A Igreja Protestante Adventista Do Avivamento desde os primórdios sempre travou ferozes batalhas contra Satanás e seus anjos. Muitas foram as lutas contra os poderes das trevas, exorcismos e batalhas espirituais. Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo sempre tivemos vitória, triunfamos sobre o inimigo e seus ataques. A própria Palavra de Deus nos trás garantia para lutarmos contra as trevas:
19. Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
20. Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
(Lucas, 10)
17. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18. pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.
(Marcos, 16)
DEUS CRIOU LÚCIFER, UM ANJO PERFEITO. MAS COMO ACONTECEU SUA QUEDA?
13. Estiveste no Éden, Delícia, jardim de Deus; as mais lindas e perfeitas pedras preciosas adornavam a tua pessoa: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e outras. Seus engastes, guarnições e outras joias eram feitos com ouro puro; tudo foi preparado para ti no exato dia em que foste criado.
14. Além disto, foste também ungido como querubim guardião; afinal, foi precisamente para essa função que Eu te designei. Estiveste também no Monte Sagrado de Deus e caminhavas entre pedras resplandecentes.
15. Naquele tempo eras perfeito e irrepreensível em teus sentimentos e atitudes, desde o dia em que foste criado, até que se observou malignidade em ti.
16. Por intermédio dos teus muitos negócios em toda a terra encheste teu coração de arrogância e brutalidade, e pecaste; por este motivo Eu te lancei, profanado e humilhado, para longe do Monte Sagrado de Deus. Eu mesmo te expulsei, ó querubim da guarda, do meio da glória das pedras fulgurantes!
17. O teu coração tornou-se altivo e soberbo por causa da tua impressionante formosura, e corrompeste a tua sabedoria por conta do teu esplendor e da tua fama. Por isso Eu te lancei à terra; fiz de ti um espetáculo e advertência perante reis e governantes.
18. Por meio dos teus muitos atos malignos e pecaminosos, e de tua injustiça e desonestidade nos negócios e comércio profanaste até os teus próprios locais sagrados de culto. Por isso fiz sair de ti mesmo um fogo tal que te consumiu, e te reduzi a cinzas jogadas ao chão, à vista de todos quantos estavam contemplando todos estes acontecimentos.
19. Todas as nações que te conheciam estão apavoradas com a tua presença; contudo, chegaste a um fim horrível, e jamais subsistirás!”
(Ezequiel, 28)
A BÍBLIA TAMBÉM RELATA QUAL A REAL PRETENSÃO DE SATANÁS EM SUA REBELIÃO.
12. Como foi que caíste dos céus, ó estrela da manhã, filho d’alva, da alvorada? Como foste atirado à terra, tu que derrubavas todas as nações?
13. Afinal, tu costumavas declarar em teu coração: “Hei de subir até aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me estabelecerei na montanha da Assembleia, no ponto mais elevado de Zafon, o alto do norte, o monte santo.
14. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo!”
15. Contudo, às profundezas do Sheol, da morte, foste precipitado; lançado foste no fundo do abismo!
(Isaías, 14)
A BÍBLIA TAMBÉM APRESENTA COMO FOI A GUERRA CELESTIAL.
7. Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram.
8. Contudo, estes não foram suficientemente poderosos e, dessa maneira, perderam seu lugar nos céus.
9. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.
(Apocalipse, 12)
18. Ao que Jesus lhes revelou: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.
(Lucas, 10)
NESSA REBELIÃO SATANÁS LEVOU CONSIGO A TERÇA PARTE DOS ANJOS.
4. Sua cauda arrastou consigo uma terça parte das estrelas do céu, as quais arremessou sobre a terra. O Dragão posicionou-se diante da mulher que estava para dar à luz, a fim de devorar o seu filho assim que nascesse.
(Apocalipse, 12)
SATANÁS RECEBEU CERTA AUTORIDADE SOBRE ESSA TERRA APÓS A QUEDA DO HOMEM.
5. Então o Diabo o levou a um lugar muito alto e lhe mostrou, em uma fração de tempo, todos os reinos do mundo.
6. E lhe propôs: “Eu te darei todo o poder sobre eles e toda a glória destes reinos, porque me foram entregues e tenho autoridade para doá-los a quem bem entender.
7. Portanto, se prostrado me adorares, tudo isso será teu!”
(Lucas, 4)
Apresentaremos Bíblicamente algumas artimanha, ataques e ousadia de Satanás na vida cristã e em toda terra.
1: No livro de Jó uma entidade maligna se apresenta a Elifaz e tenta atribuir ao SENHOR erros e mentiras. Esse espírito maligno tenta trazer dúvidas sobre Deus e Sua criação.
