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Os Adventistas Do Avivamento crêem veementemente na Divindade de Cristo, Ele é o Centro da fé da Igreja.

Você sabia que os Protestantes Adventistas Do Avivamento crêem veementemente na Divindade do Senhor Jesus Cristo? Sim, se o Pai é Deus o Filho o é também, ora o Filho é a mesma essência que o Pai. Se o Pai é Eterno o Filho de uma forma misteriosa, mesmo sendo "Filho " o é. Do Senhor Jesus é dito: 

No Senhor Jesus está toda a plenitude da Divindade:

8. Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
9. porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,
10. e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade,
(Colossenses, 2)

O que é plenitude? 

Em Colossenses 1:19 o apóstolo Paulo declara que em Jesus “habita toda plenitude”. A pergunta é: toda a plenitude do que? A resposta está no 2:9 onde diz: “Toda a plenitude da divindade”! A palavra divindade é o grego TEOTEO(Theotes). O termo aplica-se à própria face de Deus, Sua expressa imagem, a própria transcrição de Seu ser.

Interessante é que Paulo podia usar outra palavra similar TEIOTEO(Theiotes). Ainda que as palavras sejam similares em pronuncia, já em significado não são exatamente iguais. De acordo com o lexicógrafo grego Thayer: “O apóstolo declara em Cl 2:9 que na pessoa de Cristo Jesus temos a própria “essência” da natureza da divindade revelada corporalmente”.

O contexto da epístola aos Colossenses indica que muitos irmãos em Colosso estavam questionando a própria essência da divindade de Cristo, colocando-o como no nível de anjo ou de emanações impessoais. É por isso que Paulo deixa claro que Cristo não é um ser angélico, tão pouco uma emanação impessoal, mas que em Jesus habita corporalmente a própria natureza de um ser divino.

6. Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz.
(Isaías, 9)

Somente nesta passagem nos faz crer tanto na eternidade como Divindade do Senhor Jesus. E como sabemos que ela se refere à Cristo? 

14. Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
(Isaías, 7)

22. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:
23. Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.
(Mateus, 1)

Para dos Adventistas Do Avivamento o Senhor Jesus é Deus Todo Poderoso! O Pai deu este Nome por Herança: 

4. feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
(Hebreus, 1)

O Senhor jesus é Deus:

8. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
9. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros;
(Hebreus, 1)

5. de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
(Romanos, 9)

1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2. Ele estava no princípio com Deus.
3. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
(João, 1)

João 1:23 – texto muito forte, pois faz menção a Isaías 40:3, onde é dito que alguém prepararia o caminho para a vinda de “Jeová”. João Batista preparou o caminho de Jesus, indicando assim que Jeová de Isaías 40:3 é Cristo!

João 1:1-3 e 14 – é dito que Jesus era Deus desde o princípio, estava com Deus e que criou TODAS AS COISAS com Ele (se fosse uma criatura, como poderia ser o criador DELE MESMO, sendo que TUDO foi feito por meio dEle? – verso 3). Também, nos é apresentado que este DEUS, que esteve com o Pai desde o princípio, e se fez carne para nos salvar.

João 1:15 – Jesus é pré-existente;
João 1:18 – Jesus é “Deus Unigênito” que torna o Pai conhecido;

João 1:29, 30 – Cristo é o cordeiro que tira o pecado do mundo e que já existia antes de vir a este planeta (pré-existência);

João 1:34 – o apóstolo dá testemunho de que Cristo é o “Filho de Deus” (lembre-se que “Filho”, na linguagem de João, significa igualdade – ver João 5:18; 19:7);

João 1:47-49 – Natanael claramente reconhece que Jesus é o “Filho de Deus”, indicando assim que acreditava ser Ele DEUS;

• João 1:51– Jesus afirma que os discípulos verão os anjos voltando a este mundo com Ele – o criador dos anjos;

João 2:11 – o primeiro milagre de Cristo, onde ele transforma água em “vinho” (suco de uva – Isaías 65:8) serviu para que vários discípulos cressem no poder glorioso dEle;

• João 3:15, 16 – Quem crer em Jesus tem a vida eterna. Só Deus pode dar a vida eterna a alguém por crer nEle, não numa criatura (não faria sentido algum!).

