A CONDUTA CRISTÃ EMSINDA PELOS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO:
O cristão genuíno é nascido de novo — e sabe que isso implica uma nova forma de viver e se posicionar. Nada mais natural, já que tudo que ele faz tem como objetivo refletir a glória de Deus.
Isso pode até soar simples ou fácil (e até pode ser em um contexto comum em que exista um pensamento similar em muitos aspectos). A dificuldade de muitos é saber como se portar em ambiente com pessoas não crentes.
Para entender um pouco melhor como agir neste contexto de forma consistente e ainda assim preservar a sua conduta cristã, então está no lugar certo! Leia este artigo e entenda mais sobre o tema.
Não se envergonhe do Evangelho
O apóstolo Paulo escreveu para os Romanos: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego” (Rm 1:16). Essa é uma ótima inspiração quando o assunto é a conduta cristã, tendo em vista que Paulo também escrevia sobre como a igreja devia se portar em um contexto com muitos não cristãos.
O segredo, nesse caso, é não ter vergonha do Evangelho. Isso implica se posicionar como um verdadeiro seguidor de Cristo nas mais diversas situações e lugares. Quando temos em mente que o Evangelho representa o poder de Deus para salvar toda a humanidade, fica ainda mais fácil não sentir nenhum tipo de constrangimento.
Dê um bom testemunho
Dar um testemunho coerente e que revele a atuação do Espírito de Deus é uma das melhores maneiras de refletir uma boa conduta cristã. Entre os frutos do Espírito citados em Gálatas 5, podemos destacar a paz, amor, bondade, paciência e a longanimidade como ótimas formas de expressar o nosso novo nascimento.
O cristão também deve estar atento e fugir da aparência do mal. Isso significa ter a sabedoria de que, mesmo que não faça nada de errado, pode ser mal interpretado. Para que isso não aconteça, o melhor é fugir de qualquer possibilidade de ser malvisto.
Para fechar, não poderíamos deixar de destacar o fato de não se deixar levar pelas ações dos outros. Quem quer ter uma conduta cristã exemplar deve estar firmado em princípios e verdades que não permitam que sejam influenciados por quem está ao seu redor.
Seja moderado em todas as suas atitudes
Outro aspecto relevante de um cristão preocupado com a conduta é a moderação. As atitudes devem ser feitas evitando grandes extremismos, como julgamentos desnecessários e tendo um perfil misericordioso.
Essa não é uma tarefa fácil, mas podemos nos espelhar em Jesus que também foi uma pessoa ponderada e equilibrada — e em realidades de completa adversidade. O nosso desafio diário é seguir o seu exemplo!
Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor como a sua conduta cristã pode exalar o bom perfume de Cristo entre os não convertidos, não perca a oportunidade de se posicionar como um verdadeiro cristão. Siga o exemplo de Jesus em todos os momentos e conte com o auxílio do Espírito Santo nessa tarefa.
Conduta Cristã
Quando falamos em conduta, dizemos que é o ato ou efeito de conduzir-se, procedimento moral quando bom ou mal, ela envolve:
Crença em Deus (Mc 11.22; Jo 14.11,12);
Obediência (Dt 6.5; Ec 12.13; Mt 22.37; Lc 1.6; Ef 5.1);
Crença em Cristo (Jo 6.29; I Jo 3.23);
Amor a Cristo (Jo 21.15; I Pe 1.7,8);
Obediência a Cristo (Jo 14.21; 15.14; Rm 6.18; 14.8; 2 Co 5.15; I Pe 2.21-24)
No andar
Como filhos da luz (Ef 5.8);
De modo digno da vocação ( Ef 4.1);
De modo digno de Deus (I Ts 2.12);
Em novidade de vida (Rm 6.4);
Honestamente (I Ts 4.12);
Andar segundo o Espírito (Gl 5.25);
No amor uns aos outros (Jo 15.12; Rm 12.10; I Co 13.1-3; Ef 5.2; Hb 13.1).
