O NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
ESCOLA BÍBLICA PROTESTANTE ADVENTISTA DO AVIVAMENTO.
Sem dúvidas o nascimento do SALVADOR é de suma importância pra todo verdadeiro Cristão. Nessa Escola Bíblica, a Igreja Protestante Adventista Do Avivamento estará mergulhando em alguns pontos das Escrituras, onde nos fará sentir através dos textos bíblicos o amor de Deus em Cristo.
1: O que a Bíblia relata sobre o nascimento do Filho de Deus?
18. O nascimento de Jesus Cristo ocorreu da seguinte maneira: Estando Maria, sua mãe, prometida em casamento a José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
19. Então, José, seu esposo, sendo um homem justo e não querendo expô-la à desonra pública, planejou deixá-la sem que ninguém soubesse a razão.
20. Mas, enquanto meditava sobre isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do SENHOR, dizendo: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria como sua mulher, pois o que nela está gerado é do Espírito Santo.
21. Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
22. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR havia dito através do profeta:
23. “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
24. José, ao despertar do sonho, fez o que o Anjo do SENHOR lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua mulher.
25. Contudo, não coabitou com ela enquanto ela não deu à luz o filho primogênito. E José lhe colocou o nome de Jesus.
(Mateus, 1)
2- A Bíblia diz que os anjos trouxeram uma notícia de grande alegria. Lucas 2:8-10:
8. Nas proximidades havia pastores que estavam nos campos e que durante a noite cuidavam dos seus rebanhos.
9. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu a eles e a glória do Senhor reluzindo os envolveu; e todos ficaram apavorados.
10. Todavia o anjo lhes revelou: “Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas:
11. Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor!
12. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em panos e deitado sobre uma manjedoura”.
13. E no mesmo instante, surgiu uma grande multidão do exército celestial que se juntou ao anjo e louvavam a Deus entoando:
14. “Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra às pessoas que recebem a sua graça!”
15. Quando os anjos partiram e foram para os céus, os pastores combinaram entre si: “Vamos até Belém, e vejamos este acontecimento que o Senhor nos deu a saber”.
16. Então correram até o local e chegando, encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado numa manjedoura.
17. E depois de o contemplarem, comunicaram a todos o que lhes fora revelado a respeito daquele menino,
18. Ao ouvirem o que os pastores relatavam ficaram sobremodo assustados.
19. Maria, contudo, observava silenciosa todos os acontecimentos, e refletia sobre eles em seu coração.
20. Os pastores retornaram glorificando e louvando a Deus por tudo quanto tinham visto e ouvido, assim como lhes fora predito.
(Lucas, 2)
3: A Bíblia havia profetizado o nascimento do Filho de Deus? Sim! Uma das profecias mais importantes sobre o nascimento do SALVADOR está em Isaías 9:6-7; 11:1-4).
6. Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz.
7. Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei se multiplicará sobremaneira, e haverá plena paz em todo o seu Reino. As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo de Yahweh, o SENHOR dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize!
(Isaías, 9)
1. Eis que um ramo surgirá do tronco de Jessé e das suas raízes um rebento brotará!
2. O Espírito de Yahweh, o SENHOR, repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que proporciona o verdadeiro saber, o amor e o temor do SENHOR.
3. O amor reverente a Yahweh será a fonte da sua inspiração. Ele não julgará segundo a aparência, tampouco decidirá com base no que ouviu dizer.
4. Antes, julgará com retidão e carinho todos os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Usará a sua Palavra como se fosse um cajado, ferirá a terra; e com o sopro da sua boca exterminará os ímpios!
(Isaías, 11)
4- A Bíblia diz que Jesus nasceria da jovem virgem:
14. Pois sabei que o Eterno, o Senhor, ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o Nome dele será Emanuel, Deus Conosco!
(Isaías, 7)
5- Miquéias também profetizou o nascimento do SALVADOR:
2. “No entanto tu, Bete-Lechem, Belém, Casa do Pão; Ephrathah, Efratá, Frutífera, embora pequena demais para figurar entre os milhares de Judá, sairá de ti para mim aquele que será o governante sobre todo Israel, cujas origens são desde os dias da eternidade!”
(Miquéias, 5)
6- O nascimento do SALVADOR foi profetizado, neste dia glorioso estava vindo ao mundo nosso Senhor e Salvador:
13. Eis que o meu Servo há de prosperar em sabedoria; será engrandecido, elevado às alturas, e muitíssimo exaltado.
14. Assim como muitas pessoas ficaram pasmadas à vista dele, tão desfigurado estava o seu aspecto como homem, nem parecia um ser humano;
15. semelhantemente ele aspergirá muitas nações e reis calarão a boca por causa dele. Pois aquilo que não lhes foi contado verão, e o que não ouviram entenderão plenamente!”
(Isaías, 52)
Isaías 53:1-12 declara Sua Obra salvífica.
7- Qual o objetivo da vinda do Senhor ao mundo?
15. Esta declaração é fiel e digna de plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
(1 Timóteo, 1)
8- O Senhor Jesus é o Messias prometido!
25. A mulher disse a Jesus: “Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando Ele vier, Ele nos esclarecerá sobre tudo.”
26. Assegurou-lhe Jesus: “Eu, que te falo, sou o Messias.”
(João, 4)
9- Jesus Cristo é o Senhor e Deus entre nós:
23. “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
(Mateus, 1)
1. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.
14. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.
(João, 1)
10- A milícia Celestial celebrou o nascimento do SALVADOR?
13. E no mesmo instante, surgiu uma grande multidão do exército celestial que se juntou ao anjo e louvavam a Deus entoando:
14. “Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra às pessoas que recebem a sua graça!”
(Lucas, 2)
11- Qual foi a mensagem poderosa dada pelo Anjo?
10. Todavia o anjo lhes revelou: “Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas:
11. Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor!
(Lucas, 2)
12- O que disse Simeão quando viu o Salvador? Lucas 2:27-32
13- Quando a Profetiza Ana viu o Menino, ela exprimiu de que forma? Lucas 2:38.
14- Como foi o Senhor Jesus morar um tempo no Egito? Mateus 2:13.
15- Herodes procurou de que forma matar a criança prometida? Mateus 2:16.
16- O que nos é dito sobre a infância do Senhor Jesus? Lucas 2:40-51.
17- Como era o Cristo em suas respostas e primeiros anos de vida? Lucas 2:47,52.
18- Como Cristo agiu em Seu ministério terrestre? Mateus 4:23-25.
19- Qual a missão do Filho de Deus? Lucas 19:10.
Com certeza o nascimento do SALVADOR foi de extrema importância para toda a humanidade, aos que crêem, aos que O aceitam e reconhecem Seu poder de Salvação. Sem o nascimento do SALVADOR não haveria cumprimento do plano da Salvação, não existiria a consumação da graça e muito menos as portas da Nova Jerusalém abertas pra nós. É nosso dever como Cristãos, como Igreja Adventista Do Avivamento anunciar o Salvador, dar as boas novas, mostrar ao mundo que Cristo nasceu por nós, morreu por nós, ressuscitou por nós e voltará por nós.
Pastor Djhonny De Oliveira.
Separamos uma parte da Revista Adventista, um trecho que nos faz pensar e alegrar-se muito pelo nascimento do SALVADOR.
OS BENEFÍCIOS MARAVILHOSOS DO NASCIMENTO DO SENHOR:
Cinco desdobramentos
Ele nasceu para se identificar com você. Teria sido muito mais fácil se Cristo tivesse vindo ao mundo como adulto, mas a Bíblia diz que “convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos” (Hb 2:17). Em outras palavras, Jesus veio para se identificar conosco em todos os sentidos.
Ele nasceu para viver por você. A vida dele é o modelo para a nossa. Por isso, Jesus disse certa vez aos discípulos que eles deveriam se amar tendo como referência o amor do Mestre (Jo 15:12). Nessa linha, Paulo usou o exemplo da encarnação de Cristo para descrever a atitude de humildade e serviço que deveria caracterizar a igreja.
Ele nasceu para morrer por você. Em função da entrada do pecado no mundo, existe uma sentença de morte pronunciada contra a humanidade (Gn 2:17; Ez 18:4, 20), porque todos pecaram (Rm 5:12). Mas o ser humano não quer morrer; ele teme a morte (Hb 2:15). Então, Jesus decidiu morrer em nosso lugar (Hb 2:9). Você e eu merecíamos a morte eterna. Além disso, a morte de Jesus trouxe outro benefício para o Universo: a vindicação do caráter de Deus. Se você quer saber como Deus é, olhe para Jesus. Conforme Charles Stanley afirmou, “a grande notícia do cristianismo não é apenas que Jesus é igual a Deus, mas que Deus é igual a Jesus” (citado por Ed René Kivitz, no livro Vivendo Com Propósitos). A morte de Jesus demonstrou que eram falsas as alegações de Satanás quanto ao caráter de Deus (Jo 3:16). Na cruz ficou provado quanto Deus é bom e Satanás é mau.
Ele nasceu para você renascer. A vida e a morte de Jesus tornaram possível o novo nascimento. A Bíblia diz que aquele que está em Cristo é nova criatura (2Co 5:17). Essa é uma excelente notícia para ser comemorada no Natal. Ao falar sobre esse tema ao jovem Tito, Paulo fez menção do “lavar regenerador e renovador do Espírito”, que o Pai “derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo” (Tt 3:4-6; grifos acrescentados). Por essa razão, Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10:10).
Ele nasceu para levar você para a casa do Pai. Chamou minha atenção nesses dias um comercial alemão sobre o Natal o qual repercutiu na internet. O objetivo do vídeo é mostrar a importância de se passar tempo com a família. O ponto alto é uma cena em que todos estão reunidos à mesa, saboreando a ceia de Natal e desfrutando da companhia uns dos outros. Ele termina com a mensagem: “É hora de voltar para casa”. O quadro final, de uma família reunida, me lembrou da promessa de Cristo sobre a casa do Pai (Jo 14:1-3) e o convite dele para a ceia das bodas do Cordeiro (Ap 19:9). Neste mundo em que muitos não podem aproveitar de uma mesa farta, e sofrem de fome e sede material e espiritual, a mensagem do Apocalipse é para todos: “Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Ap 22:17).
NILTON AGUIAR, mestre em Ciências da Religião, é professor de grego e Novo Testamento na Faculdade Adventista da Bahia e está cursando o doutorado em Novo Testamento na Universidade Andrews (EUA)
Comentários
Postar um comentário