Pular para o conteúdo principal

A DIVINDADE DE CRISTO PARA OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO.


A Igreja Protestante Adventista Do Avivamento possui 38 Doutrinas Fundamentais. Hoje estaremos apresentando um pouco sobre nossa crença de número:

003-O Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Deus, o Filho Eterno, se fez carne e habitou entre nós. Por meio dele foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente humano, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu e foi tentado como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao Céu para ministrar no Santo dos Santos em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de seu povo e a restauração de todas as coisas. O Filho de Deus, Jesus, o Messias prometido é o Centro da fé Protestante ADVENTISTA DO AVIVAMENTO e dEle diz as Escrituras: 9. Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus. 10. Assim como, em Cristo, estais aperfeiçoados. Ele é o Cabeça de todo poder e autoridade (Colossensses2). O FILHO de Deus deve ser honrado igualmente o Pai: 23. a fim de que todos honrem o Filho exatamente como honram o Pai (João5). Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Nosso Senhor Jesus Cristo é para sempre digno de honra e adoração; Jesus é nosso Grande Príncipe: 6. Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz (Isaías 9). Nosso Senhor Jesus possui toda Autoridade: 18. Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra (Mateus 28). Ele é nosso Rei e Senhor: 16. Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES ( Apocalipse19). 9. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; 10. para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses, 2)(Apocalipse, 19) (Mateus, 28)(Isaías, 9) (João, 5)(Colossenses, 2) ;Is 53:4-6; Dn 9:25-27; Lc 1:35; Jo 1:1-3, 14; 5:22; 10:30; 14:1-3, 9, 13; Rm 6:23; 1Co 15:3, 4; 2Co 3:18; 5:17-19; Fp 2:5-11; Cl 1:15-19; Hb 2:9-18; 8:1, 2.

Para os Protestantes Adventistas Do Avivamento o Senhor Jesus é:

• O Filho de Deus e o Messias prometido. 
• Ele é Deus Todo-Poderoso, nEle está toda a plenitude da divindade.
• Ele é Eterno, não criado e gerado do Eterno Pai.
• Ele é o Criador junto ao Eterno Pai.
• Ele é o Único Salvador e Mediador.
• Ele Ressuscitou em corpo e foi glorificado.
• Ele se fez carne e habitou entre nós. 
• Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. 
• Ele é o Advogado, intercessor e Sumo Sacerdote celestial. 
• Ele é Santo e jamais pecou.
• Ele é Digno de honra, glória e adoração.
• Ele é o grande vencedor contra as forças espirituais do mal. 
• Ele é o Anjo do Senhor no Antigo Testamento. 
• Ele é o Princípe das milícias Celestiais. 
• Ele morreu voluntariamente para nos salvar.
• Ele voltará de forma visível, corpórea e Majestosa para buscar a Igreja. 
• Ele é Eternamente o mesmo.
• Ele é o Cabeça da Igreja. 
• Ele é exatamente tudo o que a Bíblia diz que é. 

A Bíblia é clara em afirmar que Jesus é Deus. Eis alguns textos bíblicos sobre essa verdade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1); “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou” (João 1:18); “Respondeu-Lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu” (João 20:28); “… mas acerca do Filho: o Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre” (Hebreus 1:8); “… na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:1); “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13); “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23). À luz do conteúdo desses versos, não há motivo para se pensar que Jesus tenha sido criado pelo Pai. Se isso tivesse acontecido, Jesus teria sido o primeiro a nascer, o que contradiria os textos anteriormente mencionados, que declaram ser Ele Deus e, portanto, eterno.

Colossenses 1:15 diz que Jesus “é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a Criação”. A palavra “primogênito” vem do grego “protótokos” (protos = “o primeiro a nascer”, “o principal”, “o mais importante”, e tokos = “dado à luz”, “nascido”, “descendência”, “prole” – do verbo tikto = “nascer”, “dar à luz”1). A Septuaginta emprega protótokos para traduzir o vocábulo hebraico o bekôr -“primogênito”.2 Assim, protótokos significa tanto “primeiro/primogênito”, como também “mais importante/preeminente”.