Em Atos 3:15, Cristo é chamado de autor da vida. Como Alguém que é “Autor da Vida” poderia ser uma criatura? Impossível!

• João 3:36 – quem não crer que Jesus é o “Filho de Deus”, ou seja: quem não acreditar na Divindade de Cristo e não O aceitar como Salvador e Deus, irá se perder;

• João 5:17, 18 – Quando Jesus afirmou que Deus era o Pai dEle, os judeus quiseram mata-Lo porque entenderam que o termo “Filho” significa igualdade em Divindade. Se o Salvador estivesse dizendo que era uma “criatura”, não seria acusado de “blasfêmia”. Portanto, para o apóstolo João, blasfêmia é alguém afirmar que Cristo não é Deus, sendo que no seu livro ele relata 8 milagres (além de outros acontecimentos sobrenaturais) com o objetivo de provar que o Salvador é Divino!

Para os Adventistas Do Avivamento o Senhor Jesus é o Centro da nossa fé, quem nega a Divindade do Senhor Jesus não pode ser Adventista Do Avivamento, batizado nas águas ou fazer parte da nossa religião. A crença em Jesus, Sua Divindade e eternidade faz parte da nossa Doutrina número 3: 

3-O Filho
Deus, o Filho Eterno, se fez carne e habitou entre nós. Por meio dele foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente humano, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu e foi tentado como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao Céu para ministrar no santuário celestial em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de seu povo e a restauração de todas as coisas. O Filho de Deus, Jesus, o Messias prometido é o Centro da fé Protestante ADVENTISTA DO AVIVAMENTO e dEle diz as Escrituras: 9. Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus. 10. Assim como, em Cristo, estais aperfeiçoados. Ele é o Cabeça de todo poder e autoridade. (Colossenses, 2) ;Is 53:4-6; Dn 9:25-27; Lc 1:35; Jo 1:1-3, 14; 5:22; 10:30; 14:1-3, 9, 13; Rm 6:23; 1Co 15:3, 4; 2Co 3:18; 5:17-19; Fp 2:5-11; Cl 1:15-19; Hb 2:9-18; 8:1, 2. 

É reforçada na doutrina 38: 

38 - Jesus: "Mediador e Salvador"
Cremos que Jesus, o Filho de Deus, foi enviado ao mundo para cumprir a divina promessa da redenção. Morrendo na cruz pelos nossos pecados, como Cordeiro de Deus, Jo 1.29, tornou-se nosso único Mediador e salvador, Jo 14.6; 1Tm 2.5; Lc 2.11; Jo 4.44. Ele é nosso Suficiente Sumo Sacerdote e dEle diz as Escrituras: 14. Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno (Hebreus, 4). Ele é nosso Único Mediador até O Eteno: 5. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Timóteo, 2). Jesus é nosso Único e Suficiente Salvador, pois diz as Escrituras: 11. É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas, 2) e mais:14. E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus (1 João, 4). Cremos que Ele é o Único caminho: 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João, 14). Para nós não existe nenhum outro, nenhuma forma fora dEle de Salvação, pois diz a Palavra do Eterno: 12. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos (Atos, 4). Adoramos, exaltamos, glorificamos nosso Bendito Príncipe e Salvador: 31. sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados (Atos, 5).

O Nome do Senhor Deus Pai estava em Cristo no Antigo Testamento e no Novo Testamento:

6. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra.
11. Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
(João, 17)

20. Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado.
21. Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome.
(Êxodo, 23)

Este Anjo era o Próprio Senhor Jesus. 

O Senhor Jesus é adorado: 

6. E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
(Hebreus, 1)

11. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.
(Mateus, 2)

33. Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.
(Mateus, 14)

9. E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
(Mateus, 28)

17. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
(Mateus, 28)

13. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:
14. e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.
(Apocalipse, 5)

28. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!
(João, 20)

Jesus é Deus, e esse ensino é bastante claro em toda a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento. A divindade de Cristo é um ponto fundamental da fé cristã, e qualquer um que negue essa verdade, ainda que se rotule um cristão, de fato não o é.

