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O ADVENTISMO E OS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO.


OS ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO E O ADVENTISMO. 

A Igreja Protestante Adventista Do Avivamento em sua essência, além da prática do culto e da fé, também visa a promover e atender seus membros e, através destes, a sociedade, como forma de manifestação e exercício de sua missão como povo de Deus. Como Protestantes Adventistas Do Avivamento legalmente no CNPJ: 31.634.262/0001-31, seguindo todas as normas ordenadas pela Bíblia e as leis do País, sentimos a necessidade de pregar a Palavra de Deus, doutrinar, expor assuntos teológicos, informar de forma útil o público em todos os assuntos desta vida e espirituais. A Denominação é Cristã-Judaica, Pentecostal, Sabatista, Adventista, não cessacionista, mortalista e que tem a Bíblia como Única regra de fé. Seguindo fielmente os cinco pilares do Protestantismo: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria a Igreja prossegue fiel à nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja Protestante Adventista Do Avivamento é fundamentada nas Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento onde extraímos 38 Doutrinas Fundamentais. Ela nasceu em 2010 e foi Organizada no dia 07 de Outubro de 2011, por um jovem Adventista chamado Djhonny De Oliveira na cidade de Fernandópolis-SP. De Fundação Brasileira a Igreja é Avivacionista, crente no Batismo no Espírito Santo e na manifestação dos dons espirituais. A Igreja Adventista Do Avivamento faz parte do Adventismo que teve início no século XIX nos Estados Unidos da América. O movimento começou com William Miller, fazendeiro, membro da Igreja Batista, cujos seguidores ficaram conhecidos como Mileritas. A família de igrejas adventistas são consideradas como protestantes conservadoras. O adventismo chegou ao Brasil por volta do ano 1884, à cidade de Brusque – Santa Catarina, através de algumas revistas intituladas A voz da verdade, vindas da Alemanha e endereçadas ao Sr. Carlos Dreefke, membro da Igreja luterana, por indicação de Borchardt, jovem alemão que residia em Brusque, cujo padrasto era o próprio Carlos Dreefke.A palavra Adventista é uma referência à segunda vinda de Cristo, crença que os adventistas cultivam e pregam. 

QUANDO SURGIU O ADVENTISMO?

O Despertar Religioso nos Finais do Século XVIII
Nos finais do século XVIII e inícios do século XIX, tanto na Europa como no Novo Mundo, o Homem questionava-se seriamente sobre si mesmo, o mundo em que vivia, a existência de um Universo, o sentido da vida humana e a sua finalidade. Muita coisa foi posta em causa, o próprio modo como o Homem via o mundo e o explicava, a sua relação com a Natureza e os seres vivos. Como referiu o filósofo Emmanuel Kant, o Homem estava a sair da sua menoridade.

Em algumas igrejas cristãs, surgiu o desejo de saber mais acerca de Deus e da Sua relação com a História humana: a necessidade de aprofundar a fé pessoal num Deus também pessoal; e o dever de transmitir, a um mundo em constante mudança e agitação, a imagem de um Deus de amor que deseja salvar e transmitir uma vida nova a todas as pessoas. A este fenómeno, chamamos despertamento ou reavivamento.

Entre as principais características do reavivamento deste período, destacam-se: interesse pelo estudo da Bíblia, reforma dos costumes e uma reflexão escatológica (quer dizer, uma atenção particular sobre o ensino bíblico do regresso de Jesus Cristo e dos sinais do fim do mundo). É neste contexto que se insere a propagação das ideias de Guilherme Miller nos Estados Unidos, a partir de 1831 e mais tarde, a partir de 1861 da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Guilherme Miller e o Estudo das Profecias Bíblicas:
Guilherme Miller, nasceu a 15 de Fevereiro de 1782 em Pittsfield, no estado do Massachussetts, Estados Unidos, numa família piedosa e modesta. Casou-se aos 21 anos e instalu-se em Poultney no estado do Vermont. Homem culto com grande sentimento de justiça, cumpriu as funções de juiz e de sherife da pequena localidade. Miller partilhava as ideias deístas do seu tempo. No entanto, os horrores da guerra que presenciou entre 1812-1814, contra os ingleses afectaram-no profundamente. Dois anos mais tarde a morte do pai, colocou-lhe questões acerca da morte. Instalou-se em Low Hampton, no estado de Nova Iorque, para gerir os bens do pai e cuidar da sua mãe. Começou a frequentar a igreja do tio que era pastor baptista. Um certo dia, foi convidado a ler a pregação em substituição do diácono de serviço. O texto de Isaías 53 chamou-lhe a atenção. Começou a estudar a sua Bíblia, em particular as profecias bíblicas. O cumprimento das profecias da Bíblia deram-lhe a prova de que necessitava para crer na veracidade das Escrituras.

