Pular para o conteúdo principal

NÃO EXISTE SALVAÇÃO FORA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. JESUS, O SENHOR DOS ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO.

A Igreja Adventista Do Avivamento possui atualmente 38 Doutrinas Fundamentais, todas elas extraídas puramente das Escrituras Sagradas, nenhuma sem forte base na Palavra de Deus. Todas as Doutrinas são extremamente importantes para os Adventistas Do Avivamento, todas são de peso espiritual e verdade para nós. Mas a Doutrina que é essencial para tornar-se um Adventista Do Avivamento é a crença em nosso Senhor Jesus Cristo. A Doutrina diz: 

3-O Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Deus, o Filho Eterno, se fez carne e habitou entre nós. Por meio dele foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente humano, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu e foi tentado como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao Céu para ministrar no Santo dos Santos em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de seu povo e a restauração de todas as coisas. O Filho de Deus, Jesus, o Messias prometido é o Centro da fé Protestante ADVENTISTA DO AVIVAMENTO e dEle diz as Escrituras: 9. Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus. 10. Assim como, em Cristo, estais aperfeiçoados. Ele é o Cabeça de todo poder e autoridade. O FILHO de Deus deve ser honrado igualmente o Pai: 23. a fim de que todos honrem o Filho exatamente como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Nosso Senhor Jesus Cristo é para sempre digno de honra e adoração; Jesus é nosso Grande Príncipe: 6. Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz. Nosso Senhor Jesus possui toda Autoridade: 18. Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ele é nosso Rei e Senhor: 16. Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. 9. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; 10. para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses, 2)(Apocalipse, 19) (Mateus, 28)(Isaías, 9) (João, 5)(Colossenses, 2) ;Is 53:4-6; Dn 9:25-27; Lc 1:35; Jo 1:1-3, 14; 5:22; 10:30; 14:1-3, 9, 13; Rm 6:23; 1Co 15:3, 4; 2Co 3:18; 5:17-19; Fp 2:5-11; Cl 1:15-19; Hb 2:9-18; 8:1, 2. 

Também nos declara a Doutrina de número 38.

38 - Jesus: "Mediador e Salvador"
Cremos que Jesus, o Filho de Deus, foi enviado ao mundo para cumprir a divina promessa da redenção. Morrendo na cruz pelos nossos pecados, como Cordeiro de Deus, Jo 1.29, tornou-se nosso único Mediador e salvador, Jo 14.6; 1Tm 2.5; Lc 2.11; Jo 4.44. Ele é nosso Suficiente Sumo Sacerdote e dEle diz as Escrituras: 14. Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno (Hebreus, 4). Ele é nosso Único Mediador até O Eteno: 5. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Timóteo, 2). Jesus é nosso Único e Suficiente Salvador, pois diz as Escrituras: 11. É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas, 2) e mais:14. E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus (1 João, 4). Cremos que Ele é o Único caminho: 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João, 14). Para nós não existe nenhum outro, nenhuma forma fora dEle de Salvação, pois diz a Palavra do Eterno: 12. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos (Atos, 4). Adoramos, exaltamos, glorificamos nosso Bendito Príncipe e Salvador: 31. sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados (Atos, 5).

1- Para a Igreja Adventista Do Avivamento não existem mediadores, não existem intercessores celestiais junto ao Pai das luzes a não ser nosso Senhor Jesus Cristo. 

5. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem.
(1 Timóteo, 2)

6. Contudo, agora, Jesus recebeu um ministério ainda mais excelente que o dos sacerdotes, assim como também a aliança da qual Ele é o mediador; aliança muito superior à antiga, pois que é fundamentada em promessas excelsas.
(Hebreus, 8)

15. Exatamente por esse motivo, Cristo é o Mediador de uma Nova Aliança para que todos aqueles que são chamados recebam a Promessa da herança eterna, visto que Ele morreu como resgate por todas as transgressões cometidas durante o período em que vigorava a primeira aliança.
(Hebreus, 9)

24. a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que se expressa com mais veemência do que o sangue de Abel.
(Hebreus, 12)

6. “Eu, Yahweh, te convoquei em justiça; tomei-te pela mão e guardei-te; Eu te estabeleci mediador da Aliança com o povo e Luz para as nações;
(Isaías, 42)

2- Para a Igreja Adventista Do Avivamento só existe salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, fora de Cristo não há salvação. 

