13; S. Luc. 21; II Tim. 3:1- 5; Joel 3:9-16; Heb. 9:28 . Cremos no advento de Cristo; por isso, somos adventistas. Jesus cumpriu seu ministério terreno, Jo 17.4, morreu e ressuscitou, subindo ao céu, de onde viera, At 2.23-24; Mc 16.9. O Senhor prometeu voltar: 2. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar. 3. E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também. (João, 14). Os anjos do Senhor também disseram: 10. E aconteceu que estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Ele subia, surgiram junto deles dois homens vestidos de branco, 11. que lhes comunicaram: “Homens galileus, por que estais contemplando as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, retornará do mesmo modo como o viste subir”. (Atos, 1).
24 - Morte e Ressurreição.
O salário do pecado é a morte. Mas Deus, o único que é imortal, concederá vida eterna a Seus remidos. Até aquele dia, a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas. (1 Timóteo 6:15 e 16; Romanos 6:23; 1 Coríntios 15:51-54; Eclesiastes 9:5 e 6; Salmos 146:4; 1 Tessalonicenses 4:13-17; Romanos 8:35-39; João 5:28 e 29; Apocalipse 20:1-10; João 5:24).26. Cremos na ressurreição dos mortos, como declara Paulo, em Atos 24.14: “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”. A ressurreição dos justos dar-se-á por ocasião da volta de Jesus, Lc 14.14; a dos ímpios, após o milênio, Ap 20.5. A morte, para o justo, é chamada de sono, pois ele acordará ao som da última trombeta, 1ITs 4.14-16. Deus, que é imortal, concederá vida eterna aos Seus redimidos. Até esse dia, a morte é um estado de inconsciência para todas as pessoas, dormem e não tem parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Quando Cristo, que é a nossa vida, voltar, os justos ressuscitados e os justos vivos serão glorificados e serão levados ao encontro do seu Senhor. A segunda ressurreição, a ressurreição dos injustos, terá lugar mil anos depois e essa se dará para o extermínio de todos os ímpios. (Romanos 6.23; I Timóteo 6:15, 16; Eclesiastes 9:5, 6; Salmo 146:3, 4; João 11:11-14; Colossenses 3:4; I Coríntios 15:51-54; I Tessalonicenses 4:13-17; João 5:28, 29; Apocalipse 20:1-10).
25 - O Milênio: Os Mil anos.
Cremos que haverá um período de mil anos, chamado milênio, que acontecerá exatamente entre as duas ressurreições: começará com a ressurreição dos justos e terminará com a dos injustos, Ap 20.4-6. Durante esse período, a terra estará vazia e assolada, como o abismo, Jr 4.23-26; Ap 20.1-3. Os justos salvos estarão nos céus, Jo 14.1-3; Fp 3.20, ali realizarão o juízo dos ímpios e dos anjos maus, Sl 149.7-9; 1Co 6.2-3; Ap 20.4. Findo o Milênio, os ímpios ressuscitarão, Ap 20.7, e logo, empreenderão, sob o comando se satanás, a última batalha deles contra o povo de Deus; mas serão destruídos pelo fogo eterno e se tornarão cinza sobre a terra, Ml 4.3; Ap 20.9-10. Jerusalém, a cidade eterna, será colocada na terra renovada, para todo o sempre, Ap 21.1-7.
26 - A Nova Terra.
