A BÍBLIA RESPONDE AS FALSAS ALEGAÇÕES DOS FALSOS PROFETAS SOBRE O SÁBADO.
Alegação 01- O sábado foi feito para os judeus!
Falsa Alegação. O sábado foi instituído antes da existência de qualquer judeu na face da terra. Diz as Escrituras:
1. Assim foram concluídos o Céu e a Terra, como todo o seu exército.
2. No sétimo dia, Deus já havia terminado a obra que determinara; nesse dia descansou de todo o trabalho que havia realizado.
3. Então abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porquanto nele descansou depois de toda a obra que empreendera na criação.
(Gênesis, 2)
Alegação 02- O sábado foi feito feito somente para os judeus!
Falsa Alegação. A Bíblia diz que o Sábado foi instituído por causa do (homem) e não por causa do (judeu). Diz as Escrituras:
27. E então concluiu: “O sábado foi criado por causa do ser humano, e não o ser humano por causa do sábado.
(Marcos, 2)
Observação: Enquanto houver o homem, haverá o sábado. O sábado foi instituído na primeira semana da criação, foi um presente de Deus pra humanidade.
Alegação 03- Jesus aboliu o Sábado após Sua morte!
Falsa Alegação. As discípulas do Senhor Jesus, inclusive Maria sua mãe guardaram o sábado após a morte do Messias. Diz as Escrituras:
54. Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado.
55. As mulheres que vinham seguindo a Jesus desde a Galileia, acompanharam José, e contemplando o túmulo, viram como o corpo de Jesus fora colocado naquele local.
56. Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e bálsamos. E no sábado, descansaram, em obediência ao mandamento.
(Lucas, 23)
Alegação 04- Jesus veio abolir a Lei.
Falsa Alegação. O Senhor cumpriu a Lei em todos os sentidos, foi exemplo perfeito de obediência e não cometeu pecado nenhum. Eis as Escrituras:
17. Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir.
18. Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um i ou o mínimo traço se omitirá da Lei até que tudo se cumpra.
19. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.
(Mateus, 5)
A Bíblia diz que pecado é a transgressão da Lei:
4. Toda pessoa que vive costumeiramente pecando também vive em rebeldia contra a Lei, pois o pecado é transgressão da Lei.
(1 João, 3)
Alegação 05- Jesus trabalhou no sábado!
Falsa Alegação. O Senhor Jesus no dia de sábado realizou trabalhos espirituais, curas, libertação e missão em favor dos pecadores. Os líderes judeus fizeram do sábado um peso, um meio de salvação, um mandamento difícil a ser observado. o trabalho de Cristo era puramente em favor dos perdidos em trevas, por isso Cristo disse:
16. Por essa razão, os judeus perseguiam a Jesus e tentavam matá-lo, pois Ele estava fazendo essas coisas durante o sábado.
17. Mas Jesus respondeu a eles: “Meu Pai continua trabalhando até agora, e Eu também estou trabalhando.”
(João, 5)
O próprio Senhor Jesus deixou bem claro:
12. Assim sendo, quanto mais vale uma pessoa do que uma ovelha! Por isso, é lícito fazer o bem no sábado”.
(Mateus, 12)
Fazer o bem aos sábados não é trabalho condenável, não envolve a transgressão da Lei de Deus. no sábado é lícito fazer o bem e era exatamente isso que o Pai e Cristo realizavam até em dia de sábado. O Senhor Jesus é o Senhor do Sábado:
8. Pois o Filho do homem é o Senhor do sábado!”
(Mateus, 12)
Isso significa que Ele faz em qualquer dia, inclusive no dia de Sábado o que bem quiser ou desejar.
Alegação 06- O Domingo passou a ser o dia do Senhor.
Falsa Alegação. São oito paisagens das Escrituras falando sobre o domingo e são elas:
●1. Tendo passado o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o túmulo.
(Mateus, 28)
●2. Ao raiar do primeiro dia da semana, elas caminharam até o sepulcro.