12. E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!”
(Atos, 4)

17. Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.
18. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus.
(João, 3)

9. Porque Deus não nos designou para a ira, mas para sermos contemplados pela salvação por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
10. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a Ele.
(1 Tessalonicenses, 5)

10. Por este motivo, suporto todas as aflições por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.
11. Esta palavra é absolutamente digna de crédito: Se já morremos com Ele, da mesma forma com Ele viveremos;
12. se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos; se o negarmos, Ele também nos negará;
13. mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
(2 Timóteo, 2)

10. Ao conduzir muitos filhos à glorificação, convinha que Deus, por causa de quem e por intermédio de quem tudo veio a existir, tornasse perfeito, por meio do sofrimento, o Autor da Salvação deles.
(Hebreus, 2)

10. E proclamavam com grande voz: “A Salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono e ao Cordeiro!”
(Apocalipse, 7)

10. Todavia o anjo lhes revelou: “Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas:
11. Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor!
(Lucas, 2)

42. Então disseram à mulher: “Agora cremos, não somente por causa do que tu falaste, mas porque nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”
(João, 4)

31. Deus, no entanto, o exaltou, elevando-o à sua direita, como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.
32. Ora, nós somos testemunhas destes fatos, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que são obedientes a Ele!”
(Atos, 5)

23. E, da descendência desse homem, Deus levantou para Israel o Salvador Jesus, assim como prometera.
(Atos, 13)

23. porque o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, do qual Ele é o Salvador.
(Efésios, 5)

20. No entanto, a nossa cidadania é dos céus, de onde aguardamos com grande expectativa o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
(Filipenses, 3)

10. e que nesses dias se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, que aniquilou a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por intermédio do Evangelho.
(2 Timóteo, 1)

3. No devido tempo, ele trouxe à luz sua Palavra, por meio da pregação que me foi confiada por determinação de Deus, nosso Salvador,
4. a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
(Tito, 1)

13. enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
(Tito, 2)

1. Simão Pedro, escravo e apóstolo de Jesus Cristo, aos irmãos que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:
(2 Pedro, 1)

11. Pois dessa maneira é que vos será ricamente suprida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
(2 Pedro, 1)

20. Sendo assim, se depois de fugir das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, são uma vez mais influenciados e vencidos por elas, seu último estado tornou-se ainda pior que o primeiro.
(2 Pedro, 2)

2. para que vos lembreis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, que os vossos apóstolos vos ensinaram.
(2 Pedro, 3)

18. Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém.
(2 Pedro, 3)

14. E vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo.
15. Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
(1 João, 4)

25. ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todas as eras, agora e para todo o sempre! Amém.
(Judas, 1)

9. Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus!
10. Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida.
11. E, ainda mais, nos gloriamos também em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, completa reconciliação.
(Romanos, 5)

31. Eles, prontamente lhe afirmaram: “Crê no Senhor Jesus, e assim serás salvo, tu e os de tua casa!”
(Atos, 16)

3- Para a Igreja Adventista Do Avivamento não existe salvação fora do Filho de Deus, quem não crê no Senhor Jesus já está condenado. Para nós, não existe absolutamente nenhum outro enviado por Deus, nenhuma outra forma de salvação e verdade fora da Bendita Pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. DEle diz as Escrituras: 

