Qual o Significado da Logomarca da Igreja Protestante Adventista Do Avivamento?
As três chamas simbolizam as três Mensagem Angélicas de Apocalipse. E as chamas simbolizam a atuação do Espírito Santo no mundo inteiro, o revestimento de poder através do batismo no Espírito Santo.
Eis as três Mensagens:
• 7. Então, proclamou com voz grave: “Temei a Deus e rendei-lhe glória; porquanto a hora do seu Juízo chegou. Adorai Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas!”
8. O segundo anjo o seguiu, exclamando: “Caiu a grande Babilônia, que deu de beber a todas as nações do vinho da ira da sua prostituição!”
9. Seguiu-os ainda um terceiro anjo, alertando a todos em alta voz: “Se alguém adorar a Besta e a sua imagem, e receber sua marca na testa ou na mão;
10. da mesma maneira, beberá o vinho da justiça severa de Deus, que foi derramado sem misturas atenuantes no cálice da sua ira. E será atormentado com enxofre incandescente diante dos santos anjos do Cordeiro.
11. E a fumaça da sua aflição será exalada para todo o sempre. Para todos aqueles que adoram a Besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não haverá repouso algum, dia e noite sem cessar”.
12. Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.
(Apocalipse, 14)
AS CHAMAS DE FOGO: A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO NO MUNDO INTEIRO:
• 8. Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!”
(Atos, 1)
• 15. E lhes ordenou: “Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura.
(Marcos, 16)
8. Quando, então, Ele vier, convencerá o mundo do seu pecado, da justiça e do juízo.
(João, 16)
• LUCAS 3:16.
O MUNDO ESCURO SIMBOLIZA O MUNDO EM TREVAS:
• 12. Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
(Efésios, 6)
• 19. Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
(1 João, 5)
O MUNDO COM CIRCULO AZUL SIMBOLIZA A ATUAÇÃO E O GOVERNO DE DEUS SOBRE O MUNDO TODO, SUAS LEIS E MANDAMENTOS.
AZUL: Na Bíblia Ex: 24:10 - Nm: 15:38 - Ez: 1:26 - 1 Cor 15:47-49
- Celestial
- Espírito Santo
- Revelação Divina
Azul é naturalmente a cor do céu. Pode representar Água. Na Palavra de Deus também é cor celestial. Sempre se refere a figura de Deus celestial, revelação divina e a espiritualidade.
O azul remete ao céu, às coisas celestiais e à própria pessoa de Jesus. Em Êxodo 25: 4 aparece uma variação do azul, a púrpura violeta, quase roxa, que serviu como uma cor para enfeitar o templo do Senhor.
Azul = Espírito Santo, água, mandamentos de Deus. Êxodo 24:10,16; Ezequiel 1:26 – presença de Deus (Espírito Santo). O azul, usado no Tabernáculo foi chamado em hebraico, tekeleth (Êxodo 25:4). Profundo azul escuro, quase roxo. De acordo com Josefo (Ant. 3.7.7) e Philo esta cor azul simboliza o céu. Esta é a cor que no livro de Esther 1:06 se traduz como violeta. A cor foi usada por príncipes e nobres (Ezequiel 23:06). Os ídolos da Babilônia estavam vestidos de "violeta (tekeleth) e roxo" (Jeremias 10:9). Também as bordas nos cantos das vestes dos hebreus, deveriam ser dessa cor, para lembrá-los da importância de obedecer aos mandamentos da Lei (Números 15:39-40) pelo qual eles foram santificados, separados. As bordas azuis eram lembretes das promessas de Doutrina Bíblica e simbolizava a vocação celestial (da identificação com o céu azul). O azul está espiritualmente associada ao Poder Curativo de Deus. Na Bíblia, a cor está associada à Palavra de Deus. Em Mateus 9:21 ele narra a história de uma mulher que tinha problema com sangue por 12 anos. Ela diz: “Eu serei inteira outra vez se eu tocar a bainha de sua roupa”. A bainha do vestuário era azul e a mulher ficou curada. É símbolo do Espírito Santo e da autoridade divina.
SIMBOLIZA A GLÓRIA DE DEUS SOBRE TODA A TERRA:
3. E, ao mesmo tempo, clamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo, é Yahweh dos Exércitos, eis que toda a terra está plena da glória do SENHOR!”
(Isaías, 6)
3. ‘Elôah, Deus veio de Temã, e Kâdôsh, o Santo, veio do monte Pâ’rân, Região das Cavernas. Sua glória cobriu os céus e seu louvor encheu a terra!
