Embora neste mundo de pecado o sofrimento seja parte diária da vida humana, a Bíblia afirma que o sofrimento terá seu fim. O sofrimento teve um início e se deu ao primeiro casal da terra após a desobediência, não podemos nos esquecer que a desobediência gera o sofrimento. Diz as Escrituras:
16. Para a mulher sentenciou o SENHOR: “Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; em meio à agonia darás à luz filhos; seguirás desejando influenciar o teu marido, mas ele te dominará!”
17. Então voltou-se para o homem e ordenou: “Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que Eu te proibira comer, maldita é a terra por tua causa! Com sofrimentos obterás do solo o teu alimento, todos os dias da tua vida.
18. A terra produzirá espinhos e ervas daninhas, e tu terás de comer das plantas do campo.
19. Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás!”
(Gênesis, 3)
Ao desobedecer uma ordem de Deus no jardim do Éden, Adão e Eva abriram a porta de todo sofrimento e aflição que existe na vida do ser humano. Podemos até dizer que o pecado é o “pai do sofrimento”.
Enquanto estivermos neste mundo, o sofrimento existirá em consequência do primeiro pecado cometido no Éden.
Observe que, quando Deus pergunta a Adão se ele havia comido do fruto proibido, este responde: “A mulher que tu me deste para estar comigo, ela me deu da árvore e eu comi.”
Adão logo transfere a sua própria culpa para Deus e para a mulher, pois foi Ele quem lhe deu a mulher, porém ele faz isso para justificar seu próprio erro, não assumindo a responsabilidade que ele tinha, à semelhança do que muitos fazem hoje em dia também (pois Adão já havia recebido as instruções de Deus quanto àquela árvore em específico, assim como hoje temos as orientações certas na palavra de Deus).
O DESPREZO AO SENHOR TAMBÉM CAUSA O SOFRIMENTO.
Quando uma pessoa despreza a Deus e gosta de viver praticando o pecado, esta atrai sofrimento não somente para si, mas também para os seus.
Veja porque o rei Davi atraiu sofrimento para sua família no texto abaixo:
Por que desprezaste o mandamento do Senhor, para fazer o mal à sua vista? Tu mataste Urias, o heteu, com a espada, e tomaste a sua esposa para ser tua esposa, e o mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, portanto, a espada jamais se apartará da tua casa; porque tu me desprezaste, e tomaste a esposa de Urias, o heteu, para ser tua esposa.
Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei o mal contra ti a partir da tua própria casa, […] (2 Samuel 12: 9-11a KJF)
São duras as consequências que caem sobre nós e sobre os nossos quando desprezamos a Deus e seus mandamentos, fazendo escolhas e praticando atitudes erradas.
As pessoas que ainda não foram curadas por Jesus e que mantém feridas dentro de si também causam feridas nos outros.
Mas uma forma de amenizar o sofrimento depois das práticas erradas é arrependendo-se de todo pecado, confessando-os e abandonando-os.
O homem que encobre sua iniquidade não prosperará, mas o que confessa seus pecados e se aparta deles, Deus terá dele misericórdia. (Provérbios 28:13)
SATANÁS PROCURA OPORTUNIDADES PARA CAUSAR O SOFRIMENTO.
•Nem de longe o diabo quer que o ser humano descubra qual sua real identidade e propósito em Deus.
•Nossa real identidade (a que Deus quer para nós): Filhos de Deus (Jo 1: 12; Rm 8: 14-17; 1 Jo 3:1)O propósito de Deus para nós: Sermos herdeiros de seu Reino (Rm 8:17).
•Sabendo de ambos itens acima, Satanás faz de tudo para tornar cego o entendimento do ser humano a fim de que ele não descubra sua real identidade em Deus.
•Mas, se o nosso evangelho está escondido, está escondido para aqueles que estão perdidos; nos quais o deus deste mundo cegou as mentes daqueles que não creem, para que a luz do glorioso evangelho de Cristo, que é a imagem de Deus, brilhe para eles. (2 Coríntios 4:3-4 BKJ)
•Deixando o ser humano enlaçado no pecado e nas paixões mundanas, Satanás traz confusão e sofrimento a muitos (1 Pe 5: 8).
Deus aperfeiçoa seus filhos através do sofrimento as vezes.
Eis as questões que não querem calar: por que Deus permite o sofrimento de seus filhos?