2. Ele cresceu diante dele como um broto tenro e como uma raiz saída de uma terra árida e estéril. Ele não aparentava qualquer formosura ou majestade que pudesse atrair os seres humanos, nada havia em seu aspecto físico pelo que pudéssemos ser cativados.
3. Pelo contrário, foi desprezado e rejeitado pelos homens, viveu como homem de dores, experienciou todo o sofrimento. Caminhou como alguém de quem os seus semelhantes escondem o rosto, foi menosprezado, e nós não demos à sua pessoa importância alguma.
4. E no entanto, suas dores eram as nossas próprias enfermidades que ele carregava em seu ser. Sobre seu corpo levou todas as nossas doenças; contudo nós o julgamos culpado e castigado por Deus. Pela mão de Deus ferido e torturado.
5. Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados.
6. Em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes; cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
7. Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra.
8. Por intermédio de julgamento tirano ele foi preso. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi ceifado da terra dos viventes; por causa dos erros do meu povo ele foi golpeado.
9. Deram-lhe uma sepultura com os ímpios, e ficou com o rico na sua morte, embora jamais tivesse cometido injustiça, nem houvesse qualquer engano ou inverdade em sua boca.
10. Contudo, foi do propósito de Yahweh, torturá-lo e fazê-lo passar por toda dor. E, embora o SENHOR o tenha feito como oferta pelo pecado da humanidade, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias para sempre, e a vontade de Yahweh prosperará em suas mãos.
11. Logo depois do sofrimento ele contemplará o resultado da sua obra, o empenho de sua alma, e ficará satisfeito; mediante a sua sabedoria, o meu Servo, o Justo, justificará a muitos e tomará sobre si mesmo as más obras dos seres humanos.
12. Por este motivo Eu lhe darei uma porção generosa entre os grandes, e ele dividirá os despojos entre as multidões, porquanto ele derramou a sua própria vida até a morte, e foi contado entre os criminosos. Portanto, ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”.
(Isaías, 53)

4- Jesus Cristo é nosso Rei e Senhor. 

14. Guarda este mandamento imaculado e irrepreensível até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
15. a qual Deus fará com que se cumpra no seu devido tempo. Ele é o bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,
(1 Timóteo, 6)

14. Então, guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois Ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e com Ele vencerão todos os seus eleitos, convocados e fiéis”.
(Apocalipse, 17)

16. Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
(Apocalipse, 19)

5- Somente o Pai e o Filho devem ser adorados. 
A MINHA HONRA EU NÃO DAREI ÀS IMAGENS DE ESCULTURA:

 Ezequiel 33:8,9.

1) Deuterônomio 5:8-10.
2) Gênesis 31:19.
3) Êxodo 32:3,4.
4) Êxodo 34:17.
5) Deuterônomio 4:28.
6) Deuterônomio 17:3.
7) Deuterônomio 7:25.
8) Deuterônomio 6:14.
9) Salmo 115:4-8.
10) Salmo 135:15-18.
11) Salmo 86:8.
12) Salmo 96:5.
13) Salmo 106:28.
14) Isaías 2:18.
15) Isaías 40:19,20.
16) Isaías 41:7,29.
17) Isaías 42:8.
18) Isaías 44:9-20.
19) Isaías 45:19,20.
20) Isaías 46:1-7.
21) Isaías 37:19.
22) Jeremias 10:3-5.
23) Jeremias 3:9.
24) Jeremias 8:20.
25) Jeremias 2:5.
Jeremias 51:17.
26) Ezequiel 20:32.
27) Ezequiel 22:4-6.
28) Habacuque 2:18,19.
29) Miquéias 5:10-14.
30) Atos 19:23-26.
31) Atos 15:20,29.
32) Romanos 1:22-25.
33) 1 Coríntios 10:19-21.
34) 1 João 5:21.
35) Apocalipse 9:20,21.

SOMENTE O ETERNO DEUS DEVE SER ADORADO E DIGNO DE CULTO:

a) Lucas 4:8.
b) Apocalipse 14:7.
c) Apocalipse 19:10.
d) Apocalipse 22:8,9.

OS IDÓLATRAS NÃO TÊM HERANÇA NO REINO DO ALTÍSSIMO DEUS; CASO CONHECENDO A VERDADE NÃO SE ARREPENDAM:

a) Apocalipse 21:8.
b) Apocalipse 5:5.
c) 1 Coríntios 6:9,10.

Maranata! Eu Creio nos ensinos da Bíblia!

A Igreja Protestante Adventista Do Avivamento acredita na Divindade do Senhor Jesus Cristo. Eis as Escrituras Sagradas:

9. Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus.
(Colossenses, 2)

Jesus deixou que as pessoas o adorassem(Mateus 28:9) – Jesus não recusou ser adorado. Jesus era judeu, os judeus acreditavam que só deviam adorar a Deus, nunca a homens.