Nos Relacionamentos
Perdoar as ofensas (Mt 5.39-41; 6.14; Rm 12.20; I Co 6.7)
Viver em Paz (Rm 12.18; Hb 12.14);
Visitar os aflitos (Mt 25.36; Tg 1.27);
Ser justo no trato de uns para com os outros (Mt 7.12; Lc 6.31);
Compadecer-se dos outros (Gl 6.2; I Ts 5.14);
Honrar os outros (Sl 15.4; Rm 12.10);
Cumprir os deveres no lar (Ef 6.1-8; I Pe 3.1-7);
Sujeitar-se às autoridades (Rm 13.1-7);
Ser generoso uns para com os outros (At 20.35; Rm 12.13);
Ter contentamento (Fp 4.11; Hb 13.5);
Bem-aventurança de perseverar (Sl 1.1-3;19.9; 50.23; Mt 5.3-12; Jo 15.10; 7.17)
Na Conservação Espiritual
Quando o indivíduo tem uma conduta cristã, ele procura zelar pela sua fé:
Lutar pela fé (Fp 1.27; Jd 3.);
Abster-se de todo pecado (I Co 5.7; Ef 4.26; Cl 3.5; I Ts 5.22; Hb 12.1; Jd 23);
Buscar a santidade e a bondade (Mt 5.16,48; 2 Co 7.1; Fp 4.8; I Ts 5.15; I Tm 4.12; 6.11; 2 Tm 3.17; Tt 2.7,10; Tg 1.19; I Pe 2.12);
Vencer o mundo (Sl 1.1; 2 Ts 3.6; Tt 2.12; I Jo 5.4,5)
Prestar serviço ao Senhor (I Co 15.58; I Ts 4.1).
As observações desses requisitos só trarão benefícios que resultarão em: Crescimentos, aptidão para exercer tarefas no serviço cristão, em exemplo para os que estão de fora, influenciarão positivamente sobre as outras pessoas e adquirirão muita confiança. Fazendo isso estaremos no caminho certo.
CONDUTA CRISTÃ
Como um cristão sabe o que deve e o que não deve fazer? Estaria certo um cristão ir a uma boate, ou teatro, jogar baralho, fumar, beber, ouvir rock ou participar de outros prazeres e diversões mundanas? “Não ameis o mundo.” I João 2:15.
Muitos novos convertidos ficam perturbados com perguntas similares às que vimos acima. Eles acham que certas práticas são condenadas claramente na Bíblia mas há outras que não são mencionadas. O propósito deste estudo é oferecer ao aluno uma série de padrões que possam ajudá-lo a decidir se ele deveria ou não se associar a uma determinada atividade questionável. Uma das perguntas que devem ser feitas é : “Jesus faria isso?”
A. Em primeiro lugar, o que é claramente proibido aos cristãos em nossos dias deve-se evitar como à uma doença mortal. Se você não tem certeza, não faça até descobrir. I Tessalonicenses 5:22.
B. Há alguma glória para Deus nisso?
Em I Coríntios 10:31, lemos o seguinte “Fazei tudo para glória de Deus”. Antes de se envolver na atividade em questão, você pode honestamente pedir a bênção de Deus sobre esta atividade, crendo que Ele será honrado com sua participação?
C. Isso é “mundano?” Se for, então não é de Cristo.
Ele disse a respeito de seus discípulos: “Não são do mundo, como eu não sou do mundo.” João 17:16. Ele não era do mundo, estava nele, mas não pertencia a ele. I João 2:15-17.
D. O Senhor faria isso? Ele nos deixou o exemplo, devemos seguir seus passos. I Pedro 2:21.
E. Você gostaria de ser encontrado por Jesus em seu retorno fazendo isso?
Alguém sabiamente disse, “Não faça nada, não diga nada, ou vá a qualquer lugar que o envergonharia se o Senhor voltasse naquele momento.” I João 2:28.
F. Você se sente à vontade fazendo isso sabendo que Deus através do Espírito Santo habita em você?
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Coríntios 6:19, Efésios 4:30”.
G. É uma conduta conveniente a um filho de Deus?
Quando um filho do rei age de forma indigna, traz desgraça ao nome de seu pai. Assim também o cristão que se comporta de forma indigna. Romanos 2:24, Colossenses 1:10.
H. Que efeito minha atitude provocará nos outros?
Será um bom testemunho para os não crentes, ou eles chegarão a conclusão que não existe nenhuma diferença entre o cristão e o incrédulo? II Coríntios 5:17. Também, provocará tropeço aos novos na fé? O apóstolo Paulo nos alertou sobre ser uma pedra de tropeço “…não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.” Romanos 14:13.
I. Finalmente, há dúvida, por menor que seja, em sua mente sobre isso?
Se há, não faça, pois “aquele que tem dúvidas… está condenado… tudo que não é de fé é pecado” Romanos 14:23.