Leia os versículos abaixo e reflita por si mesmo na resposta para esta pergunta.
E vos esquecestes da exortação que vos fala, como a filhos: Filho meu, não desprezes o castigo do Senhor, e não desfaleças quando fores repreendido por ele.
Pois aquele a quem o Senhor ama também castiga, e açoita a cada filho que recebe.
Se suportais o castigo, Deus vos trata como filhos; pois, qual é o filho a quem o pai não castigue?
Mas se ficais sem castigo, do qual todos são feitos participantes, então sois bastardos, e não filhos.
Além do mais, tivemos pais segundo a carne, que nos corrigiram, e nós lhes prestamos reverência; não devemos então nos sujeitar muito mais ao Pai dos espíritos, e viver?
Porque aqueles, verdadeiramente, por um tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nossa vantagem, para que possamos ser participantes de sua santidade.
Porém, nenhum castigo parece ser prazeroso para o castigado, mas angustiante; contudo, posteriormente, produz um fruto pacífico de justiça para aqueles exercitados por ele. (Hebreus 12:5-11 KJF)
Assim também o crente é provado por Deus para que seja limpo e dê mais fruto ainda (Sl 11:5), essa é uma das razões por que existe o sofrimento dos filhos de Deus.
Esta provação pode lhe trazer alguns sofrimentos, mas com boas finalidades no final das contas.
Meus irmãos, tende plena alegria quando entrardes em muitas e variadas provas, porque vós sabeis que a prova da fé vos fará obter paciência; e que a paciência tenha sua obra completa, ar que sejais maduros e perfeitos, sem que nada vos falte.
Bendito é homem que suporta as provas, porque uma vez que tenha sido provado receberá a coroa da vida, a qual Deus prometeu aos que amam.(Tiago 1:2-4, 12 )
A vinda do Salvador acabará com o sofrimento.
Diz as Escrituras:
4. Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!”
(Apocalipse, 21)
A Bíblia também diz que teremos alegria eterna.
11. Assim retornarão os que foram libertados por Yahweh, chegarão a Sião bradando de júbilo, trazendo consigo uma alegria eterna; o gozo e a alegria os acompanharão para sempre, a dor e os gemidos não mais existirão.
(Isaías, 51)
7. Em lugar da vergonha que tendes sofrido, tereis porção dobrada de honra, em vez de humilhação, bradareis de júbilo em vossa herança; porquanto recebereis porção dupla em sua terra, e terás alegria eterna.
(Isaías, 61)
21. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!’
(Mateus, 25)
O sofrimento terá fim pois o Senhor Jesus voltará em glória, poder e majestade.
30. Então surgirá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra prantearão e verão o Filho do homem chegando nas nuvens do céu com poder e majestosa glória.
31. Ele enviará os seus anjos, com poderoso som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
(Mateus, 24)
O sofrimento terá fim pois o Senhor nos dará um céu e uma nova terra.
1. Então vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra haviam passado; e o mar já não mais existia.
2. Vi também a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, adornada como uma linda noiva para o seu esposo amado.
3. E ouvi uma forte voz que procedia do trono e declarava: “Eis que o Tabernáculo de Deus agora está entre os homens, com os quais Ele habitará. Eles serão o seu povo e o próprio Deus viverá com eles, e será o seu Deus.
4. Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!”
5. E Aquele que está assentado no trono afirmou: “Eis que faço novas todas as coisas!” E acrescentou: “Escreve isto, pois estas palavras são verdadeiras e absolutamente dignas de confiança”.
6. E declarou-me ainda: “Tudo está realizado! Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A todos quantos tiverem sede lhes darei de beber graciosamente da fonte da Água da Vida.
7. O vencedor herdará todas essas bênçãos, e Eu serei seu Deus e ele será meu filho.
(Apocalipse, 21)
O sofrimento terá fim pois habitaremos na Nova Jerusalém.
2. Vi também a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, adornada como uma linda noiva para o seu esposo amado.
(Apocalipse, 21)
12. Farei do vencedor uma coluna no templo do meu Deus, de onde jamais sairá. Escreverei nele o Nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu da parte do meu Deus; e igualmente escreverei nele o meu novo Nome.