12. Disseram-me uma palavra em segredo, da qual os meus ouvidos perceberam o sussurro.
13. Em meio aos sonhos alarmantes da noite, quando cai sono profundo sobre os seres humanos,
14. temor e tremor se apoderaram da minha alma e fizeram estremecer todos os meus ossos.
15. Um espírito, como um sopro, passou ante meu rosto e senti todos os pelos do meu corpo arrepiarem-se imediatamente.
16. Ele parou, mas não consegui identificá-lo. Um vulto se pôs diante dos meus olhos em meio ao silêncio, e escutei uma voz suave, que me indagava:
17. ‘Pode um ser mortal ser perfeitamente justo diante de Deus? Pode o ser humano se conservar puro em seus caminhos sob o olhar do Criador?
18. Se Deus não deposita confiança em seus próprios servos, percebe-se erro em seus anjos e os julga por insensatez,
19. quanto mais aos que habitam em casas de barro, cuja fundação está no pó, e são esmagados mais facilmente que uma traça!
20. Entre o raiar do dia e o pôr do sol são exterminados; perecem para sempre sem que sejam sequer notados.
21. A vida dos seres humanos se acaba como uma tenda que desmancha ao simples arrancar de uma de suas cordas, e morremos sem termos conquistado a sabedoria!
(Jó, 4)
2: Em João, o Senhor Jesus declara com clareza que Satanás é mentiroso, assassino e Pai da mentira.
44. Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira.
(João, 8)
3: A Palavra nos apresenta também que Satanás possui pessoas, de várias maneiras ele pode estar tomando um ser humano. Aqui, Judas Iscariotes por meio de sua falsa conversão deu lugar a Satanás.
3. Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que fora um dos doze discípulos.
4. E Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e negociou com eles como lhes poderia entregar Jesus.
5. A proposta muito os satisfez, e acordaram em lhe dar dinheiro.
6. Judas aceitou e ficou aguardando uma oportunidade, quando a multidão não estivesse ao redor de Jesus, para então entregá-lo sem tumulto.
(Lucas, 22)
27. Assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então disse-lhe Jesus: “O que tens para fazer, faze-o logo.”
(João, 13)
4: Ele é mestre em enganos e ilusões.
4. Sua cauda arrastou consigo uma terça parte das estrelas do céu, as quais arremessou sobre a terra. O Dragão posicionou-se diante da mulher que estava para dar à luz, a fim de devorar o seu filho assim que nascesse.
9. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.
(Apocalipse, 12)
5: Satanás pode usar pessoas, induzir e se camuflar através de atitudes e falas. Isso aconteceu com Pedro antes da conversão, Satanás tentou induzir o Senhor a não cumprir o plano da Salvação.
31. Então, passou Jesus a ensinar-lhes que era imperioso que o Filho do homem fosse vítima de muitos sofrimentos, viesse a ser rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei; então fosse assassinado, para depois de três dias ressuscitar.
32. E Jesus falou sobre esse assunto de maneira clara. Mas Pedro, chamando-o em particular, começou a censurá-lo energicamente.
33. Entretanto, Jesus voltou-se, olhou para seus discípulos e repreendeu severamente a Pedro, exclamando: “Para trás de mim, Satanás! Pois não estais pensando na obra de Deus, mas sim nas ambições humanas”.
(Marcos, 8)
6: Satanás também escraviza as pessoas através de doenças, vícios e pecados.
16. Sendo assim, por qual motivo não se deveria libertar, em dia de sábado, esta mulher, uma filha de Abraão, a quem Satanás escravizava por dezoito anos?”
17. Havendo Jesus pronunciado estas palavras, todos os seus oponentes se envergonharam. De outro lado, o povo muito se alegrava diante de todos os sinais miraculosos que estavam sendo realizados por Jesus.
(Lucas, 13)
7: Satanás também induz a mentiras.
3. Então, indagou-lhe Pedro: “Ananias, por que permitistes que Satanás enchesse o teu coração, induzindo-te a mentir ao Espírito Santo para que ficasses com parte do valor do terreno?
(Atos, 5)
8: Satanás nos tenta na nossa falta de controle físico e emocional.
5. Portanto, não vos negueis um ao outro, exceto por mútuo consentimento, e apenas durante algum tempo, a fim de vos consagrardes à oração. Logo em seguida, uni-vos novamente, para que Satanás não vos tente por causa da vossa falta de controle.
(1 Coríntios, 7)
9: Satanás procura ter vantagens sobre nós através de nossas fraquezas emocionais e espirituais.