Jesus perdoava pecados (Marcos 2:5-7) – Ele não estava perdoando pecados feitos contra Ele próprio, mas todos os pecados das pessoas! Os religiosos da época ficaram chocados, porque só Deus poderia perdoar os pecados, visto que todo o pecado é uma ofensa contra Deus.

Jesus afirmou ser o Eu Sou (João 8:28; João 8:58-59) – Quando Moisés perguntou a Deus qual era Seu nome, Deus respondeu: Eu Sou (Êxodo 3:13-14). Jesus afirmou ser o Eu Sou, quando foi questionado quem Ele era. Os judeus quiseram matá-lo quando ouviram a resposta, pois estava claro que Jesus afirmou ser Deus.

Jesus disse que Ele e Deus eram um (João 10:30-33) – Isso seria o mesmo que dizer: Eu sou Deus! Tanto que os judeus ao entenderam isto tentaram apedrejá-lo.Jesus afirmou ser o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) – Só Deus poderia dar acesso a Ele próprio. 

Jesus afirmou ser - tudo no singular - o caminho, a verdade e a vida. Ninguém - absolutamente nada e ninguém - chegaria ao Pai senão fosse por intermédio dele.

Jesus afirmou ser a única Salvação (João 5:24 e João 14:23) - Nenhum líder espiritual disse que a salvação viria por ele próprio. Tal afirmação cairia por terra quando o indivíduo morresse. Jesus não somente afirmou ser a Salvação (João 11:25), como ressuscitou e venceu a morte! (Mateus 28:5-6 e Romanos 6:9)

Jesus é Deus, e esse ensino é bastante claro em toda a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento. A divindade de Cristo é um ponto fundamental da fé cristã, e qualquer um que negue essa verdade, ainda que se rotule um cristão, de fato não o é.

A Bíblia afirma que Jesus é Deus.

Do começo ao fim, as Escrituras afirmam explicitamente que Jesus é Deus. Uma das passagens mais conhecidas é a profecia do profeta Isaías sobre o nascimento miraculoso de Jesus, informando que seu nome seria “Emanuel”. Esse nome simplesmente significa “Deus conosco” (Isaías 7:14).

O salmista Davi também foi outro que escreveu sobre a plena divindade de Cristo. O Salmo 110 é um exemplo direto acerca disso, onde lemos sobre o reino e o sacerdócio do Messias. Esse salmo, inclusive, traz um diálogo entre o Deus e Cristo : “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Salmo 110:1).

No texto original, literalmente lemos: “Yahweh disse ao meu Adonai”. Yahweh é o nome próprio de Deusno Antigo Testamento, e Adonai é o título utilizado para se referir à supremacia e grandiosidade de Deus.

Com o tempo, o nome de Deus foi considerado pelos judeus como impronunciável, e Adonai foi passou a ser o título mais usual para se referir a Ele. Ao atribuir o título Adonai ao Messias, Davi estada declarando explicitamente a divindade dele. O próprio Jesus, ensinando no Templo, utilizou esse mesmo salmo para afirmar sua identidade (Marcos 12:37).

Ainda nesse salmo, lemos a seguinte proclamação: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmo 110:4). Mais tarde, o escritor do livro de Hebreus entendeu isso, e usou esse mesmo salmo para falar sobre a perfeição e superioridade do sacerdócio de Cristo Jesus (Hebreus 7-8).

O profeta Malaquias foi outro que também profetizousobre a divindade de Jesus ao afirmar que o Messias é o Mensageiro enviado por Deus, de modo que Ele é o próprio Senhor (Malaquias 3:1; cf. Marcos 1:2; Lucas 1:76).

O Novo Testamento também aponta diretamente para a verdade de que Jesus é Deus. As primeiras palavras do Evangelho de João declaram essa verdade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Aqui vale dizer que o grande propósito do Evangelho de João era afirmar a plena divindade e humanidade de Jesus, que estavam sendo atacadas por falsos mestres no século 1 d.C.