Na Nova Terra, em que habita justiça, Deus proverá um lar eterno para os remidos e um ambiente perfeito para vida, amor, alegria e aprendizado eternos em Sua presença. (2 Pedro 3:13; Gênesis 17:1-8; Isaías 35; 65:17-25; Mateus 5:5; Apocalipse 21:1-7; 22:1-5; 11:15). Cremos e esperamos esta promessa maravilhosa, como diz o apóstolo Pedro: 13. Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e novas terra, nos quais habita justiça. (2 Pedro 3), diz também o profeta Isaías: 22. Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. (Isaías, 66). Diz as Escrituras: 11. Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. (Salmos, 37). O Senhor disse também nas Palavras da bem aventurança: 5. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Mateus, 5). Cremos que, após serem aniquilados os que se opõem a Deus, haverá um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passarão (Ap 21:1). Então, a muito antiga promessa divina de renovação do presente sistema de coisas se cumprirá plenamente (2 Pd 3:1-13). Esta terra, que fora amaldiçoada por Deus (Gênesis 3:17-18) e sujeita por ele à vaidade (Rm 8:20), no princípio, em razão do pecado do ser humano, agora será renovada e purificada de toda impureza e totalmente redimida do cativeiro da corrupção (Rm 8:21). Os salvos viverão na nova terra, não por algum tempo, mas por toda a eternidade, porque esta se tornará a sua eterna morada. Terão perfeita e profunda comunhão com Deus, que vai habitar e comungar com eles continuamente. Por esse tempo, a cidade santa, a nova Jerusalém, já terá descido do céu, da parte de Deus, para se tornar a sede do perfeito governo de Deus, aqui na terra (Ap 21:9-10). Referências bíblicas: Is 59:2; Jo 14:1-3; Rm 8:20-21; 2 Pd 3:1-13; Ap 21, 22:3.
27 - Batismo no Espírito Santo.
Cremos no batismo no Espírito Santo, como promessa anunciada, Is 44.3; JI 2.28-30, como promessa confirmada, Mt 3.11; Lc 24.49; At 1.5, como promessa cumprida, At 2.1, 33. Essa bênção divina não se limitou ao Cenáculo, mas acompanhou a Igreja de Deus e chegou até nós, At 2.39, 10.44-46, 19. 1-6. Cremos, também, que as línguas concedidas de forma sobrenatural, são um dos sinais do revestimento do Espírito Santo, para a pregação do evangelho e a glorificação do Nome de Deus, como referidas nos textos acima, 1Co 14.2. O Batismo no Espírito Santo é o revestimento de poder: 8. Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra! (Atos, 1); mudança de vida: 8. Quando, então, Ele vier, convencerá o mundo do seu pecado, da justiça e do juízo (João, 16). O batismo no Espírito deve ser desejado pela Igreja do Senhor: 13. Ora, se vós, apesar de serdes maus, sabeis dar o que é bom aos vossos filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem! (Lucas, 11). Deste santo revestimento disse o Mestre: 49. Eis que Eu sobre vós envio a promessa de meu Pai; contudo, permanecei na cidade, até que sejais revestidos do poder do alto! (Lucas, 24).
28 - Reverência ás Coisas Santas.
A reverência é uma atitude de profundo respeito do ser humano às coisas santas. O crente deve reverenciar: a Deus, Ec 5.1; 1Tm 3.15. Tudo deve ser feito em respeito à palavra de Deus, Lv 27. 28-32. O local de culto ao SENHOR é sagrado para nós e diz a Palavra: 20. Mas Yahweh, sim! Ele está no seu santo Templo; cale-se diante dele toda a terra!”(Habacuque, 2). Cremos que onde Deus está o Lugar é Sagrado, deve ser respeitado e ter atitudes de absoluta reverência e santificação: 5. Deus continuou a dizer: “Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa” (Êxodo, 3). Como Adventistas do Avivamento somos ensinados a ter temor: 7. O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. (Provérbios, 1). Cremos que o temor a Deus e tudo que se refere à Ele, é a marca de um consagrado e santificado por Ele. O Senhor santifica Seus convidados: 7. Cala-te, pois, diante de Yahweh Adonai, Deus, porquanto o Dia do SENHOR está muito próximo, pois ele já preparou um sacrifício e consagrou os seus convidados (Sofonias, 1).
29 - A Sã Doutrina Apostólica.