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

Do começo ao fim, as Escrituras afirmam explicitamente que Jesus é Deus. Uma das passagens mais conhecidas é a profecia do profeta Isaías sobre o nascimento miraculoso de Jesus, informando que seu nome seria “Emanuel”. Esse nome simplesmente significa “Deus conosco” (Isaías 7:14).

O salmista Davi também foi outro que escreveu sobre a plena divindade de Cristo. O Salmo 110 é um exemplo direto acerca disso, onde lemos sobre o reino e o sacerdócio do Messias. Esse salmo, inclusive, traz um diálogo entre o Deus Triúno: “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Salmo 110:1).

No texto original, literalmente lemos: “Yahweh disse ao meu Adonai”. Yahweh é o nome próprio de Deus no Antigo Testamento, e Adonai é o título utilizado para se referir à supremacia e grandiosidade de Deus.

Com o tempo, o nome de Deus foi considerado pelos judeus como impronunciável, e Adonai foi passou a ser o título mais usual para se referir a Ele. Ao atribuir o título Adonai ao Messias, Davi estada declarando explicitamente a divindade dele. O próprio Jesus, ensinando no Templo, utilizou esse mesmo salmo para afirmar sua identidade (Marcos 12:37).

Ainda nesse salmo, lemos a seguinte proclamação: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmo 110:4). Mais tarde, o escritor do livro de Hebreus entendeu isso, e usou esse mesmo salmo para falar sobre a perfeição e superioridade do sacerdócio de Cristo Jesus (Hebreus 7-8).

O profeta Malaquias foi outro que também profetizou sobre a divindade de Jesus ao afirmar que o Messias é o Mensageiro enviado por Deus, de modo que Ele é o próprio Senhor (Malaquias 3:1; cf. Marcos 1:2; Lucas 1:76).

O Novo Testamento também aponta diretamente para a verdade de que Jesus é Deus. As primeiras palavras do Evangelho de João declaram essa verdade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Aqui vale dizer que o grande propósito do Evangelho de João era afirmar a plena divindade e humanidade de Jesus, que estavam sendo atacadas por falsos mestres no século 1 d.C.

Quando o anjo apareceu em sonho a José de Nazaré para anunciar o nascimento de Jesus, ele prontamente disse que aquele acontecimento extraordinário era o cumprimento da profecia do profeta Isaías já citada neste texto, de que a virgem daria a luz e seu filho seria chamado pelo nome de Emanuel (Mateus 1:23).

Em algumas ocasiões durante o ministério terreno de Jesus, os apóstolos professaram explicitamente que Jesus é Deus. O apóstolo Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Após a ressurreição, foi a vez do apóstolo Tomé confessar: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28).

O próprio Jesus afirmou ser Deus

O Novo Testamento registra muitos detalhes e ocasiões em que o próprio Jesus fala de sua divindade. É verdade que não temos nenhum versículo onde se pode ler exatamente, e com essa mesma ordem de palavras, algo como: “E Jesus disse: Eu sou Deus”. Todavia, esse entendimento está tão explicito nas palavras de Jesus que é impossível não percebê-lo ou negá-lo.

Podemos começar pelo título “Filho do Homem”. Esse título foi o mais usado por Jesus para se referir a Ele próprio. Ao contrário do que alguns pensam, esse título não apenas aponta para natureza humana de Jesus, mas também para a sua divindade, pois esse é o título utilizado pelo profeta Daniel para se referir Àquele que veio nas nuvens e lhe foi dado o domínio, a honra e o reino eterno (Daniel 7:13,14). Ao utilizar esse título, Jesus também estava declarando ser Ele Aquele de quem o profeta Daniel profetizou.

Jesus também declarou abertamente que Ele e o Pai são Um (João 10:30), além de dizer: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). Com tais declarações, Jesus estava afirmando ser plenamente Deus.