(Apocalipse, 3)
22. Mas tendes chegado ao monte Sião, à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, à jubilosa reunião dos milhares de milhares de anjos,
23. à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus, a Deus, o juiz de toda a humanidade, aos espíritos dos justos agora perfeitos,
24. a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que se expressa com mais veemência do que o sangue de Abel.
(Hebreus, 12)
26. Entretanto, a Jerusalém do alto é livre, e esta é a nossa mãe!
(Gálatas, 4)
16. Em vez disso, aguardavam eles pela pátria excelente, ou seja, a pátria celestial. Por esse motivo, Deus não se constrange de ser conhecido como o Deus deles, mas lhes preparou uma cidade.
(Hebreus, 11)
14. Os que se expressam dessa maneira demonstram que estão em busca de uma pátria.
(Hebreus, 11)
O sofrimento terá fim pois habitaremos em perfeita justiça.
12. aguardando o Dia do Senhor e apressando a sua vinda. Naquele Dia, os céus se dissolverão pelo fogo, e todos os elementos, ardendo, se dissiparão com o calor.
13. Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça.
(2 Pedro, 3)
NÃO HAVERÁ SAUDADES DOS ENTES QUERIDOS, OS QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO.
16. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
17. Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre!
(1 Tessalonicenses, 4)
NÃO HAVERÁ MAIS A PRESENÇA DO MAL.
10. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos.
(Apocalipse, 20)
20. E, sem demora, o Deus da paz, esmagará Satanás debaixo dos vossos pés. A graça do nosso Senhor Jesus seja convosco!
(Romanos, 16)
NÓS ESTAREMOS PARA SEMPRE COM DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
3. E nunca mais haverá maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro; e os servos do Senhor o servirão.
4. Eles contemplarão a sua face, e o seu Nome estará sobre as frontes dos seus servos.
5. Assim, já não haverá noite, nem necessitarão eles da luz dos candelabros, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará, e eles reinarão para todo o sempre.
(Apocalipse, 22)
NÓS TEREMOS VIDA ETERNA.
16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
(João, 3)
24. Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
(João, 5)
40. De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.”
(João, 6)
47. Em verdade, em verdade vos asseguro: aquele que crê em mim tem a vida eterna.
(João, 6)
28. Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca perecerão; tampouco ninguém as poderá arrancar da minha mão.
(João, 10)
3. E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
(João, 17)
21. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando confiantemente a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
(Judas, 1)
SEREMOS TRANSFORMADOS PARA UM CORPO GLORIFICADO.
51. Eis que eu vos declaro um mistério: nem todos adormeceremos, mas certamente, todos seremos transformados,
52. num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Porquanto a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
53. Pois é impreterível que este corpo que perece se revista de incorruptibilidade, e o que é mortal, se revista de imortalidade.
54. No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Devorada, pois, foi a morte pela vitória!”
(1 Coríntios, 15)
2. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é.
(1 João, 3)
Embora o sofrimento exista e faça parte de nossas vidas, a Bíblia nos promete o fim de tudo o que nos causa dor, medo e tristezas. A vinda do Salvador colocará um ponto final em todo sofrimento, o Reino do Senhor Jesus jamais terá fim e será um Reino eterno de Justiça.
44. No entanto, na época do governo desses reis, Elah, o Deus dos céus, estabelecerá um novo reino que nunca será destruído e que também não será dominado por nenhum outro povo. A soberania desse reino jamais será transferida a nenhum outro povo. Todavia, esse novo reino destruirá e exterminará todos esses outros reinos, e subsistirá para todo o sempre.
(Daniel, 2)
27. E assim, o domínio, o poder e a grandeza dos reinos que há debaixo de todo o céu serão colocados nas mãos da multidão dos santos, o povo de Elyôn, o Altíssimo. E o reino de Deus será um reino sem fim, e todos os governantes e domínios o adorarão, obedecerão e servirão eternamente!’
(Daniel, 7)
15. Então, o sétimo anjo fez soar sua trombeta e aconteceram no céu fortes vozes que proclamavam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo e Ele reinará pelos séculos dos séculos!”
(Apocalipse, 11)
Como Igreja Adventista Do Avivamento, povo da Esperança, lhe deixamos as palavras do Mestre:
12. Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras.
(Apocalipse, 22)
Pastor Djhonny De Oliveira.
Presidente da Igreja Protestante Adventista Do Avivamento.
Comentários
Postar um comentário