“Primogênito” é empregado na Bíblia com duas ideias: (1) em sentido literal: o primeiro a nascer (cf. Lucas 2:7: “E ela [Maria] deu à luz o seu filho primogênito”; Hebreus 11:28: “… para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”), e (2) em sentido figurado: o mais importante, o mais preeminente (cf. Êxodo 4:22: “Israel [2º filho de Isaque] é meu filho, meu primogênito”; Salmos 89:27: “Fá-lo-ei [a Davi, filho mais novo de Jessé], por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da Terra”; Jeremias 31:9: “Efraim [2º filho de José] é meu primogênito”).

Então, sendo Jesus Deus, e como tal eterno, a palavra “primogênito” é empregada, em Colossenses 1:15, para mostrar que Ele é “o mais importante” de toda a Criação, pois foi seu Criador, o Autor da própria Criação. Veja que Colossenses 1:16 explica o verso 15: “… pois nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.”

Em Colossenses 1:15, Paulo destaca a posição de Cristo em relação à Criação. Ele é apresentado como estando acima de todas as coisas criadas. A razão disso é que Ele é a causa primária da Criação, Seu Originador. Ele é o que tem todo o poder, “no Céu e na Terra” (Mateus 28:18), “porquanto, nEle, habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9), e “NEle, tudo subsiste” (Colossenses 1:17).

Apocalipse 3:14 diz que Jesus é “o princípio da Criação de Deus”. A palavra “princípio”, na língua original grega, é archê, e significa “início”, “origem”, “princípio”, mas também “líder” e “primeira causa”.3 A ideia de que Jesus foi o início da Criação de Deus, no sentido de ter sido a primeira coisa criada, novamente contraria os textos mencionados anteriormente, os quais afirmam que Jesus é Deus, e como tal eterno, e quem é eterno não pode ter sido criado. A palavra “princípio”, em Apocalipse 3:14, quer dizer que Jesus é o “originador”, a “causa primária”, o “líder” da Criação de Deus.

Em conclusão, dizemos que os textos de Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14, longe de sugerirem que o Filho foi criado, afirmam Sua eternidade e Seu poder criador.

》Jesus deixou que as pessoas o adorassem (Mateus 28:9) – Jesus não recusou ser adorado. Jesus era judeu, os judeus acreditavam que só deviam adorar a Deus, nunca a homens.
》Jesus perdoava pecados (Marcos 2:5-7) – Ele não estava perdoando pecados feitos contra Ele próprio, mas todos os pecados das pessoas! Os religiosos da época ficaram chocados, porque só Deus poderia perdoar os pecados, visto que todo o pecado é uma ofensa contra Deus.
》Jesus afirmou ser o Eu Sou (João 8:28; João 8:58-59) – Quando Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, Deus respondeu: Eu Sou (Êxodo 3:13-14). Jesus afirmou ser o Eu Sou, quando foi questionado quem Ele era. Os judeus quiseram matá-lo quando ouviram a resposta, pois estava claro que Jesus afirmou ser Deus.
》Jesus disse que Ele e Deus eram um (João 10:30-33) – Isso seria o mesmo que dizer: Eu sou Deus! Tanto que os judeus ao entenderam isto tentaram apedrejá-lo.
》Jesus afirmou ser o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) – Só Deus poderia dar acesso a Ele próprio. Jesus afirmou ser - tudo no singular - o caminho, a verdade e a vida. Ninguém - absolutamente nada e ninguém - chegaria ao Pai senão fosse por intermédio dele.
》Jesus afirmou ser a única Salvação (João 5:24 e João 14:23) - Nenhum líder espiritual disse que a salvação viria por ele próprio. Tal afirmação cairia por terra quando o indivíduo morresse. Jesus não somente afirmou ser a Salvação (João 11:25), como ressuscitou e venceu a morte! (Mateus 28:5-6 e Romanos 6:9).

