Escola Bíblica Adventista Do Avivamento.
O Maravilhoso Espírito Santo.
A Igreja Protestante Adventista Do Avivamento Oficialmente reconhece o Espírito Santo. Para os Adventistas do avivamento o Espírito Santo é um dos seus principais pontos de fé, existência como Religião e razão do nome da Organização. A Igreja reconhece o Espírito Santo como sendo O Representante Pessoal do Eterno Deus Pai e Seu Filho Jesus Cristo. Ou seja, o Espírito Santo é o Próprio Deus e o Próprio Cristo, tanto a Pessoa do Pai como do Filho, como o Poder do Pai como de Seu Filho Jesus. O Espírito Santo é um mistério, não é totalmente revelado, faz parte da natureza das duas Potências do Universo: JEOVÁ E JESUS CRISTO. A mente humana, nossa finita capacidade jamais entenderá os mistérios de Deus, Sua dimensão, Seu poder e sua Obra na amplitude. Para o Adventista Do Avivamento e de acordo com a Bíblia, num estudo profundo não existe uma Trindade ou seja: Três pessoas no céu, três deuses, três potências. Existe o que o apóstolo Paulo disse:
6. para nós, contudo, há um único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem tudo o que há veio a existir, e por meio de quem também vivemos.
(1 Coríntios, 8)
5. há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
6. um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.
(Efésios, 4)
E cremos ser o Próprio Deus Pai e Deus Filho o Espírito Santo. Eis a Bíblia:
17. O Senhor é o Espírito; e onde quer que o Espírito esteja, ali há liberdade.
18. Mas todos nós, que com a face descoberta contemplamos, como por meio de um material espelhado, a glória do Senhor, conforme a sua imagem estamos sendo transformados com glória crescente, na mesma imagem que vem do Senhor, que é o Espírito.
(2 Coríntios, 3)
19. Pois estou certo de que o que se passou comigo resultará em libertação para mim, graças às vossas súplicas e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo.
(Filipenses, 1)
9. Vós, contudo, não estais debaixo do domínio da carne, mas do Espírito, se é que de fato o Espírito de Deus habita em vós. Todavia, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
10. Porém, se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
(Romanos, 8)
11. buscando conhecer o tempo e as circunstâncias mais oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao comunicar-lhes de antemão os sofrimentos que Cristo haveria de passar e as glórias que se seguiriam àquelas aflições.
(1 Pedro, 1)
O Consolador é tanto o Pai como o Filho:
16. Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,
17. concedam ânimo ao vosso coração e vos fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.
(2 Tessalonicenses, 2)
4. que nos consola em todas as nossas tribulações, para que também sejamos capazes de consolar os que passam por qualquer tribulação, por intermédio da consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
5. Porquanto, da mesma maneira como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, igualmente por meio de Cristo transborda a nossa consolação.
(2 Coríntios, 1)
3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,
(2 Coríntios, 1)
Só existe dois:
9. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas acredita estar indo além dele, não tem Deus; porquanto, quem permanece na sã doutrina tem o Pai e também o Filho.
(2 João, 1)
O Pai e o Filho faz morada no crente pelo Espírito Santo:
23. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar.
(João, 14)
21. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23. Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
(João, 14)
A verdadeira Trindade é Deus, Cristo e o crente:
21. para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
22. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um;
23. eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.
(João, 17)
Quem batiza com o Espírito Santo é Jesus Cristo:
11. Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.
(Mateus, 3)
8. Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.
(Marcos, 1)
16. respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.
(Lucas, 3)
É o Nome de Dois que sela o Crente:
1. E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai.
(Apocalipse, 14)
Estêvão viu só dois:
55. Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,
56. e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus.
(Atos, 7)
João viu só dois:
3. Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão,
(Apocalipse, 22)
1. E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
(Apocalipse, 22)
23. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
(Apocalipse, 21)
22. Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
(Apocalipse, 21)
4. Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.
(Apocalipse, 14)
17. porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
(Apocalipse, 7)
16. e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
(Apocalipse, 6)
13. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:
(Apocalipse, 5)
Cristo disse ser Ele e o Pai o Espírito:
11. Quando, pois, vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.
12. Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer.
(Lucas, 12)
11. Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo.
(Marcos, 13)
19. Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer.
20. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
(Mateus, 10)
13. Isso vos acontecerá para que deis testemunho.
14. Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa;
15. porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer.
(Lucas, 21)
É somente o Pai e o Filho:
11. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
(João, 14)
10. Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras.
(João, 14)
38. Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai.
(João, 10)
O batismo no Espírito Santo trás a Presença do Eterno Deus Pai e Seu Filho Jesus Cristo:
17. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
18. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.
19. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.
20. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
(João, 14)
Termino este simples estudo com as Palavras do Senhor:
18. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.
28. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.
(João, 14)
18. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.
(João, 14)
Igreja Protestante Adventista Do Avivamento.
Djhonny De Oliveira Silva.
Comentários
Postar um comentário