Denomina-se sã doutrina o conjunto de doutrinas bíblicas. Há muitos ensinos religiosos que configuram heresias e doutrinas estranhas; por isso, a sã doutrina deve ser a prova da verdade. Com base nisso, o próprio Jesus citou doutrinas de homens, Mc 7.7, e o autor da carta aos hebreus lembra que há doutrinas estranhas, Hb 13.9. Nesse sentido a sã doutrina existe para colocar a verdade eterna na sua real posição, Tt 1.9; 1 Tm 1.10. Diz as Escrituras: 9. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas acredita estar indo além dele, não tem Deus; porquanto, quem permanece na sã doutrina tem o Pai e também o Filho (2 João, 1). As Escrituras também diz: 8. Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito! (Gálatas, 1). 10. Se alguém chegar a vós, mas não trouxer essa doutrina, não o recebais nas reuniões em vossas casas, tampouco o saudeis.11. Porque aquele que lhe dá boas-vindas, torna-se cúmplice das suas obras malignas (2 João, 1).
30 - A Oração e sua Eficácia.
Cremos que a oração é o meio de o crente falar com Deus. É na oração que ele agradece, louva e suplica ao senhor, que lhe responde, o que é maravilhoso e benéfico ao crente que ora com fé naquele que tudo pode, Sl 69.13; Is 59.7; 1Rs 18.36-38. Embora a oração possa acontecer em várias circunstâncias e em momentos diferentes, Is 38. 2-5; Jn 2. 1, adotamos, para os trabalhos regulares e oficiais, a oração de joelhos, como forma de adoração e reverência, e em conjunto, Fp 2.10; Rm 14.11; At 20.35-36; At 1.14; 12.5. A oração deve ser feita sempre no Poderoso Nome do Senhor Jesus Cristo: 13. E tudo quanto pedirdes em meu Nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14. Se me pedirdes alguma coisa em meu Nome, eu o farei. (João 14) e diz mais: 17. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por boas obras, fazei-o em Nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai. ( Colossensses 3). Direcionamos nossas orações somente ao Eterno Deus e Seu Filho Jesus Cristo, não com vãs repetições, mas com reverência e humildade diante do Trono da Graça. Cremos que orar a Deus é abrir a alma diante dEle como um Verdadeiro Amigo. Assim, dando-nos a oportunidade de agradecer, manifestar nossos desejos e reconhecer nossas falhas. A oração deve ser uma conversa honesta com Deus e uma prática indispensável do crente em Jesus. Cremos que quanto mais oração recebemos mais poder. Então a oração é uma parte fundamental do nosso relacionamento com o Senhor; Através dela, sob a base dos méritos de Cristo, nós podemos ter uma vida de comunhão com Deus. O verdadeiro cristão entende que a oração deve ser uma prática constante durante toda sua vida.
31 - Cura Divina.
Cremos que Jesus pode curar as enfermidades, pois é promessa de sua palavra, Mc 16.18; At 4.30; Tg 5.16. A cura divina pode ser alcançada pela imposição das mãos, Mc 16.18, pela oração confiante, Tg 5.16, e pela unção com óleo, Tg 5.14, ministrada pelo pastor ou pelo presbítero. Há casos em que se manifesta os dons de curar 1Co 12:9. Os dons de curar são recursos espirituais, de caráter sobrenatural, que atuam na cura de enfermidades físicas, psicossomáticas ou emocionais. Devemos orar como a Igreja de Apostólica: 30. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do Nome do teu Santo Servo Jesus!” (Atos, 4).
32 - Distinção das leis Moral e Cerimonial.
Cremos que há distinção entre a lei moral e a lei cerimonial. A lei moral é composta por dez mandamentos, Dt 4.13, e foi escrita pelo próprio Deus, em duas tábuas de pedra, Ex 31.18. É chamada de lei perfeita, Sl 19.7, lei da liberdade, Tg 2.12, lei de Deus, Rm 7:22 e 25, a verdade, Sl 119.142; não é sombra, porque é chamada lâmpada e luz, Pv 6:23; foi guardada dentro da arca, que por sua vez, estava no lugar santíssimo do Tabernáculo, Ex 25.10-22; Lv 16.2. A lei cerimonial contém todas as instruções referentes ao trabalho do santuário, e, por ordem de Deus, foi escrita por Moisés em um livro, Dt 31.24, guardada fora da arca, ao seu lado, 25-26. Todos os regulamentos religiosos e festivos de Israel estavam nessa lei, que, por isso, é chamada lei de ordenanças, Ef 2.15; Cl 2.14-16. Era considerada sombra das coisas futuras, Cl 2.17; Hb 10.1; portanto, não se confunde com a lei moral. As duas aparecem nitidamente separadas, em I Co 7.19.
