A VIRGEM MARIA PARA OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO.
Sem dúvida alguma, Maria nunca foi e nunca será uma mulher qualquer, qualquer uma ou sem tanta importância. Ela e José foram escolhidos por Deus no plano da Salvação para que Cristo pudesse vir ao mundo por meio de uma família humana, não uma família qualquer, mas a Sagrada Família. Maria foi o canal, a ponte, o meio pelo qual Deus trouxe nosso Senhor a este mundo escuro. Neste pequeno artigo, a Igreja Protestante Adventista do Avivamento responderá claramente e sem rodeios à sua visão e pensamento sobre os pais terrestres do Salvador.
01- A VIRGEM MARIA FOI QUALQUER MULHER?
26. Então, no sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel para Nazaré, uma cidade da Galileia, 27. a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28. O anjo chegou ao lugar onde ela estava e ao se aproximar lhe declarou: “Alegra-te, mui agraciada! O Senhor está contigo!” (Lucas, 1)
Maria, a mãe de Jesus, recebeu uma missão muito especial: cuidar do salvador do mundo durante sua infância, junto com José. Ela era jovem mas aceitou o desafio. Maria engravidou ainda virgem e deu à luz Jesus em um estábulo. Ela viu os sinais que ele seria importante e guardou tudo no seu coração. A bem aventurada era aos olhos do Senhor a bendita entre as mulheres, como não poderia ser tão importante e especial aos olhos do Senhor? Como poderia Maria ser uma mulher qualquer? Óbvio que Satanás odeia Maria, odeia com todas as suas forças e não medirá esforços para usurpar a verdadeira Maria das Escrituras e também fazer com que muitos desprezam sua importância no plano da Salvação.
02- ISABEL CHEIA DO ESPÍRITO SANTO DISSE:
41. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 42. e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! 43. E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44. Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim. 45. Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. (Lucas, 1)
Isabel não disse nada por suas emoções carnais, nada que viesse de natureza pecaminosa, mas foram palavras dadas pelo Santo Espírito de Deus. O próprio Eterno inspirou Isabel a saudar a mãe de Seu Santo Filho com tais palavras. Jesus não poderia ser gerado em qualquer ventre, não poderia vir num santuário profano ou cheio de pecados permanentes. Cristo veio por meio da mulher que, aos olhos de Deus, era a mais incrível que poderia existir, com a alma mais encantadora, o coração mais lindo e a fé mais pura. Com certeza, Cristo veio por meio da mulher mais santa e piedosa já existente na face da terra.
03- MARIA FOI A ÚNICA MULHER DAS ESCRITURAS SAGRADAS QUE ACHOU-SE GRÁVIDA PELO ESPÍRITO SANTO. ELA FORA ESCOLHIDA PARA SER A MÃE DO DEUS FILHO.
18. O nascimento de Jesus Cristo ocorreu da seguinte maneira: Estando Maria, sua mãe, prometida em casamento a José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Mateus, 1)
04- O PRÓPRIO ANJO RECONHECEU A IMPORTÂNCIA DE MARIA AOS OLHOS DE DEUS:
28. O anjo chegou ao lugar onde ela estava e ao se aproximar lhe declarou: “Alegra-te, mui agraciada! O Senhor está contigo!” 29. Diante de tais palavras, Maria ficou intrigada, imaginando qual poderia ser o motivo daquele tipo de saudação. 30. Mas o anjo lhe revelou: “Maria, não temas; pois recebeste grande graça da parte de Deus. 31. Eis que engravidarás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32. Ele será Grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, 33. e Ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó, e seu Reino nunca terá fim”. (Lucas, 1)
05- MARIA TAMBÉM ESTAVA DESTINADA A SOFRER POR SER MÃE DO SALVADOR.
34. Então Simeão os abençoou e revelou a Maria, mãe de Jesus: “Eis que este menino está destinado a ser o responsável pela queda e pelo soerguimento de multidões em Israel, e a ser um sinal de contradição, 35. de maneira que a intimidade dos pensamentos de muitos corações será revelada. Quanto a ti, todavia, uma espada traspassará a tua alma”. (Lucas, 2)
06- CHEIA DO ESPÍRITO SANTO MARIA REVELA COMO SERIA LEMBRADA NO MUNDO TODO.
46. Então declarou Maria: “Engrandece minha alma ao Senhor, 47. e o meu espírito se regozija em Deus, meu Salvador, 48. pois contemplou a insignificância da sua serva. Mas, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, (Lucas, 1)
07- MARIA NÃO ABANDONOU NOSSO SENHOR EM NENHUM MOMENTO, ESTEVE COM ELE ATÉ O FIM. ELA TAMBÉM FOI CONFIADA AOS CUIDADOS DE JOÃO.