10. Se perdoardes alguma coisa a alguém, também eu perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma falta a ser perdoada, perdoei na presença de Cristo, por amor de vós,
11. a fim de que Satanás não tivesse qualquer vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas artimanhas.
(2 Coríntios, 2)
10: Ele pode se transformar em anjo de luz para enganar.
14. E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
15. Portanto, não é surpresa alguma que seus serviçais finjam que são servos da justiça. O fim dessas pessoas será de acordo com o que as suas ações merecem.
(2 Coríntios, 11)
11: Ele pode provocar impedimentos para a obra de Deus e em outras áreas também.
17. Nós, no entanto, amados irmãos, privados momentaneamente da vossa companhia pessoal, mas não distantes do vosso coração, trabalhamos incessantemente com o objetivo de ir e ver os vossos rostos;
18. por isso, queríamos visitar-vos. Eu, Paulo, quis vos saudar face a face não somente uma vez, mas duas; porém, Satanás nos provocou impedimentos.
(1 Tessalonicenses, 2)
12: Ele trabalha com ilusões, engano e poder sedutor.
9. Ora, o aparecimento desse anticristo é de acordo com a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas ilusórias,
10. e com todas as artimanhas e engano provenientes da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.
(2 Tessalonicenses, 2)
10. e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
(Apocalipse, 20)
13: Sua astúcia é tão grande que tentou trazer dúvidas ao próprio Deus.
9. Diante dessas palavras Satanás contestou a Yahweh, questionando: “Será que Jó teme a Deus sem outras intenções?
10. Porventura não ergueste uma cerca protetora em volta dele, de sua família e de tudo o que ele possui? Tu, pessoalmente, tens abençoado todas as obras das mãos desse homem, de maneira que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
11. Entretanto, estende a tua mão e fere tudo que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará e blasfemará diante da tua face!”
(Jó, 1)
14: É Deus que concede permissões a Satanás.
É bom lembrar que o diabo só tem poder na vida dos que não estão em Jesus Cristo. E quando se trata dos servos do Senhor, Satanás tem permissão até que Deus dê um basta, e essa permissão tem propósito, uma finalidade, um ensino, um parque.
Ver:
10. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
(Apocalipse, 2)
12. Então Yahweh declarou ao Acusador: “Concedo-te poder para destruir tudo o que ele possui, apenas não estendas a tua mão contra a pessoa dele!” E Satan deixou a presença de Yahweh.
(Jó, 1)
15: Satanás é um acusador, ele ama acusar os seres humanos.
1. Logo em seguida, Deus me fez ver o Grande Sacerdote Josué, que posicionava-se em pé, em frente ao Anjo de Yahweh, o SENHOR. E ‘Sâtãn, Satanás, o Adversário estava à direita de Josué, pronto para acusá-lo.
(Zacarías, 3)
16: Satanás pode possuir animais.
1. A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que Yahweh Deus havia feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: “Então foi isto mesmo que Deus falou: ‘Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim?’
2. Ao que declarou a mulher à serpente: “Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim.
3. Mas do fruto da árvore que está no centro do jardim, Deus disse: ‘Dele não comereis, nele não tocareis, para que não morrais!’”
4. A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis!
5. Ora, Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e vós, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal!”
(Gênesis, 3)
3. Entretanto, receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo.
(2 Coríntios, 11)
2. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
(Apocalipse, 20)
9. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
(Apocalipse, 12)
33. Então, saindo do homem, os demônios invadiram os porcos, e a manada jogou-se precipício abaixo em direção ao grande lago e todos os porcos se afogaram.
(Lucas, 8)
17: Satanás procura sempre destruir, esse é o caráter dele.
8. Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar.
9. Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos.
(1 Pedro, 5)
18: Satanás sempre está em posição de ataque contra nós.
10. Concluindo, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder!
11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo;
12. Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
(Efésios, 6)
19: Ele está irado contra a Igreja, ele está em fúria pois seu tempo é pouco.
12. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.
(Apocalipse, 12)
20: Satanás disputa por ódio até por corpos dos servos do Senhor.
9. No entanto, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando argumentava com o Diabo, e batalhava a respeito do corpo de Moisés, se atreveu a fazer qualquer acusação injuriosa contra o inimigo, limitando-se a declarar: “O Senhor te repreenda!”
(Judas, 1)
21: Satanás não prática a justiça.
10. Deste modo, conhecemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, nem tampouco aquele que não ama seu próprio irmão.
(1 João, 3)
22: O Diabo sempre induz ao pecado.
8. Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
(1 João, 3)
23: Satanás aprisiona com seus laços.