Quando o anjo apareceu em sonho a José de Nazarépara anunciar o nascimento de Jesus, ele prontamente disse que aquele acontecimento extraordinário era o cumprimento da profecia do profeta Isaías já citada neste texto, de que a virgem daria a luz e seu filho seria chamado pelo nome de Emanuel (Mateus 1:23).

Em algumas ocasiões durante o ministério terreno de Jesus, os apóstolos professaram explicitamente que Jesus é Deus. O apóstolo Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Após a ressurreição, foi a vez do apóstolo Tomé confessar: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28).

O próprio Jesus afirmou ser Deus

O Novo Testamento registra muitos detalhes e ocasiões em que o próprio Jesus fala de sua divindade. É verdade que não temos nenhum versículo onde se pode ler exatamente, e com essa mesma ordem de palavras, algo como: “E Jesus disse: Eu sou Deus”. Todavia, esse entendimento está tão explicito nas palavras de Jesus que é impossível não percebê-lo ou negá-lo.

Podemos começar pelo título “Filho do Homem”. Esse título foi o mais usado por Jesus para se referir a Ele próprio. Ao contrário do que alguns pensam, esse título não apenas aponta para natureza humana de Jesus, mas também para a sua divindade, pois esse é o título utilizado pelo profeta Daniel para se referir Àquele que veio nas nuvens e lhe foi dado o domínio, a honra e o reino eterno (Daniel 7:13,14). Ao utilizar esse título, Jesus também estava declarando ser Ele Aquele de quem o profeta Daniel profetizou.

Jesus também declarou abertamente que Ele e o Pai são Um (João 10:30), além de dizer: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). Com tais declarações, Jesus estava afirmando ser plenamente Deus.

Um dia, quando os fariseus interrogaram Jesus sobre sua identidade, Jesus lhes respondeu: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8:58). Essa resposta é uma declaração explicita de que Jesus é Deus. A expressão “Eu Sou” é muito especial, pois é a expressão que traduz o significado do nome pessoal de Deus no Antigo Testamento.

Quando Moisés perguntou a Deus qual era seu nome, a resposta foi a seguinte: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3:14). Portanto, ao utilizar essa expressão, Jesus estava afirmando sua plena divindade, e a prova disso é que os judeus entenderam o que Jesus estava dizendo, tanto que pegaram pedras para apedrejá-lo acusando-o de ser fazer igual a Deus (João 8:59; cf. 5:18).

Essa não foi a única vez que Jesus utilizou a expressão “Eu Sou”. O mesmo Evangelho de João traz sete grandes declarações de Jesus onde Ele emprega essa expressão:

“Eu Sou o pão da vida” (João 6.35,48,51). Aqui Jesus afirma ser o alimento espiritual que sustenta o seu povo.“Eu sou a luz do mundo” (João 8.12; 9.5). Aqui Jesus declara que quem o segue jamais estará em trevas.“Eu Sou a porta” (João 10.7,9). Ao dizer isso Jesus assegura que Ele é a porta que dá acesso a Deus, e quem entrar por Ele encontrará pastagem e será salvo.“Eu Sou o bom Pastor” (João 10:11,14). Jesus declarou que dá sua vida por suas ovelhas e as protege.“Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11.25). Jesus afirmou ser a própria vida que vence a morte.“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). Jesus ensinou que a apenas por Ele somos conduzidos ao Pai.“Eu sou a videira verdadeira“ (João 15.1,5). Com essa declaração Jesus alertou que apenas estando nele é que podemos produzir frutos.A Igreja Primitiva entendeu que Jesus é Deus

Apesar de a divindade de Cristo ter sido muito atacada por heresias durante a história da Igreja, a verdade é que desde os seus primeiros dias, a Igreja Primitiva já havia entendido que Jesus Cristo é Deus.

Um exemplo disso foi o episódio do martírio de Estêvão. Quando estava prestes a morrer, aquele homem de Deus exclamou: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7:59). Naquele momento ele estava vendo os céus abertos, e Cristo em pé à mão direita de Deus (Atos 7:56), e ao entregar seu espírito a Jesus, ele estava declarando abertamente a divindade de Cristo.