33 - Submissão às Autoridades e Liberdade de Consciência.
A Bíblia determina que haja submissão, por parte dos crentes, às autoridades seculares, Rm 13. 1-7, e às autoridades religiosas, Hb 13.7 e 17. A liberdade de consciência é um direito garantido a todo cidadão, pela Constituição Nacional. Isso garante ao Crente exercer a sua fé, sem constrangimentos ou censuras. A consciência cristã deve ser, também, praticada e respeitada, Dn 3.12-18; At 21.37-40; 22.25-29. Diz a Bíblia sobre nossas autoridades: 1. Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores; porquanto não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele. 2. Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos (Romanos, 13). Também diz sobre autoridades espirituais: 17. Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros. (Hebreus, 13). Devemos respeitar também os mais velhos: 32. Levantar-te-ás reverentemente diante de uma cabeça com cabelos brancos; honrarás o ancião e tratarás sempre com elevado respeito todas as pessoas idosas. Temerás o SENHOR teu Deus. Eu Sou Yahweh. (Levítico, 19).1. Não repreendas o idoso com aspereza, mas admoesta-o como a um pai...( 1 Timóteo 5). Como Protestantes Adventistas Do Avivamento devemos ser diferentes, tratar como Cristo tratou, repreender como Cristo repreendeu, amar como Cristo amou e submeter-se até onde Cristo se submeteu.
34 - O Juízo Final.
Cremos que todo ser humano passará pelo juízo divino, Sl 9.8; Ec 12.14, que será feito com base na santa e imutável lei de Deus, Ec 12.13; Tg 2.8-12. E esse processo determinará qual seja a recompensa de cada um, Rm 2.5-8; 2 Co 5.10. O ensino imutável em toda a Escritura é de que o homem será julgado de acordo com aquilo que tiver feito (Jeremias 17:10; 2 Coríntios 5:10; Apocalipse 2:23; 20:12; 22:12; Romanos 2:6). Todos serão recompensados ou condenados de acordo com as decisões e atitudes de sua vida (Eclesiastes 12:14; Mateus 16:27). Isto não quer dizer que a salvação será pelas obras. A salvação somente ocorre pela fé em Cristo como nosso Salvador pessoal. Mas o que ocorre é que as obras de uma pessoa seguem a sua fé. Se a pessoa tem fé em Cristo, suas obras demonstram isso. Se uma pessoa não tem fé em Cristo, sua vida e obras evidenciam de que lado a pessoa escolheu estar no grande conflito entre e bem e o mal. Momentos antes da volta do Senhor Jesus voltar, Ele mesmo dirá: 11. Ora, quem é injusto, continue na injustiça; quem é mundano, continue na impureza; mas quem é justo, firme-se na prática da justiça; e quem é santo, continue a buscar a santificação. 12. Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras. (Apocalipse, 22). Esse decreto virá no fim do juízo, Não haverá segundo tempo de graça.
35- O Selo de Deus: O Espírito Santo da Promessa.