(Marcos, 16)
●9. Quando Jesus ressuscitou, ao alvorecer do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.
(Marcos, 16)
●1. No primeiro dia da semana, logo ao raiar da aurora, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado.
(Lucas, 24)
●1. Ao amanhecer o primeiro dia da semana, estando ainda meio escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra que fechava a entrada havia sido removida.
(João, 20)
●1. Ao amanhecer o primeiro dia da semana, estando ainda meio escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra que fechava a entrada havia sido removida.
19. Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “Shalom Aleikhem! A paz seja convosco!”
(João, 20)
●7. No primeiro dia da semana nos reunimos com a finalidade de partir o pão, e Paulo pregou ao povo. Planejando seguir viagem no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.
(Atos, 20)
●2. No primeiro dia da semana, cada um de vós separe o que puder, de acordo com a sua renda, e a guarde para que não se façam coletas quando eu chegar.
(1 Coríntios, 16)
Observação: LENDO ATENTAMENTE CADA TEXTO E CONTEXTO DAS OITO PASSAGENS ACIMA, NÃO SE ECONTRARÁ UM ÚNICO VERSO ORDENANDO A SANTIFICAÇÃO DO DOMINGO OU TRANSFERINDO ELE COMO O NOVO DIA DO SENHOR. SÃO OITO PAISAGENS DAS ESCRITURAS FALANDO SOBRE O PRIMEIRO DIA DA SEMANA QUE HOJE CHAMAMOS DE DOMINGO. NÃO EXISTE NESSES OITO VERSOS NENHUMA SOMBRA DE INCENTIVO, ALUSÃO OU ORDENANÇA QUE NOS DÊ BASE PARA O DOMINGOS SER O NOVO DIA DE GUARDA DOS CRISTÃOS.
Alegação 07- Os Apóstolos trabalhavam no sábado!
Falsa Alegação. Os Apóstolos guardavam o sábado e eram amantes da lei de Deus. Diz as Escrituras:
2. Como fazia habitualmente, Paulo foi à sinagoga e por três sábados argumentou com aquele grupo de pessoas com base nas Escrituras,
(Atos, 17)
14. Eles, no entanto, seguiram para além de Perge e chegaram a Antioquia da Pisídia. No dia de sábado, entraram na sinagoga e se assentaram.
(Atos, 13)
42. E, quando Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a ensinar mais a respeito desse assunto no sábado seguinte.
(Atos, 13)
44. No sábado seguinte, quase toda a população da cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus.
(Atos, 13)
13. No dia de sábado, saímos da cidade para a beira do rio, onde imaginávamos encontrar um bom lugar para orar. Assentamo-nos e começamos a conversar com algumas mulheres que ali também estavam reunidas.
(Atos, 16)
OBSERVAÇÃO: Era costume dos Apóstolos estarem na Casa de Deus no dia de Sábado. E Paulo declara:
22. Pois no íntimo da minha alma tenho prazer na Lei de Deus;
25. Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, eu mesmo com a razão sirvo à Lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
(Romanos, 7)
31. Anulamos, pois, a Lei por causa da fé? De modo algum! Ao contrário, confirmamos a Lei.
(Romanos, 3)
19. A circuncisão em si não faz o menor sentido e a incircuncisão também não significa nada; o que realmente importa é obedecer aos mandamentos de Deus.
(1 Coríntios, 7)
OBSERVAÇÃO: Não existe um único verso bíblico que mostre os Apóstolos ou qualquer seguidor do Senhor Jesus guardando o Domingo como dia do Senhor.
Alegação 08- Os Mandamentos de Deus não são mais necessários depois da cruz.
Falsa e satânica alegação. Diz as Escrituras:
3. E temos certeza de que o conhecemos, se guardamos seus mandamentos.
4. Aquele que afirma: “Eu o conheço”, e não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele;
(1 João, 2)
O Livro do Apocalipse revela claramente que a Igreja dos Últimos dias será guardiã dos Mandamentos de Deus, revela também as características da Igreja verdadeira:
17. Então, irou-se tremendamente o Dragão contra a mulher e partiu para atacar o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.