Os livros de Daniel e Apocalipse atraíram em particular a sua atenção. Adoptando o princípio de interpretação que reconhece que em profecia um dia profético, simboliza um ano literal, ao ler na versão King James o capítulo 9 de Daniel chegou a uma conclusão. Os comentários da versão inglesa King James, tomavam como ponto de partida para a profecia das 70 semanas de Daniel 9, o sétimo ano do reinado de Artaxerxes, ou seja, o ano 457 A.C.

Como 70 semanas em profecia é igual a 490 anos, esta profecia chegava ao ano 33 da nossa era. O Ungido que seria arrancado na última semana era Cristo que morreu por volta do ano 30.

Para Miller, esta profecia estava ligada à profecia de Daniel 8:14 que diz : “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário será purificado”. Aplicando o mesmo princípio bíblico dia/ano, era óbvio que estes 2300 dias representavam 2300 anos. Retirando 2300 anos ao ano 457 da era antiga, ficam 1843 anos.

Considerando que o santuário que deveria ser purificado era a terra, Gulherme Miller concluiu que o regresso de Jesus à terra ocorreria em 1843. Estava-se em 1818, e esta descoberta ocorreu dois anos depois de ter começado a estudar a Bíblia.

Guilherme Miller, não foi o único nem o primeiro a chegar a estas conclusões. Sem o saber, Miller desenvolveu as ideias do jesuíta Manuel Lacunza (1731-1801), de Gutierry de Rozas, jurista mexicano, advogado junto do tribunal da Inquisição (1835), de Adam Burwell, missionário canadense da Sociedade para a propagação do Evangelho (1835),de R. Scott, pastor anglicano e depois pastor baptista (1834) , do missionário inglês, Joseph Wolff (1829) e de muitos outros.

O Movimento Milerita
É apenas em 1831, que Guilherme Miller começou a propagar as suas ideias. Depressa se iniciou um movimento de reavivamento: Durante 4 anos percorreu cidades e vilas, respondendo aos convites que lhe eram dirigidos para partilhar as suas descobertas. Durante esse período pregou mais de 800 sermões e muitas comunidades aceitaram a sua mensagem. Pastores de diferentes confissões religiosas aderiram à pregação de Miller. Com o apoio de Josué Himes, pastor baptista e de Josias Litch, pastor metodista, o movimento tomou outra amplitude. Revistas foram editadas como a Revista “Signs of the Times” e “Midnight Cry” e vários folhetos foram distribuídos.

Os anos 1840 a 1843 foram dedicados à pregação da mensagem de advertência em vista do regresso de Jesus Cristo. A data da volta de Jesus foi fixada para 22 de Outubro de 1844.

O dia 23 de Outubro trouxe a amarga verdade : Jesus Cristo não tinha regressado. A 10 de Novembro de 1844 através duma declaração oficial em Bóston, os responsáveis do Movimento reconheceram o seu erro quanto à interpretação do acontecimento, sem colocarem em causa a cronologia bíblica. Muitos membros do Movimento abandonaram e regressaram às suas igrejas de origem, outros que ficaram, procuravam encontrar resposta às questões e à esperança bíblica.

Guilherme Miller, ia visitando alguns desses grupos, procurando encorajá-los a guardarem a sua fé. Morreu cego a 20 de Dezembro de 1849. Do grande movimento Milerita que segundo alguns teria alcançado o número de 1 milhão de seguidores, várias denominações se formariam : The Evangelical Adventists, organizados em 1858 The Advent Christians, organizados em 1861 A Igreja Adventista do Sétimo Dia The Church of God, organizada em 1866 The Life and Advent Union The Churchs of God in Christ Jesus A existência destas denominações espelha um pouco a amplitude e a importância que o movimento Milerita teve nos Estados Unidos nos finais do século XIX.