26. para que dessa maneira retornem ao bom senso e se livrem da armadilha do Diabo, que os capturou, a fim de agirem conforme a sua vontade.
(2 Timóteo, 2)
7. Também é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, para que não seja envergonhado nem caia na armadilha do Diabo.
(1 Timóteo, 3)
24: Ele procura lugar em nós e nossas vidas.
27. e não deis lugar ao Diabo.
(Efésios, 4)
25: Satanás induz ao engano e malícia.
10. “Tu estás cheio de toda mentira e malignidade. Filho do Diabo, inimigo de tudo o que é justo. Quando cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?
(Atos, 13)
26: Satanás planta mentiras e malignidade no coração.
2. Durante o final da ceia, quando já o Diabo incutira no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que deveria trair a Jesus,
(João, 13)
27: Satanás lança toda sorte de tentação.
13. E assim, tendo concluído todo o tipo de tentação, o Diabo afastou-se dele até o tempo oportuno.
(Lucas, 4)
28: Satanás pode lançar doenças.
7. Saiu, portanto, Satan, o Acusador e Inimigo, da presença do SENHOR e passou a afligir Jó, o servo de Deus, com feridas terríveis, que iam da sola dos pés até o alto da cabeça.
(Jó, 2)
Mas o Senhor Jesus possui poder sobre Satanás e seus anjos.
8. quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
(1 João, 3)
36. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
(João, 8)
15. e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.
(Colossenses, 2)
19. Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
(Lucas, 10)
29: Ele está irado contra a Igreja de Jesus Cristo.
17. Então, irou-se tremendamente o Dragão contra a mulher e partiu para atacar o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.
(Apocalipse, 12)
É importante frisar que parte deste caráter nojento de Satanás está a aceitação de sacrifícios humanos e crianças:
37. Chegaram ao ponto de sacrificar seus filhos e filhas aos demônios.
38. Derramaram sangue inocente, o sangue de seus próprios filhos e filhas, sacrificados aos ídolos de Canaã; e a terra foi profanada pelo sangue deles.
39. Tornaram-se impuros por meio dos seus atos infames; prostituíram-se por suas más ações.
(Salmos, 106)
O Senhor já havia advertido seu povo pois essa prática já existia:
21. Não entregarás os teus filhos para serem sacrificados no fogo ao deus Moloque. Ora, isto seria profanar o santo Nome do SENHOR Deus. Eu Sou Yahweh!
(Levítico, 18)
2. “Dirás aos filhos de Israel: Todo israelita, ou estrangeiro que habita em Israel, que der um de seus filhos a Moloque, terá que ser executado sumariamente. O povo da terra o apedrejará.
(Levítico, 20)
35. Também construíram os postes-ídolos e altos para Baal, que estão no vale de Ben-Hinom, para oferecer como holocausto a Moloque os seus próprios filhos e as suas filhas, sacrifício que jamais ordenei, ritual repugnante que nunca imaginei aceitar; e, deste modo, levaram Judá a pecar horrivelmente!’
(Jeremias, 32)
QUEM ERA MOLOQUE?
Moloque, Moloc ou Moloch é o deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), cultuavam. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística.
De acordo com as Escrituras, os povos amorreus, por volta de 1 900 a.C., adoravam Moloque. Segundo o antigo testamento da Bíblia, nos rituais de adoração, havia atos sexuais e sacrifícios de crianças. Estas eram jogadas em uma cavidade da estátua de Moloque, onde havia fogo que consumia assim a criança viva. Tal fogo seria ao mesmo tempo purificador, destruidor e consumidor.
A aparência de Moloque era de corpo humano com a cabeça de boi ou leão, e no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios. Muitas pessoas o adoravam, porém com o fortalecimento do povo hebreu e de outros reinos, tais povos foram desaparecendo, deixando o costume dessa adoração. Segundo a crença bíblica contida no Velho Testamento, pelas ordens de Deus, dadas ao povo hebreu através de Moisés, era expressamente proibida a adoração a Moloque, bem como o sacrifício de crianças a ele, e tal prática seria severamente punida (Levítico 20:2–5).
A BOA NOTÍCIA É QUE DEUS DESTRUIRÁ DEFINITIVAMENTE A SATANÁS E SEUS ANJOS:
9. Então, as nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a Cidade Amada; todavia, um fogo desceu do céu e as devorou.
10. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos.
(Apocalipse, 20)
20. E, sem demora, o Deus da paz, esmagará Satanás debaixo dos vossos pés. A graça do nosso Senhor Jesus seja convosco!
(Romanos, 16)
IGREJA PROTESTANTE ADVENTISTA DO AVIVAMENTO.
Comentários
Postar um comentário