Um dia, quando os fariseus interrogaram Jesus sobre sua identidade, Jesus lhes respondeu: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8:58). Essa resposta é uma declaração explicita de que Jesus é Deus. A expressão “Eu Sou” é muito especial, pois é a expressão que traduz o significado do nome pessoal de Deus no Antigo Testamento.

Quando Moisés perguntou a Deus qual era seu nome, a resposta foi a seguinte: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3:14). Portanto, ao utilizar essa expressão, Jesus estava afirmando sua plena divindade, e a prova disso é que os judeus entenderam o que Jesus estava dizendo, tanto que pegaram pedras para apedrejá-lo acusando-o de ser fazer igual a Deus (João 8:59; cf. 5:18).

Essa não foi a única vez que Jesus utilizou a expressão “Eu Sou”. O mesmo Evangelho de João traz sete grandes declarações de Jesus onde Ele emprega essa expressão:

“Eu Sou o pão da vida” (João 6.35,48,51). Aqui Jesus afirma ser o alimento espiritual que sustenta o seu povo.“Eu sou a luz do mundo” (João 8.12; 9.5). Aqui Jesus declara que quem o segue jamais estará em trevas.“Eu Sou a porta” (João 10.7,9). Ao dizer isso Jesus assegura que Ele é a porta que dá acesso a Deus, e quem entrar por Ele encontrará pastagem e será salvo.“Eu Sou o bom Pastor” (João 10:11,14). Jesus declarou que dá sua vida por suas ovelhas e as protege.“Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11.25). Jesus afirmou ser a própria vida que vence a morte.“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). Jesus ensinou que a apenas por Ele somos conduzidos ao Pai.“Eu sou a videira verdadeira“ (João 15.1,5). Com essa declaração Jesus alertou que apenas estando nele é que podemos produzir frutos.A Igreja Primitiva entendeu que Jesus é Deus

Apesar de a divindade de Cristo ter sido muito atacada por heresias durante a história da Igreja, a verdade é que desde os seus primeiros dias, a Igreja Primitiva já havia entendido que Jesus Cristo é Deus.

Um exemplo disso foi o episódio do martírio de Estêvão. Quando estava prestes a morrer, aquele homem de Deus exclamou: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7:59). Naquele momento ele estava vendo os céus abertos, e Cristo em pé à mão direita de Deus (Atos 7:56), e ao entregar seu espírito a Jesus, ele estava declarando abertamente a divindade de Cristo.

Os apóstolos, em suas epístolas, também de forma bastante direta ensinaram que Jesus Cristo é Deus. Um exemplo disso é a passagem em que o apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que “Deus se manifestou em carne” (1 Timóteo 3:16). Essa passagem revela tanto a divindade de Cristo quanto a sua humanidade.

Em Atos 20:28, lemos sobre a Igreja de Deus, “a qual Ele comprou com o seu próprio sangue”. É fácil perceber aqui que Jesus é diretamente indicado como sendo Deus. O apóstolo João, em sua primeira epístola, também escreveu que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 João 5:20).

Jesus é Deus e possui os nomes e atributos divinos

Em Juízes 13, na narrativa acerca do nascimento de Sansão, seus pais receberam a visita do Anjo do Senhor. Quando perguntaram o nome daquele anjo, eles ouviram a seguinte resposta: “Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?” (Juízes 3:18). Após terem escutado essa resposta, assim que o anjo foi embora, Manoá, pai de Sansão, declarou: “Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus” (Juízes 13:22).

Perceba que eles entenderam ter recebido a visita do próprio Deus. Muito tempo depois, numa das profecias mais conhecidas do profeta Isaías, encontramos a revelação do nome do Messias: “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). A combinação dessas duas passagens é uma declaração inegável de que Jesus é Deus.

Existem várias outras passagens em que Jesus é chamado por nomes e títulos que revelam também seus atributos divinos. O profeta Jeremias se refere ao nome do Messias como sendo “Senhor, Justiça Nossa” (Jeremias 23:6). A palavra “Senhor” traduz no original o próprio nome de Deus, transliterado no português como Javé.