O SURGIMENTO DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA DEPOIS DO DESAPONTAMENTO DE 1844: 

Com o passar do tempo, faz-se premente a existência duma organização. Em 1852, havia já 2000 membros, havia publicações editadas regularmente, era necessário definir regras de organização, era necessário credenciar os pastores. Há no entanto algumas resistências em adoptar um nome e uma organização. É preciso esperar até 1860, para ver ser adoptado em assembleia-geral, tida em Battle Creek o nome “Adventistas do Sétimo Dia” que definia este grupo de crentes. O nome Adventista, traduz a esperança do regresso de Jesus Cristo, do Sétimo Dia, porque em conformidade com a Bíblia, observam o sábado como dia de repouso semanal. Em 03 de Maio de 1861, registou-se a Associação Publicadora dos Adventistas do Sétimo Dia”, em Outubro do mesmo ano, a “Associação dos Adventistas do Sétimo Dia do Michigan” e finalmente em 1863 é fundada a Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, que contava na altura 3500 adventistas, 30 pastores e 152 igrejas.

OS PIONEIROS DO ADVENTISMO FORAM:

William Miller (1782-1849)
Joseph Bates (1792-1872)
Hiram Edson (1806-1882)
Ellen White (1827-1915)
Tiago White (1821-1881)
John Andrews (1829-1883)
John Byington (1798-1887)
John Loughborough (1832-1924)
Rachel Oakes Preston (1809-1868)
Stephen Haskel (1833-1922)
Urias Smith
Goodloe Bell

FUNDADORES ADVENTISTAS:

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA: 21 de Maio de 1863 EstadosUnidos da América: 
 Joseph Bates, John Andrews, Tiago White, Urias Smith, Ellen White. 

IGREJA ADVENTISTA DA REFORMA: Surgiu em 1925.
Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma (IASD-MR) é uma denominação cristã, a qual se destaca pela observância do sábado e pela crença na segunda vinda de Jesus Cristo. Tem sua origem na separação da Igreja Adventista do Sétimo Dia devido à divergência quanto à participação dos membros na Primeira Guerra Mundial, na qual os que eram contra tal conduta deram início ao movimento. 

IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA:
A Igreja Adventista da Promessa foi fundada por João Augusto da Silveira, ex-ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia e membro do Movimento de Reforma Adventista. Silveira, depois de estudar a respeito dos dons espirituais, começou a buscar o batismo no Espírito Santo. A data em que falou em línguas, 24 de janeiro de 1932, é considerada o início da Igreja Adventista da Promessa. 

IGREJA PROTESTANTE ADVENTISTA DO AVIVAMENTO: 
07 de Outubro de 2011 na Cidade de Fernandópolis-SP. 

Exatamente em 07 de Outubro de 2011 surgia a Igreja Protestante Adventista Do Avivamento, fundada pelo Jovem Missionário Djhonny de Oliveira Silva. A história da Igreja Protestante Adventista Do Avivamento é marcada com poder e Avivamento, a Igreja surgiu baseada em Ezequiel 37 onde o Senhor promete uma Ressurreição espiritual a Israel. A Igreja Protestante Adventista Do Avivamento surgiu pelas manifestações espirituais que acontecia no ministério do Pastor Djhonny de Oliveira, essas manifestações eram: O ato de falar em línguas e interpretações, sonhos e visões, expulsão de demônios, cura divina e Profecias. Havia também crenças que diferenciava o Pastor Djhonny da Igreja Adventista do sétimo dia, essas crenças eram: A doutrina da Trindade, o santuário celestial, batismo no Espírito Santo, o Selo de Deus, a obrigatoriedade da crença em Ellen White e outros assuntos. O Pastor Djhonny também percebeu grandes mudanças na Igreja Adventista do sétimo dia, muitas crenças dos pioneiros Adventistas já não eram as crenças dos Adventistas de hoje, havia também muita frieza espiritual, julgamentos que os fazia exclusivistas e houve também ensinamentos diferentes sobre o catolicismo Romano. O Pastor Djhonny percebeu que a Igreja Adventista de hoje não é a Igreja Adventista de 1863. Foram averiguados documentos da história da Igreja, os escritos de Ellen White e percebido grandes mudanças no Adventismo de 1950 pra cá. A Igreja Adventista Do sétimo dia considerava as manifestações na vida de Djhonny diabólicas, anti-bíblicas e sem fundamento na doutrina Adventista Do sétimo dia. Na verdade Djhonny acudiu secretamente muitos Adventistas Do sétimo dia e membros de outras denominações com seus dons espirituais. Havia duas classes de pessoas: Os que defendiam Djhonny fortemente e os que lutavam pra destruir seu ministério. Ao longo da história dos Protestantes Adventistas Do Avivamento surgiram batalhas ferrenhas e grandes perseguições. Via-se claramente a ira de satanás contra este movimento.

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