》Essa não foi a única vez que Jesus utilizou a expressão “Eu Sou”. O mesmo Evangelho de João traz sete grandes declarações de Jesus onde Ele emprega essa expressão:

“Eu Sou o pão da vida” (João 6.35,48,51). Aqui Jesus afirma ser o alimento espiritual que sustenta o seu povo.
“Eu sou a luz do mundo” (João 8.12; 9.5). Aqui Jesus declara que quem o segue jamais estará em trevas.
“Eu Sou a porta” (João 10.7,9). Ao dizer isso Jesus assegura que Ele é a porta que dá acesso a Deus, e quem entrar por Ele encontrará pastagem e será salvo.
“Eu Sou o bom Pastor” (João 10:11,14). Jesus declarou que dá sua vida por suas ovelhas e as protege.
“Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11.25). Jesus afirmou ser a própria vida que vence a morte.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). Jesus ensinou que a apenas por Ele somos conduzidos ao Pai.
“Eu sou a videira verdadeira“ (João 15.1,5). Com essa declaração Jesus alertou que apenas estando nele é que podemos produzir frutos.

Jesus é Deus porque Ele é o Criador e o sustentador de todas as coisas (Colossenses 1:16,17), e “sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3).
Jesus é Deus porque Ele pode salvar ou condenar, revelar ou esconder a salvação aos homens (Mateus 11:26,27; João 5:21).
Jesus é Deus porque Ele é Aquele que ouve e responde as orações de seu povo para que o Pai seja glorificado (João 14:13; 2 Coríntios 12:8,9).
Jesus é Deus e tem o poder de perdoar pecados (Mateus 9:6; Marcos 2:10; Lucas 5:24).
Jesus é Deus e por isso devemos crer nele assim como cremos no Pai (João 14:1).
Jesus é Deus e possui o poder para julgar todas as coisas (João 5:22).
Jesus é Deus e por isso Ele é digno de receber toda a adoração assim como o Pai e o Espírito Santo (João 5:23; Filipenses 2:10; Hebreus 1:6; Apocalipse 5:13). Durante seu ministério terreno, frequentemente Ele foi adorado (Mateus 8:2; 9;18; 14:33; 15:25; 28:9,17; etc.).

A divindade de Jesus nas Escrituras

I - Declarações explícitas de que Ele é Deus:

1. Isa. 9:6 - “Deus Forte”, “Pai da Eternidade” 
2. João 1:1,14 - O Verbo era
Deus e o Verbo encarnou, logo, o Verbo era Jesus.
Compare as expressões gregas “kai Theos en ho logos” em João 1:18;
“pneuma ho Theos” em 4:24 e “ho Theos agape estin” em I Jo. 4:16, nas quais o predicado está sem o artigo.
Veja Dana & Mantey, pág. 150; também o Artigo da Revista Teológica, SALT/IAENE, I Semestre 97.
3. João 20:28 - “Senhor meu e Deus meu”. Tomé chega a tal conclusão mesmo contrário às suas inclinações naturais e sem reprovação por parte de Jesus.
4. Rom. 9:5 - diz ser Jesus “Deus bendito eternamente”. 
5. Heb. 1:8 - registra a declaração do Pai dizendo que o Filho é Deus.
6. I João 5:20m - declara ser o filho “o verdadeiro Deus e a vida eterna”. 
7. II Pedro 1:1 - “nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”. 
8. II Tess. 1:12 - “graça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”.
9. II Tess. 2:16,17 - “Jesus nosso Deus e Pai... Console...”. 
10. Tito 2:13 e 14 - “grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; o qual se deu a si mesmo...” 11. Apoc. 22:6 e 16 - Jesus é o Deus dos santos profetas.

 Passagens substitutivas: YHWH substituído por Jesus.

Tais passagens aparecem no NT citando o VT e substituindo a original referência pela explícita aplicação a Jesus.
Como poderiam substituir YHWH por Jesus se não acreditassem que o Salvador fosse real e totalmente Deus?

1. Salmo 102:24 a 27 (Jeová) é aplicado a Jesus como criador em Heb. 1:10 a 12;
2.Isa. 40:3 (Jeová) é aplicado a Jesus em Mat. 3:3 quando João Batista o precedeu; 
3. Isa. 44:6 (Jeová) é aplicado a Jesus em Apoc. 1:17 e 22:13;  
4. Isa. 45:15, 18, 21 a 23 (Jeová) é uma prerrogativa de Jeová ser adorado e isso é aplicado a Jesus em Fil. 2:9 a 11.
5. Êxodo 3:14 (Jeová) aplicado por Jesus a ele mesmo quando usou a expressão que se refere a um presente contínuo, sem referência a tempo.
6. Em Isa. 43:10, a expressão “eu sou”, usada para Jeová no grego da LXX, é a mesma que Jesus usa em Jo. 8:58. Esta mesma passagem nos traz o contraste entre Jesus que disse “eu sou” antes que Abraão existisse (genésthai).