Cremos que o Espírito Santo é o Selo de Deus O Pai e Seu Filho Jesus Cristo, o Selo do Deus vivo conforme ensina as Escrituras Sagradas: “No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1.13). O qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações” (IICor 1.22). De acordo com Apocalipse 7:3, este Selo é posto na fronte dos salvos e à Luz de Apocalipse 14:1, este Selo trás o Nome do Senhor Jesus Cristo e Deus o Pai: O Espírito. Cremos que o Espírito Santo é o Selo de Deus em uma nova Criatura. O selo de Deus é o nome de Cristo “e o nome de Seu Pai” escritos na fronte (Apoc. 14:1). O Espirito Santo é um presente de Deus aos obediêntes: 32. Ora, nós somos testemunhas destes fatos, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que são obedientes a Ele!”(Atos, 5). O Espirito é quem testemunha que somos filhos de Deus: 15. Pois vós não recebestes um espírito que vos escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar: “Abba, Pai!”16. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17. Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. (Romanos, 8). O Espirito é quem revela o verdadeiro Cristão: 13. Temos certeza de que permanecemos nele, e Ele em nós, porque Ele nos outorgou do seu Espírito. (1 João, 4). 24. Todos aqueles que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e Ele neles. E assim conhecemos que Deus permanece em nós: pelo Espírito que nos outorgou. (1 João, 3).14. Se sois insultados por causa do nome de Cristo, bem-aventurados sois, porquanto sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. (1 Pedro, 4).
36 - A Extinção e execução do Mal.
Cremos que o mal entrou no mundo através da transgressão de nossos pais, Gn 3.17-18, e que o pecado e a morte passaram para toda a humanidade, Rm 5.12. Com a Volta de Jesus, tudo se acabará neste mundo. Assim, a causa do mal será eliminada e os seus efeitos serão cessados, Ap 21.4; 20.1-15. Dos ímpios diz a Palavra: 7. mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios (2 Pedro, 3); 9. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; 10. e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos (Apocalipse, 20). Cremos no Dia da vingança como diz a Palavra: 8. Pois o Senhor tem um dia de vingança, um ano de retribuições pela causa de Sião (Isaías, 34). O Senhor realizará seu ato estranho de destruição dos inimigos, finalmente chegou. Diz a Palavra: 21. Porque Yahweh se levantará, como no monte Perazim, e sua ira o inflamará, como no vale de Gibeão, para realizar a sua obra, a sua obra estranha, e para executar o seu ato, o seu ato inaudito (Isaías, 28). Cremos no extermínio de satã, seus anjos e os ímpios, este extermínio é chamado de segunda morte: 8. Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte!” (Apocalipse, 21).
37- Arrependimento e Conversão.
São os dois passos decisivos para o Pecador que aceita Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. Em virtude de a pregação de Jesus ser um chamado ao arrependimento, Mc 1.15, Pedro no Pentecostes, começou o seu diálogo com a multidão falando da necessidade desse arrependimento, At 2.38, cujo resultado é a conversão que é fruto do Espírito Santo, capaz de levar o arrependido a mudar a direção de sua vida, do caminho da morte para o caminho da vida eterna, At 3.19; 26.18-20; 1Ts 1.9. O arrependimento é um estado de profunda tristeza pelo pecado e implica em uma mudança de comportamento. A Conversão implica em renunciar a velha vida de pecado, reconhecer a necessidade de Deus, de Seu perdão e depender dEle diariamente.
38 - Jesus: "Mediador e Salvador".
Cremos que Jesus, o Filho de Deus, foi enviado ao mundo para cumprir a divina promessa da redenção. Morrendo na cruz pelos nossos pecados, como Cordeiro de Deus, Jo 1.29, tornou-se nosso único Mediador e salvador, Jo 14.6; 1Tm 2.5; Lc 2.11; Jo 4.44. Ele é nosso Suficiente Sumo Sacerdote e dEle diz as Escrituras: 14. Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno (Hebreus, 4). Ele é nosso Único Mediador até O Eteno: 5. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Timóteo, 2). Jesus é nosso Único e Suficiente Salvador, pois diz as Escrituras: 11. É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas, 2) e mais:14. E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus (1 João, 4). Cremos que Ele é o Único caminho: 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João, 14). Para nós não existe nenhum outro, nenhuma forma fora dEle de Salvação, pois diz a Palavra do Eterno: 12. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos (Atos, 4). Adoramos, exaltamos, glorificamos nosso Bendito Príncipe e Salvador: 31. sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados (Atos, 5
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