(Apocalipse, 12)
12. Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.
(Apocalipse, 14)
A Bíblia no NOVO TESTAMENTO É CLARA:
2. Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos.
3. Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos.
(1 João, 5)
24. Todos aqueles que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e Ele neles. E assim conhecemos que Deus permanece em nós: pelo Espírito que nos outorgou.
(1 João, 3)
22. e recebemos dele tudo o que rogamos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.
(1 João, 3)
10. Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente.
11. Pois Aquele que proclamou: “Não adulterarás”, também ordenou: “Não matarás”. Ora, se não adulteras, porém cometes um assassinato, te tornaste da mesma forma, transgressor da Lei.
12. Falai e procedei com todos, como quem haverá de ser julgado pela lei da liberdade;
(Tiago, 2)
13. Pois, diante de Deus, não são os que simplesmente ouvem a Lei considerados justos; mas sim, os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos.
(Romanos, 2)
Alegação 09- O Sábado dado em Êxodo não era o sábado da criação.
Falsa Alegação. O próprio Deus declara o motivo da guarda do sábado dado novamente aos filhos de Israel. O sábado foi restituído através deste povo distinto, nação santa ao Senhor. Diz as Escrituras:
8. Lembra-te do dia do shabbãth, sábado, para santificá-lo.
9. Trabalharás seis dias e neles realizarás todos os teus serviços.
10. Contudo, o sétimo dia da semana é o shabbãth, sábado, consagrado a Yahweh, teu Deus. Não farás nesse dia nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem os estrangeiros que estiverem morando em tuas cidades.
11. Porquanto em seis dias Eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por esse motivo que Eu, o SENHOR, abençoei o shabbãth, sábado, e o separei para ser um dia santo.
(Êxodo, 20)
Fica claro que o Sábado é o memorial da Criação, um eterno emblema da Autoridade do Criador do céus e da terra, o mar e tudo o que neles há. O sábado é um símbolo da Autoridade deste Deus Criador, eis aí a resposta do porque Satanás odeia tanto o sábado.
Alegação 10- O Sábado não é o dia do Senhor e sim o domingo.
Falsa Alegação. A Bíblia é clara:
13. “Se vigiares teus pés a fim de que não profanes o Shabbãth, o sábado, e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se considerares e chamares Delícia, o meu sábado, e honroso o santo dia do Eterno, e se o dignificares, deixando de seguir seus próprios caminhos, de fazer o que bem deseja e de falar irrefletidamente,
14. então encontrarás no SENHOR a tua grande alegria, e Eu farei com que cavalgues nos altos da terra e te banqueteies com a herança de Jacó, teu pai!” Porquanto a boca de Yahweh o disse.
(Isaías, 58)
23. que lhes esclareceu: “Eis que ordenou o SENHOR: ‘Amanhã é o dia do repouso sagrado, shabbãth, o sábado consagrado ao Eterno. Os que quiserdes assar esse alimento no forno assai; os que desejardes cozer em água cozei-o; mas tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã do sábado.
(Êxodo, 16)
15. Durante seis dias se deverá trabalhar; o sétimo dia, porém, é o shabbãth, o tempo do repouso absoluto em honra e adoração a Yahweh. Todo aquele que trabalhar no dia do shabbãth, sábado, deverá ser executado sumariamente.
(Êxodo, 31)
2. Durante seis dias será feito todo o trabalho, mas o sétimo dia será para vós um dia santo, um dia de repouso completo consagrado ao SENHOR. Todo aquele que trabalhar nesse dia será punido com a morte.
(Êxodo, 35)
12. Guardarás o dia do Shabbãth, sábado, a fim de santificá-lo, conforme o SENHOR, o teu Deus, te ordenou.
(Deuteronômio, 5)
2. Bem-aventurado o homem que assim entende e procede; feliz a pessoa que nestes princípios permanece inabalável, observando o Shabbãth, sábado, para não profaná-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal!”