Já vimos que Davi, no Salmo 110, chamou o Messias de Adonai. Também no Salmo 24, um salmo messiânico, que celebra a exaltação do Messias, o mesmo salmista atribui a Ele o nome de “Senhor dos Exércitos”, o qual é o próprio “Rei da Glória” (Salmos 24:10), um título similar ao empregado pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2:8, ao chamar Jesus de “Senhor da Glória”.

O profeta Isaías, na ocasião de seu chamamento para o ministério profético, temeu por sua vida, pois seus olhos haviam visto “o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6:5). Já no Novo Testamento, somos informados de que nessa ocasião o profeta viu o próprio Jesus, o Filho de Deus (João 12:40,41).

O profeta Miqueias, profetizando acerca do nascimento do Messias, não apenas profetizou acerca de sua humanidade, mas também acerca de sua divindade, ao apontar claramente para sua eternidade (Miqueias 5:2).

No Novo Testamento, Jesus também é designado como sendo o Alfa e Ômega, um título atribuído igualmente a Deus o Pai (Apocalipse 22:13; cf. 1:8; Isaías 44:6). Com tudo isso, entendemos que a Bíblia claramente afirma que Jesus é Deus e atribui a Ele os atributos que pertencem somente a Deus, como: eternidade (João 1:1; Hebreus 13:8; cf. Isaías 9:6; Miqueias 5:2); onipotência, ou seja, Ele é o Todo-Poderoso (Mateus 28:18; Efésios 1:21; Apocalipse 22:13); onipresença (Mateus 18:20; 28:20); onisciência (João 1:48; 16:30; 21:17; Colossenses 2:2,3); imutabilidade (Hebreus 1:11,12) etc.

Jesus é Deus e faz coisas que só Deus pode fazer

Outra prova indiscutível de que Jesus Cristo é Deus, são as obras atribuídas a Ele. Por exemplo:

Jesus é Deus porque Ele é o Criador e o sustentador de todas as coisas (Colossenses 1:16,17), e “sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3).Jesus é Deus porque Ele pode salvar ou condenar, revelar ou esconder a salvação aos homens (Mateus 11:26,27; João 5:21).Jesus é Deus porque Ele é Aquele que ouve e responde as orações de seu povo para que o Pai seja glorificado (João 14:13; 2 Coríntios 12:8,9).Jesus é Deus e tem o poder de perdoar pecados (Mateus 9:6; Marcos 2:10; Lucas 5:24).Jesus é Deus e por isso devemos crer nele assim como cremos no Pai (João 14:1).Jesus é Deus e possui o poder para julgar todas as coisas (João 5:22).Jesus é Deus e por isso Ele é digno de receber toda a adoração assim como o Pai e o Espírito Santo (João 5:23; Filipenses 2:10; Hebreus 1:6; Apocalipse 5:13). Durante seu ministério terreno, frequentemente Ele foi adorado (Mateus 8:2; 9;18; 14:33; 15:25; 28:9,17; etc.).

Para concluir, podemos mais uma vez enfatizar que a Bíblia afirma de forma clara, direta e incontestável que Jesus é Deus. Essa afirmação é tão explicita, que realmente o dilema popularizado por C. S. Lewis faz todo sentido, ao dizer que ou Jesus é um mentiroso, ou um lunático ou realmente Ele é Deus.

Sobre isso, prefiro ficar com a resposta do apóstolo Paulo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9). Sim, Jesus é Deus! As provas são incontestáveis. Mas por que nem todos aceitam? Simples! Porque aceitar a divindade de Cristo, reconhecendo-o como verdadeiro Deus e Salvador, não é simplesmente uma questão de provas, mas de fé, e essa fé, homem algum, de si mesmo, jamais poderá produzir (João 6:44).

Para os Adventistas Do Avivamento o Senhor Jesus é Deus, recebe essa plenitude do Pai, deve ser adorado e engrandecido. Recusar a divindade do Senhor Jesus é um desejo de satanás, é um regozijo para os demônios. Aceitar a Divindade do Senhor Jesus é fé. 

IGREJA PROTESTANTE ADVENTISTA DO AVIVAMENTO. 
FERNANDÓPOLIS-SP.

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