25. Próximo à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26. Quando Jesus, contudo, viu sua mãe e junto a ela o discípulo a quem Ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho!” 27. Em seguida, disse Jesus ao seu discípulo: “Eis aí a tua mãe!” E daquele momento em diante, o discípulo amado a recebeu como parte de sua família. (João, 19)
08- SEGUNDO OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO EXISTE UM MANDAMENTO CHAMADO: O MANDAMENTO DE MARIA.
3. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4. Jesus lhe disse: “Mulher, em que essa tua preocupação tem a ver comigo? Ainda não é chegada a minha hora”. 5. Sua mãe disse aos serviçais: “Seja o que for que Ele vos pedir, fazei”. (João, 2)
Se há algo dito por Maria a ser obedecido com toda certeza, está neste versículo das Escrituras Sagradas. Maria foi clara: Sua mãe disse aos serviais: “Seja o que for que Ele vos pedir, fazei”. Maria nos pede obediência ao Seu Santo Filho, pede temor, respeito e confiança em nosso Senhor.
09- MARIA ERA MULHER DE ORAÇÃO E TEMOR A DEUS. MESMO APÓS A ASCENSÃO DO SENHOR JESUS ELA PERMANECEU FIRME E FIEL COM A IGREJA DE CRISTO.
14. Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
(Atos, 1)
10- A VIRGEM MARIA ERA PROMETIDA EM CASAMENTO COM JOSÉ.
18. O nascimento de Jesus Cristo ocorreu da seguinte maneira: Estando Maria, sua mãe, prometida em casamento a José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Mateus, 1)
11- JOSÉ ERA UM HOMEM JUSTO.
19. Então, José, seu esposo, sendo um homem justo e não querendo expô-la à desonra pública, planejou deixá-la sem que ninguém soubesse a razão. 20. Mas, enquanto meditava sobre isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do SENHOR, dizendo: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria como sua mulher, pois o que nela está gerado é do Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados”. 22. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR havia dito através do profeta: 23. “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”. 24. José, ao despertar do sonho, fez o que o Anjo do SENHOR lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua mulher. 25. Contudo, não coabitou com ela enquanto ela não deu à luz o filho primogênito. E José lhe colocou o nome de Jesus. (Mateus, 1)
12- QUEM GEROU JOSÉ, O PAI TERRESTRE DE NOSSO SENHOR?
16. Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, denominado o Cristo. (Mateus, 1)
13- QUAL ERA A PROFISSÃO DE JOSÉ?
55. Ora, não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e o de seus irmãos: Tiago, José, Simão e Judas? (Mateus, 13)
14- JOSÉ TAMBÉM ERA ORIENTADO POR UM ANJO DE DEUS:
13. Depois que partiram, eis que um anjo do SENHOR apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito. Permanece lá até que eu te diga, pois Herodes há de procurar o menino para o matar”. (Mateus, 2)
19. Após a morte de Herodes, eis que um anjo do SENHOR apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: 20. “Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”. 21. Então, José se levantou, tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel. (Mateus, 2)
15- JOSÉ E MARIA ESTAVAM UNIDOS AO SALVADOR DO MUNDO QUANDO ESTE VEIO AO MUNDO.
16. Então correram até o local e chegando, encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado numa manjedoura. (Lucas, 2)
16- JOSÉ E MARIA ERAM OBEDIENTES A FÉ.
41. Todos os anos seus pais viajavam até Jerusalém para celebrar a festa da Páscoa. 42. Assim sendo, no ano em que Ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, de acordo com a tradição.
(Lucas, 2)
17- JESUS ERA RECONHECIDO COMO O FILHO DE JOSÉ.
22. E todos exclamavam maravilhas sobre Ele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam dos seus lábios. Mas questionavam entre si: “Não é este o filho de José?” (Lucas, 4)
42. E comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Cujo pai e mãe nós conhecemos? Como pode então Ele dizer: ‘Eu desci do céu’?” (João, 6)
18- SERIA MARIA, JOSÉ OU SANTOS MORTOS OS MEDIADORES ENTRE NÓS E DEUS?
5. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. (1 Timóteo, 2)
19- QUEM É O NOSSO ADVOGADO JUNTO A DEUS?
1. Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; 2. e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente por nossas ofensas pessoais, mas pelos pecados de todo o mundo. (1 João, 2)
20- QUEM INTERCEDE POR NÓS?
26. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras. (Romanos, 8)
34. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, Ele ressuscitou dentre os mortos e está à direita de Deus, e também intercede a nosso favor. (Romanos, 8)
24. contudo, considerando que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio perene. 25. Concluindo, Ele é poderoso para salvar definitivamente aqueles que, por intermédio dele achegam-se a Deus, pois vive sempre para interceder por eles. (Hebreus, 7)
21- COISAS QUE A VIRGEM MARIA NUNCA DISSE BASEADO NAS ESCRITURAS SAGRADAS:
•Eu sou a vossa Advogada junto ao meu Filho Jesus Cristo.
•Podeis recorrer a mim como vossa intercessora celestial.
•Podeis me venerar, cultuar e adorar.
•Podeis usar imagens confeccionadas em meu nome.
•Eu pisei na cabeça da serpente.
•Eu sou a Rainha do céu.
•Eu estou num trono celestial e fui corada como Rainha.
•Eu derrotei Satanás e os demônios.
•Eu sou a porta do céu.
•Eu sou a mãe da humanidade.
•Orem a mim e peçam a mim.
•Se ajoelhem diante de mim.
•Eu sou o caminho.
•Eu sou a mediadora entre vós e Deus.
•Eu te livro do inferno e do purgatório.
•Eu te socorro na hora de vossa morte.
•Façam novenas a mim e rezem o terço.
•Me chamem de mãe.
•Cantem louvores a mim.
•invocai meu nome nas guerras contra o diabo.
•Ascedam velas a mim e rezai a mim.
•Eu estou no céu, eu governo.
•Fazei tudo em meu nome, eu passo na frente e piso na cabeça da serpente.
•Dediquem um dia para lembrar de mim.
•Me chamem de vossa senhora.
22- QUAL FOI A ORDEM DADA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO AO PRÓPRIO DIABO?
9. E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.
10. Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”. (Mateus, 4)
7. Portanto, se prostrado me adorares, tudo isso será teu!”
8. Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto’”. (Lucas, 4)
23- APÓSTOLOS E ANJOS ACEITARAM ADORAÇÃO?
25. Aconteceu que, quando Pedro ia caminhando para dentro da casa, Cornélio saiu ao seu encontro e, prostrando-se a seus pés, o reverenciou. 26. Pedro, no entanto, imediatamente o fez aprumar-se ponderando-lhe: “Levanta-te, pois sou tão humano como tu és”
(Atos, 10)
8. Eu, João, sou quem ouviu e anteviu todos esses acontecimentos. Quando os vi e ouvi, prostrei-me aos pés do anjo que os revelava a mim, a fim de adorá-lo. 9. Entretanto, ele me admoestou: “Olha, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e de todos os que guardam as palavras deste livro. Adora, pois, a Deus!”
(Apocalipse, 22)
10. Diante disso, lancei-me aos seus pés num gesto de adoração, mas ele, imediatamente, me orientou: “Olha, não faças isso; sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus, porquanto o testemunho de Jesus é a essência da profecia”. (Apocalipse, 19)
24- QUAL O ÚNICO ANJO QUE QUERIA ADORAÇÃO?
8. Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor.
9. E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.
(Mateus, 4)
5. Então o Diabo o levou a um lugar muito alto e lhe mostrou, em uma fração de tempo, todos os reinos do mundo. 6. E lhe propôs: “Eu te darei todo o poder sobre eles e toda a glória destes reinos, porque me foram entregues e tenho autoridade para doá-los a quem bem entender. 7. Portanto, se prostrado me adorares, tudo isso será teu!” (Lucas, 4)
25- SATANÁS PODE SE DISFARÇAR DE SERES DE LUZ PARA ENGANAR.
14. E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. 15. Portanto, não é surpresa alguma que seus serviçais finjam que são servos da justiça. O fim dessas pessoas será de acordo com o que as suas ações merecem.
(2 Coríntios, 11)
26- DEVEMOS FAZER IMAGENS DE ESCULTURA COM O PROPÓSITO DE ADORAÇÃO OU VENERAÇÃO?
4. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra. 5. Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porquanto Eu, o SENHOR teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, (Êxodo, 20)
27- DEVEMOS RESPEITAR MARIA E JOSÉ?
Óbvio que sim. Diz as Escrituras:
7. Dai a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. (Romanos, 13)
Jamais devemos desconsiderar os pais terrestres do nosso Senhor; eles jamais devem ser mencionados com desprezo, ódio ou ignorância. Realmente, Maria e José foram, são e sempre serão muitíssimo importantes na história da redenção dos arrependidos. Respeitados, honrados, amados e extremamente importantes, sim, mas adorados ou venerados não. Maria e José sempre serão, para nós, dignos de nosso eterno amor e respeito.
Pastor Djhonny de Oliveira.
Igreja Protestante Adventista do Avivamento.
Comentários
Postar um comentário