(Habacuque, 3)
14. Entretanto, assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do conhecimento da glória de Yahweh, o SENHOR.
(Habacuque, 2)
19. Abençoado e exaltado seja para sempre seu Nome glorioso: que toda a terra seja repleta da sua glória! Amém e Amém!
(Salmos, 72)
A CRUZ:
Qual o significado da cruz como símbolo cristão?
15. e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz.
(Colossenses, 2)
O significado da cruz remete ao sacrifício de Jesus Cristo por toda a humanidade! Foi numa cruz que Jesus foi crucificado e, portanto, é o principal símbolo no Cristianismo.
De modo geral, a cruz representa morte. Durante muito tempo (entre séculos 6 a.C e 4 d.C) a cruz era onde havia morte, tortura, dor. No processo da crucificação, a pessoa era amarrada ou pregada, e, ficava ali, sendo torturada muitas vezes ou, lentamente esperava a morte chegar. Mas, por causa do sacrifício Jesus, a cruz ganhou outro significado .
A cruz tinha o propósito de eliminar os inimigos de Roma e, sendo assim, era um instrumento de tortura. Era, portanto, usada para castigar escravos e pessoas que causavam agitação.
A cruz, como símbolo cristão, é a representação da vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado e as forçasdo mal, pois Ele venceu a morte, ressuscitou para trazer redenção à humanidade. Quando lembramos da cruz de Cristo, nossa fé e esperança centram-se em Jesus, Aquele que ressuscitou. Por isso, para o apóstolo Paulo a cruz era motivo de glória (Gálatas 6:14).
Alguns estudiosos acreditam que, a partir do século II, a figura da cruz era utilizada como uma maneira de identificar os cristãos, pois durante o século I, ainda era doloroso associar a cruz como um símbolo cristão, justamente pela dor que a cruz, como um instrumento de tortura, causava. Não encontramos razões bíblicas que motivem o uso da cruz, símbolos ou figuras, no sentido de serem ou se tornarem objetos de adoração.
Na Bíblia, encontramos referências a três tipos de cruz. Em Lucas 23:33-43 temos a primeira cruz sendo a “Cruz do Calvário”. Estamos falando da cruz de madeira na qual Jesus foi pregado.
Em Romanos 6:6 e Gálatas 5:24, o apóstolo Paulo está fazendo menção ao “velho homem, a carne, as paixões”. Esta é a segunda cruz! Paulo está usando a cruz como uma metáfora, em que o “velho homem” é arrancado de nós, para assim nascermos de novo e começarmos nossa caminhada com Cristo, como discípulos.
E, por fim, temos a terceira cruz ilustrada em Mateus 16:24 e em Lucas 9:23. O “tomar sua cruz e negar a si mesmo” também é uma metáfora, no sentido de usar a cruz para isso, isto é, não é uma cruz física. Cristo tomou sobre si todos nossos pecados, negou a si mesmo, decidiu fazer a vontade do Pai. O próprio Senhor Jesus disse que ninguém poderia ser discípulo Dele sem tomar a sua cruz dia após dia, negando seus desejos, sua carnalidade, como Ele mesmo fez.
A cruz, portanto, possui um profundo significado para nós, cristãos. Foi nela que nosso Senhor Jesus foi pregado, foi torturado, teve uma morte terrível, mas Ele venceu a morte, e Seu sacrifício trouxe perdão dos pecados, esperança, redenção e, é a única ponte de acesso para o Pai (João 14:6).
Por isso, a cruz de Cristo tem que representar e ser algo muito sério para todos os cristãos e, servir de modelo para nossa vida, no sentido de a cada dia "eu diminuir, para que Ele cresça" (João 3:30).
A Cruz para o Adventista do Avivamento.
A cruz é tida como um dos elementos centrais da fé cristã. Seus dois lados opostos representam a relação entre a vida e a morte, o mundo espiritual e o mundo terreno, condenação e redenção. Ela também representa sensações como a dor e o sacrifício e o perdão e amor.
Antes de Cristo
Na era antes de Jesus, a cruz era utilizada pelos romanos como um instrumento de tortura e pena de morte aplicada aos que cometiam crimes. Sua principal função era servir de lição para outras pessoas, como um exemplo a não ser seguido. Porém, com a crucificação de Cristo, a simbologia mudou e passou a prevalecer o sentimento de fé e renovação.
Depois de Cristo
Após o Filho de Deus ser crucificado, a cruz passou a significar um recomeço e passou a ser entendida como um caminho para o bem, o caminho que liga o homem a Deus.
O Senhor Jesus veio ao mundo para nos salvar, e assim o fez, entregando sua própria vida na cruz por nós.
“E, levando Ele às costas a Sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde O crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio”. (João 19. 17 ao 18)
Igreja Protestante Adventista Do Avivamento.
Fernandópolis-SP.
Comentários
Postar um comentário