IGREJA PROTESTANTE ADVENTISTA DO AVIVAMENTO E SEUS ENSINOS NA CONDUTA DE NOSSO POVO:
NA VESTIMENTA:
Os Adventistas Do Avivamento são ensinados e se vestirem com modéstia, sem escândalos e sensualidade. As joias são permitidas pela Igreja, os aparatos não devem ter símbolos condenados pela Igreja e não devem ser o verdadeiro enfeite da mulher Cristã. As joias não são condenadas pelas Escrituras como alguns afirmam, um estudo sem religiosidade mostrará a verdade sobre este assunto. O uso de joias não desfaz ou constrói bom o mau caráter nas pessoas, as joias devidamente escolhidas e modestas jamais tira o valor de um servo(a) de Deus. As estampas das roupas ou escritos devem ter atenção de nossos membros, somos Cristãos e devemos saber como nossa imagem de servos de Deus está sendo apresentada aos demais. Na Igreja não se impõe quais roupas que aos olhos dos homens são Cristãs e sim cada membro deve fazer exame de si mesmo, de sua conduta, seu respeito para com o seu corpo e a casa de Deus. A não ser que sejam roupas sensuais e de desrespeito ao corpo do Cristão, ao Ambiente Sagrado e as Famílias dentro e fora da Igreja. É orientado roupas simples e de caráter modesto ao povo de Deus.
É PERMITIDO O USO DE MAQUIAGENS E PINTURA DOS CABELOS?
Embora algumas doutrinas humanas tentem lançar esses costumes aos demônios, isso não é uma absoluta verdade. As mulheres de Deus em nossa Congregação são livres para usar suas maquiagens e pinturas de cabelo. De forma modesta as mulheres de Deus podem fazer o uso destes cosméticos. A mulher e homem de Deus devem sempre transmitir beleza, limpeza e simplicidade.
É PERMITIDO O USO DE TABACO OU BEBIDAS ALCOÓLICAS?
Entre os Protestantes Adventistas Do Avivamento não é permitido o uso de tabaco e bebidas alcoólicas. Nosso corpo é templo do Espírito e devido aos cuidados que a Igreja possui com a saúde, temos entendimento dos malefícios na saúde e no testemunho que isso causa. Entre os Adventistas Do Avivamento este costume não deve existir nem mesmo de forma social, é proibido pela Igreja o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas.
É PERMITIDO MÚSICAS SECULARES?
Sim, as que não ferem a fé e nossos princípios podem ser ouvidas e cantadas por nós. Na Congregação somente músicas que exaltam a Deus e Seu Filho. Existem muitas músicas que falam de amor, paz, família, amizade e verdades que são incontestáveis. Existem músicas saudáveis e de grande ensino em suas letras que não são cantadas por Cristãos mas fazem parte dos ensinos e princípios nossos.
É PERMITIDO FREQUENTAR LUGARES MUNDANOS?
Ora, o povo de Deus devem ser cautelosos e estudar onde frequentam. Casas noturnas, imorais e lugares impróprios à família não é próprio para nós. Onde houver mau testemunho não é nosso lugar! O povo de Deus deve procurar lugares familiar e de boa conduta, e se houver coisas certas incompatibilidades com nossa fé devemos manter nosso testemunho no local. Digamos que vá com sua família em uma pizzaria: Ora, lá pode haver bebidas alcoólicas sendo pedidas, alimentos impróprios a nossa fé ou até mesmo em um restaurante. Nesses lugares devemos manter nosso testemunho e cada um no seu estilo de vida. Restaurantes, pizzaria, sorveterias, shopping e lugares trabalham com alimentação são por nós frequentados, o importante é manter nossa conduta nesses lugares. Somos convidados e ir em festas de aniversário, churrascos e outros encontros de amizade e familiares. Nesses lugares nosso testemunho é primordial.
ORAÇÃO ANTES DA REFEIÇÕES.
Um ensino Bíblico e Adventista. Todo verdadeiro Adventista Do Avivamento ora antes das refeições em qualquer lugar que esteja.
ESPORTES E ATIVIDADES FISÍCAS?
São permitidos e incentivados aos Adventistas Do Avivamento, jogos de azar de qualquer espécie é proibido pela Igreja. As atividades físicas é parte dos mais importantes ensinos aos Adventistas Do Avivamento.
NOSSO MODO DE FALAR.
Deve ser objetivo, santo e com prudência. Nada de xingamentos e palavras frívolas. Palavras de amor, carinho e paz é parte de Jesus. Devemos ser também mansos, ter autoridade quando necessário e com sabedoria falar em cada situação o que produz bom testemunho.
Ficou top bem esplicado
ResponderExcluir