》Passagens comparativas: Jesus é igualado ou se iguala ao Pai

1. Conhecer a Jesus é conhecer ao Pai. Jo. 14:7, 9 
2. Batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Mat. 28:18 
3. Em Atos 2:38 as pessoas eram batizadas em nome de Cristo, pois os judeus aceitavam tudo o que os cristãos criam.
4. Honrar o Filho como honram ao Pai. Jo. 5:23 
5. Ressuscita como o Pai ressuscita. Jo. 5:21 
6. Tudo o que o Pai faz o Filho faz igualmente. Jo. 5:19 

7. A palavra filho não significa subordinação, derivação ou origem, porém igualdade (“filho da luz”, “filho das trevas”). Se filho for compreendido no sentido pleno e humano, seria necessário que Jesus tivesse uma mãe. Não se pode aplicar conceitos humanos ao que é divino.

8. Vida em Si mesmo como no Pai. Jo. 1:4 e 5:26

Passagens com figuras de exaltação a Jesus 1. Eu sou o pão que desceu do Céu

1. Jo. 6:41 e 50
2. A Porta. Jo. 10:9
3. O Caminho. Jo. 14:6 
4. A Videira. Jo. 15:5
5. Alfa e Ômega. Apoc.22:13
6. O Amém. Apoc. 3:14
7. Emanuel (Deus conosco). Mat. 1:22 e 23
8. O Verbo. Jo. 1:1 a 5, 9 a 14 e Apoc. 19:13
9. É Pai. II Tess. 2:16, 17
10. Senhor, no sentido Divino.
Mat. 7:21, 22; 22:43, 44; Luc. 1:43; 2:11; Jo. 20:28; Atos 16:31; I Cor. 12:3;
Fil. 2:11 e Rom. 10:9

》 Passagens das prerrogativas divinas atribuídas a Jesus

1. A Graça Lhe pertence para dar. I Cor. 1:3 e II Cor. 13:13
2. O Reino é dEle e de Deus. Ef. 5:5
3. O trono de Deus também é do Cordeiro. Apoc. 20:6 e 22:3
4. É o Deus dos Santos Profetas. Comparar Apoc. 22:6 e 16
5. É adorado e recebe orações. I Tess. 3:11; Mat. 2:2 e 11; 8:2; 14:33; 20:23; 28:9, 17; Fil. 2:9 e 4:10; Heb. 1:6; Mat. 4:10.
6. Tem todo o poder no céu e na Terra. Mat. 28:19

》 Passagens dos atributos ou qualidade exclusivamente divinas pertencentes a Jesus

Onipotência. Efés. 1:22; Isa. 9:6
Imutabilidade. Heb. 13:8 e 1:10 a 12 
 Criador.
Onipresença. Mat. 18:20; 28:20 
Onisciência. Jo. 16:30; 2:25; 6:64 Jo. 1:10; Col.1:16,17
Santidade. I Ped. 2:22
Eternidade. Jo. 1:1; Miq. 5:2
Vida. Jo. 1:4; 10:17,18
Autoridade para perdoar pecados. Marcos 2:5 a 12; Jo. 1:29; 8:36; 8:24; Atos 16:31; Mat. 1:21
Alvo de nossa fé. Jo. 6:28 a 40; 14:1; 15:5 a 6; 17:3; 10:9, 27 a 28.
Oração e cultos dirigidos a Ele. Jo. 14:13; 15:16; 16:23 a 26; 20:28; 5:23; Fil. 2:10 a 11; Heb. 1:6; Apoc. 5:12 a 13
Juiz de todos os homens. Jo. 5:22 a 29; Mat. 25:31 a 46; Atos 10:42
Possui a plenitude da Divindade. Col. 2:9