3. Que nenhum estrangeiro que se disponha a unir-se a Yahweh venha dizer: “É certo que o Eterno me excluirá do seu povo!” E que nenhum eunuco reclame: “Não passo mesmo de uma árvore seca!”
4. Pois assim afirma o SENHOR: “Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que agirem do modo como me agrada e se apegarem à minha Aliança,
5. a eles darei, dentro de meu templo e dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será jamais apagado.
6. E os estrangeiros que se unirem a Yahweh para adorá-lo e servi-lo, para amarem o Nome do Eterno e dedicar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado deixando de profaná-lo, e que se apegarem à minha Aliança,
7. todos estes trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha Casa de Oração. Seus holocaustos e demais sacrifícios serão igualmente aceitos em meu altar; porquanto a minha Casa será chamada Casa de Oração para Todos os Povos.
(Isaías, 56)
A Bíblia é clara que na nova terra continuaremos celebrando o Santo dia do Eterno:
23. E acontecerá que toda a humanidade virá, se inclinará diante de mim e adorará minha pessoa; desde uma Festa de Lua Nova a outra, e de um Shabbãth, sábado, a outro! Palavra de Yahweh.
(Isaías, 66)
Alegação 11- O Senhor mudou o Sábado para o domingo!
Falsa Alegação. A Bíblia nos alerta sobre um poder político-religioso que faria mudanças nas leis de Deus e no calendário. Diz as Escrituras:
25. Esse reino diferente falará contra ‘Illãyâ, o Supremo, oprimirá os seus santos e tentará alterar o calendário, as festas religiosas e as leis. Então, os santos serão entregues nas mãos dele por um iddân, tempo, dois tempos e metade de um tempo.
(Daniel, 7)
Ela nos alerta sobre um ser humano que se colocaria no lugar de Deus e ostentando-se como o próprio Deus:
3. Não vos deixes enganar de forma alguma, por ninguém. Porquanto, antes daquele Dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição.
4. Aquele que se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.
(2 Tessalonicenses, 2)
●Você conhece algum sistema Religioso que usou da política pra ter poder e autoridade?
●Conhece algum sistema Religioso que matou milhões de pessoas por não seguirem seus ensinamentos?
●Conhece algum sistema Religioso que possuem um líder que alega ser o representante de Deus e de Cristo na terra?
●Conhece um sistema Religioso que seu líder se ostenta como se fosse o próprio Deus?
●Conhece um sistema Religioso que mudou o calendário e adulterou os Dez mandamentos?
●Conhece um sistema Religioso que possuem riquezas e privilégios ao longo dos séculos por suas mentiras e paganismo?
Será que existiu algum sistema Religioso unido à política, que matou milhões de pessoas ao longo dos séculos por não seguirem seus ensinos? Será que existiu algum sistema Religioso que vendia perdão dos pecados, exigia adoração e honras que só pertencem ao Senhor Jesus Cristo? Será que existiu um sistema Religioso que mudou o calendário? ESTUDEM OS LIVROS DE HISTÓRIA E VERÃO A EXATIDÃO DAS PROFECIAS DAS ESCRITURAS SAGRADAS.
Alegação 12- Não precisamos mais guardar o sábado e os mandamentos.
Falsa Alegação. Diz as Escrituras:
10. “Esta é a aliança que farei com a casa de Israel, passados aqueles dias”, garante o Senhor. “Gravarei as minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Eu lhes serei Deus, e eles serão o meu povo,
11. ninguém jamais precisará ensinar o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor’, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
12. Pois Eu lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei lembrar mais dos seus pecados”.
13. Ao proclamar “Nova” esta aliança, Ele transformou em antiquada a primeira. E o que se torna superado e envelhecido, está próximo do aniquilamento.