Os apóstolos, em suas epístolas, também de forma bastante direta ensinaram que Jesus Cristo é Deus. Um exemplo disso é a passagem em que o apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que “Deus se manifestou em carne” (1 Timóteo 3:16). Essa passagem revela tanto a divindade de Cristo quanto a sua humanidade.

Em Atos 20:28, lemos sobre a Igreja de Deus, “a qual Ele comprou com o seu próprio sangue”. É fácil perceber aqui que Jesus é diretamente indicado como sendo Deus. O apóstolo João, em sua primeira epístola, também escreveu que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 João 5:20).

Jesus é Deus e possui os nomes e atributos divinos

Em Juízes 13, na narrativa acerca do nascimento de Sansão, seus pais receberam a visita do Anjo do Senhor. Quando perguntaram o nome daquele anjo, eles ouviram a seguinte resposta: “Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?”(Juízes 3:18). Após terem escutado essa resposta, assim que o anjo foi embora, Manoá, pai de Sansão, declarou: “Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus” (Juízes 13:22).

Perceba que eles entenderam ter recebido a visita do próprio Deus. Muito tempo depois, numa das profecias mais conhecidas do profeta Isaías, encontramos a revelação do nome do Messias: “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). A combinação dessas duas passagens é uma declaração inegável de que Jesus é Deus.

Existem várias outras passagens em que Jesus é chamado por nomes e títulos que revelam também seus atributos divinos. O profeta Jeremias se refere ao nome do Messias como sendo “Senhor, Justiça Nossa” (Jeremias 23:6). A palavra “Senhor” traduz no original o próprio nome de Deus, transliterado no português como Javé.

Já vimos que Davi, no Salmo 110, chamou o Messias de Adonai. Também no Salmo 24, um salmo messiânico, que celebra a exaltação do Messias, o mesmo salmista atribui a Ele o nome de “Senhor dos Exércitos”, o qual é o próprio “Rei da Glória” (Salmos 24:10), um título similar ao empregado pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2:8, ao chamar Jesus de “Senhor da Glória”.

O profeta Isaías, na ocasião de seu chamamento para o ministério profético, temeu por sua vida, pois seus olhos haviam visto “o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6:5). Já no Novo Testamento, somos informados de que nessa ocasião o profeta viu o próprio Jesus, o Filho de Deus (João 12:40,41).

O profeta Miqueias, profetizando acerca do nascimento do Messias, não apenas profetizou acerca de sua humanidade, mas também acerca de sua divindade, ao apontar claramente para sua eternidade (Miqueias 5:2).

No Novo Testamento, Jesus também é designado como sendo o Alfa e Ômega, um título atribuído igualmente a Deus o Pai (Apocalipse 22:13; cf. 1:8; Isaías 44:6). Com tudo isso, entendemos que a Bíblia claramente afirma que Jesus é Deus e atribui a Ele os atributos que pertencem somente a Deus, como:eternidade (João 1:1; Hebreus 13:8; cf. Isaías 9:6; Miqueias 5:2); onipotência, ou seja, Ele é o Todo-Poderoso (Mateus 28:18; Efésios 1:21; Apocalipse 22:13); onipresença (Mateus 18:20; 28:20); onisciência (João 1:48; 16:30; 21:17; Colossenses 2:2,3); imutabilidade (Hebreus 1:11,12) etc.

Jesus é Deus e faz coisas que só Deus pode fazer

Outra prova indiscutível de que Jesus Cristo é Deus, são as obras atribuídas a Ele. Por exemplo:

Jesus é Deus porque Ele é o Criador e o sustentador de todas as coisas (Colossenses 1:16,17), e “sem Ele nada do que foi feito se fez”(João 1:3).Jesus é Deus porque Ele pode salvar ou condenar, revelar ou esconder a salvação aos homens (Mateus 11:26,27; João 5:21).Jesus é Deus porque Ele é Aquele que ouve e responde as orações de seu povo para que o Pai seja glorificado (João 14:13; 2 Coríntios 12:8,9).Jesus é Deus e tem o poder de perdoar pecados (Mateus 9:6; Marcos 2:10; Lucas 5:24).Jesus é Deus e por isso devemos crer nele assim como cremos no Pai (João 14:1).Jesus é Deus e possui o poder para julgar todas as coisas (João 5:22).Jesus é Deus e por isso Ele é digno de receber toda a adoração assim como o Pai. (João 5:23; Filipenses 2:10; Hebreus 1:6; Apocalipse 5:13). Durante seu ministério terreno, frequentemente Ele foi adorado (Mateus 8:2; 9;18; 14:33; 15:25; 28:9,17; etc.).