》Passagens sobre a unidade do Pai com o Filho

1. Quem vê a mim vê o Pai. Jo. 14:9
2. Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Jo. 10:38; 14:10,11
3. Eu e o Pai somos um. Jo. 10:30. (neutro hen = unidade, substância). Que sejais um como eu e o Pai somos um. Jo. 17:11, 21 a 23.
4. O nosso Deus é um único Senhor (achid = unido) 
5. Tudo o que o Pai tem é meu. Jo. 16:15; 17:10
6. Ninguém conhece o Pai senão o Filho e ninguém conhece o Filho senão o Pai. Jo. 14:7 
7. Glorifica-me com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Jo.
17:5 
8. Ele atende orações em seu nome e o Pai atende orações em nome do Filho. Jo. 14:13 e 16:23 
9. Quem ama a Jesus ama o Pai e ambos morarão nessa pessoa. Jo. 14:21

JESUS COMO O UNIGÊNITO DO PAI FILHO UNIGÊNITO ÚNICO FILHO

João 3:16
I – Monogenes no N. T. Monogenes ocorre 9 vezes no N. T.. Cinco vezes é aplicado a Jesus – João 1:14; 3:16; 3:18; I João 4:9. Estas cinco passagens acorrem nos escritos de João, o qual procura provar, que Jesus é Deus. Quatro passagens referem-se a outros e não a Jesus e ocorrem em: Luc. 7:12: 8:42; 9:38; Heb. 11:17.
II – O significado de Monogenes. 1 – Lingüisticamente monogenes vem de monos + genes (um, único, espécie, categoria) = o único da espécie ou categoria; diferente de ginomai (Ginomai vem do verbo gennaw que quer dizer gerar, ser).

Terminamos com as Escrituras Sagradas dizendo:
9. Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus.
(Colossenses, 2)

Igreja Protestante Adventista Do Avivamento. 
Fernandópolis-SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ETERNIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

ESCOLA BÍBLICA SABATINA.  02 DE MARÇO DE 2024. TEMA: A eternidade de nosso Senhor Jesus Cristo. Doutrina Protestante Adventista Do Avivamento: 03-O Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. (YESHUA) Deus, o Filho Eterno, se fez carne e habitou entre nós. Por meio dele foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente humano, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu e foi tentado como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao Céu para ministrar no Santo dos Santos em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de seu povo e a restauração de todas as c...

AS 38 DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DOS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO.

Estas são as 38 Doutrinas Fundamentais dos Protestantes Adventistas Do Avivamento. 20/04/2023. 01-As Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento.  As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina. Os autores inspirados falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu à humanidade o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a revelação infalível, suprema e repleta de autoridade de sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o revelador definitivo de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na história. Para os Adventistas Do Avivamento, a Bíblia é nossa única regra de fé e prática. Sl 119:105; Pv 30:5, 6; Is 8:20; Jo 17:17; 1Ts 2:13; 2Tm 3:16, 17; Hb 4:12; 2Pe 1:20, 21. É verbal: Provenientes de Deus: O Testemunho de Jesus: Mt 5.17-18; Jo 10.34-35; Mt 22.43-45. Os textos são inspirados: 2 Tm 3.16, Ex 24.4, ...

A VESTIMENTA CRISTÃ.

A ROUPA: UM CONSELHO DO PASTOR DJHONNY AOS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO. TEXTO BASE: 31. Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32. Não vos torneis motivo de tropeço nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus. (1 Coríntios, 10) Com certeza, no mundo em que estamos vivendo, cheio de sensualidade, sentimentos e desejos voltados para a carnalidade, um povo chamado à santidade deve tomar todo o cuidado. As vestes dizem muito sobre nós. Por exemplo: se vires um homem andando com roupas normais nas ruas, dirás: "É um homem qualquer." Mas se vires o mesmo homem vestido de farda, dirás: "É um policial." Da mesma forma, uma mulher vestida normalmente, dirás: "É uma mulher normal." Mas se vires vestida toda de branco ou com jaleco, dirás: "Deve ser médica, enfermeira ou alguém da área da saúde." É bem verdade que as vestes não confirmam o caráter, mas re...