(Hebreus, 8)
15. E disso, igualmente, nos dá testemunho o Espírito Santo, porquanto, após ter declarado:
16. “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Colocarei as minhas leis no âmago do seu coração e as inscreverei profundamente em sua mente”,
(Hebreus, 10)
Algumas perguntas a serem feitas a si mesmo:
● Se não há necessidade de obedecer aos mandamentos, porque ainda no Apocalipse 12:17, 14:12 a característica dos Santos está em obediência aos Mandamentos de Deus? E porque Satanás odeia tanto os que obedecem aos mandamentos de Deus?
● Se não há necessidade de obedecer a Lei de Deus, porque então Paulo era escravo da Lei de Deus? E porque a confirmou e ensinou obediência à ela?
● Se é o Domingo e não mais o Sábado, porque Paulo e os Apóstolos não aparecem guardando um Domingo após a ressurreição do Senhor Jesus?
● Se o Sábado foi abolido, então porque as discípulas de após a morte do Senhor Jesus continuaram a guardar o sábado? E Paulo? Porque continuou indo à Sinagoga aos sábados anos após a ressurreição?
● Se o Sábado era só pra judeus onde estavam eles na criação?
● Se a Lei é de Moisés, então porque a Bíblia diz:
1. E Deus falou todas estas palavras:
2. “Eu Sou Yahweh, o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão!
(Êxodo, 20)
18. E aconteceu que quando o SENHOR terminou de orientar Moisés, no alto do monte Sinai, entregou-lhe as duas Tábuas do Testemunho e da Aliança, duas placas de pedra com seus mandamentos escritos pelo dedo de Deus.
(Êxodo, 31)
16. Essas Tábuas da Lei eram obras do dedo de Deus, e a escritura era obra de Deus, gravada sobre placas de pedra.
(Êxodo, 32)
10. Yahweh deu-me então as duas placas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Sobre elas estavam escritas todas as palavras que Yahweh vos proclamara do meio do fogo, quando estáveis em assembleia ao pé da montanha.
(Deuteronômio, 9).
1. Então Yahweh solicita a Moisés: “Corta duas placas de pedra semelhantes às primeiras, sobe a mim na montanha, e Eu escreverei as mesmas palavras que escrevi nas primeiras Tábuas, que quebraste.
(Êxodo, 34)
2. Escreverei sobre as placas as palavras que foram gravadas nas primeiras tábuas que quebraste, e tu as colocarás na arca!’
(Deuteronômio, 10).
Satanás é inimigo mortal das Leis de Deus, as Escrituras é clara:
20. respondereis: “O que se deve fazer é consultar a lei e os ensinamentos!” Se eles não falarem de acordo com esta palavra, certamente jamais poderão ver a luz!
(Isaías, 8)
12. De maneira que a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom.
(Romanos, 7)
7. Portanto, que concluiremos? A Lei é pecado? De forma alguma! De fato, eu não teria como saber o que é pecado, a não ser por intermédio da Lei. Porquanto, na realidade, eu não haveria conhecido a cobiça, se primeiro a Lei não tivesse dito: “Não cobiçarás”.
(Romanos, 7)
14. Porquanto é do nosso pleno conhecimento de que a Lei é espiritual; eu, entretanto, sou limitado pela carne, pois fui vendido como escravo ao pecado.
(Romanos, 7)
16. Ora, e se faço o que não desejo, tenho que admitir que a Lei é boa.
(Romanos, 7)
8. Sabemos, todavia, que a Lei é boa, se alguém a usa de forma adequada.
(1 Timóteo, 1)
Terminamos esta pequeno Artigo bíblico com as Palavras das Escrituras:
13. Agora que já se disse tudo, eis aqui a conclusão a que chegamos: ama reverentemente a Deus e obedece aos seus mandamentos; porquanto foi para isso que fomos criados.
(Eclesiastes, 12)
Igreja Protestante Adventista Do Avivamento.
Fernandópolis-SP.
Escrito pelo pastor Djhonny de Oliveira.
Estudo maravilhoso perfeito
ResponderExcluir