Para concluir, podemos mais uma vez enfatizar que a Bíblia afirma de forma clara, direta e incontestável que Jesus é Deus. Essa afirmação é tão explicita, que realmente o dilema popularizado por C. S. Lewisfaz todo sentido, ao dizer que ou Jesus é um mentiroso, ou um lunático ou realmente Ele é Deus.

Sobre isso, prefiro ficar com a resposta do apóstolo Paulo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9). Sim, Jesus é Deus! As provas são incontestáveis. Mas por que nem todos aceitam? Simples! Porque aceitar a divindade de Cristo, reconhecendo-o como verdadeiro Deus e Salvador, não é simplesmente uma questão de provas, mas de fé, e essa fé, homem algum, de si mesmo, jamais poderá produzir (João 6:44).

O Senhor Jesus é adorado: 
6. E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
(Hebreus, 1)

11. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.
(Mateus, 2)

33. Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.
(Mateus, 14)

9. E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
(Mateus, 28)

17. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
(Mateus, 28)

13. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:
14. e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.
(Apocalipse, 5)

28. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!
(João, 20)

Jesus é Deus, e esse ensino é bastante claro em toda a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento. A divindade de Cristo é um ponto fundamental da fé cristã, e qualquer um que negue essa verdade, ainda que se rotule um cristão, de fato não o é.

Igreja Adventista Do Avivamento. 
Fernandópolis-SP. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A ETERNIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

ESCOLA BÍBLICA SABATINA.  02 DE MARÇO DE 2024. TEMA: A eternidade de nosso Senhor Jesus Cristo. Doutrina Protestante Adventista Do Avivamento: 03-O Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. (YESHUA) Deus, o Filho Eterno, se fez carne e habitou entre nós. Por meio dele foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente humano, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu e foi tentado como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao Céu para ministrar no Santo dos Santos em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de seu povo e a restauração de todas as c...

AS 38 DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DOS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO.

Estas são as 38 Doutrinas Fundamentais dos Protestantes Adventistas Do Avivamento. 20/04/2023. 01-As Escrituras Sagradas, Antigo e Novo Testamento.  As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina. Os autores inspirados falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu à humanidade o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a revelação infalível, suprema e repleta de autoridade de sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o revelador definitivo de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na história. Para os Adventistas Do Avivamento, a Bíblia é nossa única regra de fé e prática. Sl 119:105; Pv 30:5, 6; Is 8:20; Jo 17:17; 1Ts 2:13; 2Tm 3:16, 17; Hb 4:12; 2Pe 1:20, 21. É verbal: Provenientes de Deus: O Testemunho de Jesus: Mt 5.17-18; Jo 10.34-35; Mt 22.43-45. Os textos são inspirados: 2 Tm 3.16, Ex 24.4, ...

A VESTIMENTA CRISTÃ.

A ROUPA: UM CONSELHO DO PASTOR DJHONNY AOS PROTESTANTES ADVENTISTAS DO AVIVAMENTO. TEXTO BASE: 31. Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32. Não vos torneis motivo de tropeço nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus. (1 Coríntios, 10) Com certeza, no mundo em que estamos vivendo, cheio de sensualidade, sentimentos e desejos voltados para a carnalidade, um povo chamado à santidade deve tomar todo o cuidado. As vestes dizem muito sobre nós. Por exemplo: se vires um homem andando com roupas normais nas ruas, dirás: "É um homem qualquer." Mas se vires o mesmo homem vestido de farda, dirás: "É um policial." Da mesma forma, uma mulher vestida normalmente, dirás: "É uma mulher normal." Mas se vires vestida toda de branco ou com jaleco, dirás: "Deve ser médica, enfermeira ou alguém da área da saúde." É bem verdade que as vestes não confirmam o caráter, mas re...